Portal Making Of

Sonhos, paraenses e cobranças

Ederson prepara time para terceira vitória seguida Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

A fase é boa e não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o Paysandu na quinta-feira (22), às 20 horas, na Ressacada. Dois jogos e duas vitórias no comando de Enderson Moreira, a última sobre o Santos, gol de Giovanni. Volta a empolgação do torcedor e a luta pelo Acesso segue muito viva. A vitória na Vila Belmiro, a primeira na história, foi contundente e abre esperança para nova sequência, quem sabe repetir o que fez no comando de Gilmar Dal Pozzo, com cinco vitórias seguidas e onze partidas sem derrota.

Não marca há seis jogos 

Vagner Love treina para quebrar jejum e recuperar confiança Foto: Leandro Boeira/Avaí FC

O Avaí esteve lá embaixo, bem perto da zona de rebaixamento, mas a arrancada com Dal Pozzo foi sensacional. Conquistou 24 pontos, mais da metade do que precisa para a permanência, a primeira meta. Enderson Moreira faz uma recuperação interessante depois da sequência de nove jogos sem vitória. Os ajustes são determinantes para nova sequência, especialmente no setor defensivo. A Série B tem muito equilíbrio na parte de cima da tabela. Concorrentes direto às quatro vagas seguem pontuando e será preciso enfileirar vitórias.

Giovanni 

Meia fez o golaço da vitória diante do Santos no fim de semana e é jogador fundamental para a criação, especialmente em jogo em casa como este do Paysandu, quando a equipe busca nova vitória para se aproximar ainda mais do G-4. Giovanni ganha confiança e demonstrou isso na entrevista da semana. Deu seu recado. Confira:

Invasão paraense

Torcedores do Papão em SC  Foto: Reprodução: Web

Time paraense jogando por aqui é sinônimo de torcida visitante em peso. Sem Hélio dos Anjos e alguns desfalques, o Papão da Curuzu vai levar um grande público à Ressacada. Tem muitos paraenses residindo e trabalhando em Florianópolis. Elegeram a cidade como refúgio para morar e viver com qualidade. Estudo da socióloga e professora Andréa Bittencourt Pires Chaves, da Universidade Federal do Pará, diz que a migração é “uma estratégica dramática para superar o desemprego em busca de melhores condições de vida”.

Cobranças 

Explicações de Júlio Heerdt  Foto: Rogério Kiefer/Avaí FC

Na reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Avaí, coube ao presidente Júlio Heerdt dar explicações aos sócios. Foram muitos questionamentos sobre recursos e ações do futebol. Eduardo Freeland, responsável pelo futebol não estava presente. Júlio disse que o Avaí está entre o oitavo ou décimo entre as maiores folhas da Série B. Ressaltou que os salários e imagens seguem rigorosamente em dia. A boa notícia da reunião foi que este ano o clube vai começar a pagar a recuperação judicial, além de fazer o acordo da dívida tributária.

Copa SP

O Avaí encaminhou ofício à Federação Paulista de Futebol pedindo inclusão na Copa São Paulo de Futebol Júnior, já que não classificou pelo Campeonato Catarinense Sub-20. O trabalho não foi bem feito, não deu resultado. O Criciúma foi o campeão da categoria sobre o Barra. Por conta da má performance no ano, o Avaí praticamente desmanchou o grupo Sub-20, liberando cerca de oito atletas e vai refazer o novo conjunto a partir das categorias que estão chegando.

Décio Girardi

Décio (de branco) receberá justa homenagem    Foto: Acervo azurra

O Avaí deve muito a este grande avaiano, presidente Campeão em 1988, numa época em que tudo era difícil. Deixou seu legado. Será merecidamente homenageado com a Medalha do Mérito Saul Oliveira, a maior comenda do clube. Nome foi aprovado na reunião do CD. Figura singular, da mais alta qualidade e com serviços prestados. Décio Girardi é daquelas pessoas de fino trato. Fez história no clube e na vida pessoal.

