Portal Making Of

Destaque da semana: A VIRADA DO ANO EM SANTA CATARINA

Foto/DIVULGAÇÃO

Já era tempo das festas públicas ou fechadas juntarem gente para celebrar a passagem do ano. Depois de dois anos sem eventos reunindo multidões, a virada do ano promete  receber 2023 com muita gente nas ruas, celebrando o que a pandemia impediu. Com o arrefecimento da contaminação pelo coronavírus, embora a pandemia ainda não tenha acabado, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), as grandes celebrações estão de volta pelo mundo todo, festas que prometem  devolver às pessoas o abraço coletivo de desejo de muita saúde.

Em Santa Catarina, diversas festas, abertas e fechadas, estão programadas para o Reveillon, cada uma com sua proposta e vibe do público. As festas abertas, como sempre,  e aguardadas com maior expectativa, são as viradas com a tradicional queima de fogos em Florianópolis e Balneário Camboriú.

Nas duas cidades, as prefeituras e organizadores privados prometem recuperar o tempo obscuro da pandemia e voltar a iluminar o céu de brilho e esperança.

A Prefeitura de Florianópolis volta a fazer o show de fogos na Beira-Mar Norte. A queima terá 15 minutos de show pirotécnico, com balsas na Baía Norte e também cascata na Ponte Hercílio Luz. Segundo a organização, quatro balsas com fogos diferenciados, serão sem estampido, mais silenciosos que os tradicionais, uma medida, principalmente, para não prejudicar os animais. Os 15 minutos de show pirotécnico serão divididos entre 10 minutos com as balsas da Baía Norte e 5 minutos na Ponte Hercílio Luz, com fogos e cascata.

A partir das 20h começam as atrações no palco, com transmissão também em quatro telões distribuídos perto do bolsão do trapiche, bem como estrutura de som. O evento começa com o Dj Jean Mafra, que também tocará nos intervalos. O primeiro show é da Banda de Pai pra Filho, seguido por Banda Iriê, Kako de Oliveira e Banda Faraway, programação artística organizada pela TUM Cult.

Em Balneário Camboriú, a virada também promete multidão e céu coberto de fogos e luzes, com duração de 15 minutos. Entre as novidades do Reveillon  em Balneário Camboriú estão fogos com formação de imagens (coração vermelho, carinha feliz, crisântemos, coroa de flores, cascata, folha, entre outras), num espetáculo coreografado, sincronizado e simultâneo. Antes da queima de fogos, vários shows locais vão aquecer a empolgação para a virada. A expectativa é de recorde de público nas areias da Praia Central de Balneário Camboriú.

_____________________________________

 

JAGUAR PARADE CHEGA A FLORIPA

Foto/DIVULGAÇÃO

Primeiro foram as vacas coloridas que ocuparam as ruas e pontos estratégicos da capital, na inesquecível Cow Parade. Depois chegaram os elefantes em todo seu esplendor de cores, criações e encantamento na Elephant Parade. Eventos de arte e de conscientização sobre a vida animal que movimentaram grande parte do mundo. E agora será a vez da Jaguar Parade, que começou por New York, veio para São Paulo e em 2023 chega em Floripa.

A Jaguar Parade é um movimento internacional com o propósito de arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente da preservação da vida das onças-pintadas, como também são chamados os jaguares. Artistas convidados vão colorir diversos formatos de esculturas, originalmente brancas, em obras únicas e para  sensibilizar o público sobre a preservação da vida animal.

Ao final do período da exposição, as esculturas serão leiloadas e todos os recursos doados para projetos de conservação da onça-pintada. A Jaguar Parade é organizada pela produtora Artery, que já realizou as outras paradas, e está prevista para acontecer a partir de março de 2023.

Fotos/DIVULGAÇÃO

_________________________________

 

“ALEGRIA AQUI É MATO”

Foto/DIVULGAÇÃO

Se  você neste verão for ao Rio do Janeiro, uma boa opção na área de cultura é a exposição “Alegria aqui é mato”, na Casa Roberto Marinho. Durante seis seis décadas, enquanto residência do jornalista carioca, foi palco de manifestações de diversos setores da criação:  peças de teatro, apresentações musicais, saraus literários e projeções de filmes. Seguindo esta tradição, a casa no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, apresenta a exposição “Alegria aqui é mato” com 10 olhares sobre a Coleção Roberto Marinho.

Reunindo cerca de 200 obras, a mostra é composta pelo olhar atento de dez personalidades de vertentes variadas, que se dedicaram por meses ao estudo da coleção. A atriz Fernanda Montenegro, os músicos Adriana Calcanhotto e Paulinho da Viola, o cineasta Antonio Carlos da Fontoura, o fotógrafo Walter Carvalho, o arquiteto Glauco Campello, o designer Victor Burton e os artistas plásticos Gabriela Machado, José Damasceno e Marcos Chaves foram convidados a organizar suas salas com peças selecionadas a partir do acervo, que reúne cerca de 1.400 itens, dialogando, por vezes, com trabalhos de sua autoria e/ou de outras coleções particulares. Com entrada gratuita, a exposição  pode ser visitada até o dia 19 de março de 2023.

___________________________________________

 

“A FLOR DA PELE”

Obra da artista JOSIANE FONSECA

Em Florianópolis, além de curtir a vibe da Lagoa da Conceição nestes dias quentes, uma  boa opção é visitar a exposição “A Flor da Pele”, da artista Josiane Fonseca. Trata-se de uma coletânea que reúne trabalhos de algumas de suas séries, reunidas pelo elemento figurativo que  busca expressar e refletir sobre a  condição humana. As diferentes técnicas utilizadas em cada série, pintura, mosaico e  desenho, compõem  o universo de trabalho da artista. Com curadoria de Sandra Nunes, a exposição pode ser vista  até o dia 15 de fevereiro de 2023 no Centro Cultural Bento Silvério, que fica no Casarão da Lagoa da Conceição.

____________________________

 

“VISITA, PRESIDENTE”

Foto/EVARISTO SA / AFP

A grande atração da televisão essa semana, com estreia hoje (28/12)  na Globo News, é o documentário “Visita, Presidente”, com os bastidores do período em que o  Presidente Eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ficou preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.  O documentário sobre os  580 dias em que Lula ficou preso é resultado de uma longa pesquisa, roteiro, gravação e edição e direção das jornalistas Julia Dualibi e Maira Donnici.

Entrevistados que estiveram perto de Lula durante o período de  reclusão, inclusive alguns que farão parte de seu novo governo, contam em detalhes o que se  passou dentro e fora da prisão. O documentário tem estreia às 22:30, na Globo News.

_________________________________

 

MINHA IMAGEM DO ANO

Por tudo que  significa uma guerra sem  expectativa do fim, entre tantas imagens importantes, a que mais me tocou  foi a foto da  entrega  da bandeira ucraniana  para  a Vice-Presidente  dos EUA, Kamala Harris, e a Presidente do Congresso, Nancy Pelosi,  pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A bandeira tinha sido entregue por combatentes durante visita que Zelensky fez dias antes  de viajar aos EUA por um  grupo de soldados no front e nela os  soldados deixaram suas assinaturas e pediram que fosse entregue às autoridades americanas. Na minha visão, um pedido de socorro e orgulho do povo ucraniano, que apesar de tudo continua  de pé.

__________________________________

 

Fico por aqui, sabendo que as batalhas de 2023 serão grandes para o mundo e nosso país.

Um ótimo começo de ano, que as diferenças diminuam e possamos nos unir em nome de um Brasil melhor para todos, sem lados e respeito à democracia.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: