Portal Making Of

Sessão Especial na Alesc vai celebrar 90 anos de fundação da ACI

Reprodução/Divulgação

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista será homenageada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, em Sessão Especial, na segunda-feira, 4, que irá celebrar os 90 anos da entidade.

Durante o evento, serão homenageados também os ex-presidentes vivos da ACI – o atual presidente do Conselho Superior, Ademir Arnon, e os jornalistas Moacir Pereira, Osmar Teixeira e Cyro Barreto.

“A ACI tem uma história de coragem e independência que merece ser lembrada e reverenciada. Desde a sua fundação, e nos períodos mais sombrios do País, sempre cumpriu a tarefa de apoiar o jornalismo e o jornalista, a liberdade de imprensa e a democracia. Não podemos esquecer disso”, diz a presidente da entidade, Déborah Almada, há dois anos no comando da ACI.

A Associação Catarinense de Imprensa foi fundada por um grupo de jornalistas em 31 de julho de 1932, na sede da Liga Operária Catarinense, localizada na Rua Tiradentes, centro da Capital, sob a liderança de Altino Flores. A entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida pela ditadura do Estado Novo, no Governo Vargas.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o grupo retomou suas operações sob o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa, fundada na década de 1950, que também deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas. Em 1968, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, assim como o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.

Mais recentemente, na gestão do ex-presidente Osmar Teixeira, a entidade retornou à sua denominação inicial de Associação Catarinense de Imprensa.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Nova onda de demissões na Globo

A Globo promoveu nesta terça-feira, 4, uma nova onda de demissões, desta vez atingindo a equipe de jornalismo do Rio de Janeiro. Entre os demitidos

Leia mais

Comentaristas amadores

Até certa parte da cobertura da Olimpíadas, a presença de inúmeros comentaristas amadores, ex-atletas, foi um diferencial positivo para a Globo e os canais SporTV.

A não notícia está no ar

Que existe uma nova maneira de ler e apreciar o que é notícia, já estamos sabendo diante do gigantismo das redes sociais e dos vários