Anatólio Guimarães

O advogado Anatólio Pinheiro Guimarães também teve seu nome aprovado para a comenda. Dedicou boa parte de sua vida profissional para ajudar o clube em demandas jurídicas numa época romântica como aquela fase no Estádio Adolfo Konder. Tem o DNA azurra e muita história para contar. Vai valorizar demais a relação dos agraciados. A Torcida Organizada Mancha Azul também receberá a comenda, cuja indicação foi do professor Narbal Silva.

Superar medos 

Figueira confiante em vitória no sábado Foto: Patrick Floriani / FFC

Os deuses do futebol estão conspirando a favor do Figueirense. Conseguir a classificação é plenamente possível. A dúvida é se o Figueirense consegue jogar ou não um bom futebol e a partir da vitória, ter a expectativa das combinações paralelas para ficar com a última vaga. Tem que superar seus medos e suas dificuldades para vencer o Volta Redonda no Estádio Raulino de Oliveira. O que vier depois será consequência.

Esperança 

Alexandre Pato, o artilheiro do time na Série B e na temporada é o grande destaque para a decisão. Cumpriu a suspensão automática diante do São José e torna-se a grande esperança. Na semana foi escolhido para falar. E entre expectativas e proposições, esclareceu o polêmico amarelo contra o Londrina. Mais do que qualquer outro atleta no grupo, Pato é símbolo de dedicação e entrega. O destaque do Figueira na temporada e seu retorno precisa ser valorizado.

O Figueira chega na decisão com resultados combinados que podem ajudá-lo. Por exemplo: o confronto Londrina x Náutico, no Estádio do Café. Ajuda o Figueira se der empate. Se tiver um vencedor, não pode o Remo ganhar do São José, em Porto Alegre. Como dito acima, o Figueirense primeiro tem que ganhar do Volta Redonda e depois olhar para os demais resultados.

Decisão 

Rio do Sul vai parar no domingo (25) para acompanhar a final do Catarinense Série B entre Santa Catarina, o time da casa, contra o Caravaggio, representante do Sul do Estado. Será um duelo particular entre Sandro Sargentim e Luiz Carlos Cruz, dois técnicos experientes, que conseguiram grande trabalho: levar suas equipes à Divisão de Elite do Futebol Catarinense. São vitoriosos. No primeiro jogo deu 0 x 0. Agora é vencer ou vencer, pois se der empate, o campeão sairá nos pênaltis.

Fim do sonho

Despedida melancólica      Foto: CBF

O Avaí/Kindermann vai disputar a Série B  (A2) do Brasileirão Feminino em 2025, depois de frequentar a Primeira Divisão desde que passou a disputar a competição. Nunca tinha sido rebaixada. Campanha melancólica encerrada na tarde de quarta-feira (21), quando perdeu mais uma, desta vez para o Corinthians por 3 x 1, no Parque São Jorge.

Uma vitória, quatro empates e dez derrotas. Apenas onze gols marcados e 35 sofridos. A equipe não foi prestigiada pela direção azurra, enfrentou muitas dificuldades e até salários atrasados. Depois de duas Libertadores e um vice no Brasileiro, agora muda de patamar. Só o tempo dirá o que pode acontecer.

Base forte

Criciúma leva Sub-20             Foto: FCF

O melhor trabalho de base do Estado confirma a conquista do Estadual Sub-20 pelo Criciúma. Vitória sobre o Barra esta semana por 2 x 0 no Estádio Augusto Bauer, agora com grama sintética. Na primeira partida, o Barra tinha vencido no Sul do Estado. Vários jogadores se destacaram e estão pronto para aproveitamento no principal. O Criciúma estará na final das categorias Sub-15 e Sub-17. Decepção mesmo foram as equipes da capital.

