No ano em que Choro foi declarado patrimônio cultural brasileiro, a edição de 2024 do Floripa Instrumental vem com novidades. Aterrissa no boulevard do Floripa Airport para homenagear o Choro durante quatro dias, de 1 a 5 de de maio, em diferentes horários. O Festival é gratuito e será aberto às 18 horas do feriado de quarta-feira por Yamandu Costa em show solo. Ainda estão na programação músicos consagrados do Choro brasileiro e catarinense, como Roberta Valente , Alê Ribeiro e Raphael Galcer, Ronaldo do Bandolim , Luiz Sebastião Juttel, Ney Souza e Dani Spielmann entre muitos outros.
Confira abaixo a programação:
Dia 1, quarta-feira, às 18h – Show de Yamandu Costa “Chorando por Amizade”
Dia 3, sexta-feira, às 20h – Raphael Galcer convida Roberta Valente e Alê Ribeiro para a roda de choro
Dia 4, sábado, às 16h – Luiz Sebastião Juttel e Grupo com Ronaldo do Bandolim
Dia 5, domingo, às 16h, Ney Souza chama para a roda Dani Spielmann
“A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado” complementa o título do curta-metragem de Carolina Viviane Nunes que será exibido na Casa de Campo Governador Hercílio Luz no dia 27 de abril.
O filme voltado ao público infantil tem 10 minutos de duração e conta com legendas LSE, LIBRAS e Audiodescrição. No evento, haverá uma palestra para adultos intitulada “Fritz Müller e os Caminhos para o Desenvolvimento Regional”, ministrada por Carolina Viviane Nunes, que apresentará a proposta de criação de um roteiro inspirado por estudos de caso na Alemanha, onde roteiros turísticos com valores ambientais e culturais contribuíram para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.
O curta-metragem destaca a passagem do ilustre cientista Fritz Müller pelo município de Rancho Queimado em 1868. A autora de baseou em relatos da aventura que o naturalista fez ao percorrer o caminho entre Blumenau e o município da Grande Florianópolis. Müller é alemão e chegou ao estado em 1852. Foi colaborador de Charles Darwin na Teoria da Evolução.
Nesta versão, a história é contada com uso de marionetes e bom humor. O objetivo é valorizar a história local e inspirar crianças a se aproximarem da natureza e da pesquisa científica como Müller fez. A exibição será a partir das 18h, com entrada gratuita.
_________________
TRAMAS E BORDADOS NO FLORIPA QUILT
Uma personalidade querida no meio das manualidades, Afonso Franco tem uma história de vida que inspira os criadores e artesanato de todo o Brasil. Desde cedo o gosto pelos desenhos, linhas e agulhas foi incentivado pelas mãe e irmã. Já se passaram 40 anos na lida profissional formada por experiência como figurinista de moda – tanto para noivas e roupas de festas quanto para looks infantis, pintor de quadros, ceramista e designer de estamparia para tecidos.
Afonso Franco vem a Florianópolis para o Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil, que ocorre de 01 a 04 de maio, no SESC Cacupé. Ele vai trazer a sua linha de tecidos e fazer ainda uma oficina de Bordado Livre. Conhecido pela técnica de misturar fios de algodão, sisal, barbante, lã e tiras de tecidos para assim criar efeitos de profundidade, Afonso irá ensinar como harmonizar os pontos de luz e sombra por meio das cores. A proposta é se divertir na prática para deixar fluir a personalidade de cada pessoa.
A aula será no dia 01 de maio, das 9h às 12h. As inscrições estão disponíveis no portal do evento pelo link: https://abre.ai/jyX6
_______________________
DESTAQUE NA SAÚDE DIGITAL
A TopMed, uma das principais empresas de saúde digital do Brasil e reconhecida como uma referência no setor, foi destaque, recentemente, no renomado portal Futuro da Saúde. Sediada em Florianópolis, a TopMed conquistou protagonismo não só por ser pioneira, mas também pelo compromisso com a inclusão e diversidade.
O Futuro da Saúde destacou as vozes das executivas mais proeminentes do ramo de saúde no Brasil, incluindo Valda Stange, CEO da TopMed, que compartilhou insights valiosos sobre a transformação do cenário da saúde no país.
O reconhecimento celebra as conquistas da catarinense como uma das grandes empresas de expressão nacional no campo da saúde digital, ao mesmo tempo que destaca o seu papel vital na promoção de uma cultura inclusiva e na valorização do papel das mulheres na construção de um futuro mais saudável e tecnologicamente avançado para o Brasil.
______________
PÃES E GENTILEZA COM A VIDA
O segmento de produção e comercialização de produtos de panificação e confeitaria continua em crescimento no Brasil. Um levantamento do Sebrae a partir das informações do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal mostrou que 154 novas padarias foram abertas por dia no primeiro semestre do ano 2023. E quem comemora e segue nesse movimento é empresária de Florianópolis Dheimi Paz, que atua no segmento de panificação desde 2013.
Ela participou da criação da Pães Gentis e anos depois se tornaria sócia, até 2021 quando assumiu a empresa e desde então é a única proprietária. O grande desafio de Dheimi Paz é tornar cada vez mais a Pães Gentis, uma referência na alimentação saudável.
“Após trabalhar alguns anos com padaria tradicional, sentimos a necessidade de incluir pães e bolos na rotina de quem busca uma alimentação equilibrada, principalmente pelos aspectos sociais e emocionais envolvidos no processo”, diz Dheimi.
Perguntada sobre a expansão do negócio, a empresária afirma que tudo deve ser muito pensado e que no momento sua dedicação é com a garantia de qualidade na unidade do Pátio Milano. “Acreditamos que o equilíbrio é a chave para tudo na vida. E comer deve sempre ser um ato prazeroso”, acrescenta.
A partir do dia 26 de abril, Florianópolis recebe uma exposição que apresenta os processos criativos do Carnaval. Fazer um mergulho nos processos criativos dos enredos, sambas, fantasias, ateliês de costuras e de adereços, galpões de alegorias, ensaios técnicos dos instrumentistas percussionistas, dançarinos e sambistas, diretoria de harmonia até o desfile oficial das Escolas de Samba da Capital de Santa Catarina, é o objetivo da exposição ‘Estandartes em Contratempos’, organizada por Eneléo Alcides.
De acordo com Eneléo, a exposição aborda simbologias singulares, evidenciadas pela contribuição das matrizes religiosas, sobretudo de origem africana, pelos rituais de coletividade, devoção à bandeira, reverência à comunidade, respeito aos mestres de saberes e ao samba como patrimônio cultural. “Essa será uma exposição imersiva sobre estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer Carnaval das Escolas de Samba da Grande Florianópolis”, destaca o curador de ‘Estandartes em Contratempos’. Relatos, fotografias, pinturas, documentos, objetos, fantasias e alegorias integram a cenografia visual que poderá ser visitada em todo o andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, que fica no Palácio Cruz e Souza, junto à Praça XV, local onde nasceu a história do Carnaval de Florianópolis. A mostra gratuita abre a partir das 18h30.
______________
Até a próxima coluna!