Permanência

Volta às origens     Arte: Chapecoense

A Chapecoense coloca seu futuro na Série B nas mãos de Gilmar Dal Pozzo, que deixou há duas semanas o Avaí. Mesmo sem dirigir a equipe, a Chape já alimenta o sonho com o empate em 0 x 0 como América, em Belo Horizonte, na noite de quarta (21). A equipe segue na zona de rebaixamento e com muitas dificuldades para confirmar sua permanência. Ainda é possível, mas é preciso trabalho de qualidade, desafio grande para Dal Pozzo.

Caiu de quatro

O Brusque segue firme rumo à Série C. Nesta quarta (21), goleada sofrida para o Goiás, na Serrinha. Caiu ao natural, jogou um futebol confuso. Dois pênaltis sobre Rafael Gava. Até o goleiro Tadeu fez gol. Enfim, o time de Luizinho Vieira não vai bem. A diretoria não teve a mesma paciência com Luizinho Lopes, hoje no Vila Nova, e a equipe segue ladeira abaixo. Até o Botafogo-SP se afastou do Z-4. O Guarani empatou com o Santos. Mas o Brusque não reage.

G-4 da Série B

A 22ª rodada ainda não terminou, mas o G-4 não muda até a próxima. O Novorizontino é o líder com 40 pontos, Santos e Mirassol tem 38 pontos e Vila Nova fecha o grupo com 36 pontos. Na zona de rebaixamento temos Chapecoense 20 pts, Ituano e Brusque têm 19 e Guarani 18 pontos.

 

 

 

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Grito de liberdade

O Avaí tem mais uma decisão diante do Sport, neste sábado (7), a partir das 19 horas, na Ressacada, para chegar à Série A em

História, títulos e tradição: 101 anos

O Avaí completa 101 de existência neste domingo, 1º de setembro, data histórica para marcar uma trajetória de glórias e conquistas no futebol brasileiro. O

Faltou inspiração

Enderson Moreira perdeu os 100% de aproveitamento após a derrota do Avaí para o Coritiba por 1 x 0 na noite desta terça-feira (27), no

Como uma novela e seus capítulos

Melancólica despedida do Figueirense da Série C. O milagre esperado não veio. O ano acabou como uma novela e seus capítulos. O sofrimento vai continuar

Uma luz no fim do túnel

Os 100% de aproveitamento de Enderson Moreira no comando do Avaí, com três vitórias seguidas, nos fazem lembrar da arrancada de Gilmar Dal Pozzo quando

Sonhos, paraenses e cobranças

A fase é boa e não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o Paysandu na quinta-feira (22), às 20

História na Vila; Filme repetido

O Avaí salvou o futebol catarinense na rodada do fim de semana e fez história na Vila Belmiro com a vitória sobre o Santos por

Grito de liberdade

O Avaí tem mais uma decisão diante do Sport, neste sábado (7), a partir das 19 horas, na Ressacada, para chegar à Série A em

História, títulos e tradição: 101 anos

O Avaí completa 101 de existência neste domingo, 1º de setembro, data histórica para marcar uma trajetória de glórias e conquistas no futebol brasileiro. O

Faltou inspiração

Enderson Moreira perdeu os 100% de aproveitamento após a derrota do Avaí para o Coritiba por 1 x 0 na noite desta terça-feira (27), no

Como uma novela e seus capítulos

Melancólica despedida do Figueirense da Série C. O milagre esperado não veio. O ano acabou como uma novela e seus capítulos. O sofrimento vai continuar

Uma luz no fim do túnel

Os 100% de aproveitamento de Enderson Moreira no comando do Avaí, com três vitórias seguidas, nos fazem lembrar da arrancada de Gilmar Dal Pozzo quando

Sonhos, paraenses e cobranças

A fase é boa e não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o Paysandu na quinta-feira (22), às 20

História na Vila; Filme repetido

O Avaí salvou o futebol catarinense na rodada do fim de semana e fez história na Vila Belmiro com a vitória sobre o Santos por