A frase do título é a famosa expressão do radialista esportivo paulista Fiori Gigliotti, “o locutor da torcida brasileira” e de outro bordão “o tempo passa”, para anunciar a abertura de mais um espetáculo. Nada mais do que justa a homenagem a quem muito contribuiu para o futebol brasileiro ao anunciar a abertura do Campeonato Catarinense de 2025. A disputa com 12 clubes começa neste sábado (11), na Arena Joinville, às 16h30min, com Joinville x Figueirense, confronto histórico.
Rivalidade
Em campo uma rivalidade de seis títulos estaduais, três conquistas para cada lado, representando as duas maiores cidades de Santa Catarina. São 30 títulos catarinenses, 18 do Figueira e 12 do JEC. De um lado o Joinville com seus 48 anos de fundação, o único octacampeão estadual e de outro o Figueirense de tantas glórias e conquistas ao longo de mais de um século. Não dá para perder uma largada como esta e suas tradições.
Pensando à frente
A linguagem não verbal do técnico Thiago Carvalho em sua coletiva na sexta-feira (10) indica o desejo de formar uma equipe para vencer no mata mata. Jogar um futebol de completo envolvimento e consistência. Por certo, Thiago está à frente de todos neste objetivo, mirando alto. Thiago falou em revezar o elenco, em manter a chama acesa em todos os jogadores, a luta pela posição. Ingredientes necessários para o perfil de uma equipe competitiva e valente.
Confira a entrevista:
Time novo, vida nova
O Figueirense vai colocar em campo diante do JEC um time novo. Apenas um jogador foi repetido nos jogos treino: Jonny Douglas. Com as contratações realizadas e apresentadas pelo gerente executivo de futebol e ídolo Wilson Rodrigues, em campo está a esperança do torcedor. Uma maratona de apresentações. Jogadores com perfil diferente, experientes, acostumados com as dificuldades e também a vencer.
Paredão
Um bom time começa por um bom goleiro. Assim, Fabrício, recém chegado do Inter RS é a esperança para fechar o gol, uma das carências da equipe na temporada passada. Além de Fabrício, a zaga alvinegra tem o experiente Ligger. O meio campo com Camilo e o ataque conta com Kayke e Lucas Moreno. O Figueirense está pronto e motivado.
Hemerson Maria
Levou o JEC ao seu mais importante título na história, a Série B de 2014. Enfrenta um novo desafio numa equipe que conhece a história. O JEC é o único octacampeão catarinense, 48 anos de existência. Hemerson disse ao Debate da Pan que o apoio do torcedor será fundamental. O campeonato é curto e o objetivo é classificar. O que virá depois, disse ele, será fruto dessa consistência de trabalho. Só o andamento da competição é que vai dizer quem tem garrafas vazias para vender.
Estreia com torcida
O Avaí conquistou a primeira vitória do ano ao garantir no TJD-SC a presença de público no seu jogo de estreia, quarta-feira (15), diante do Santa Catarina, equipe de Rio do Sul, estreante na competição. A pena de um jogo sem torcida foi revertida para cestas básicas e campanha para conscientizar o torcedor sobre paz nos estádios. Decisão correta do Tribunal, uma vez que a pena tinha sido pesada demais diante dos fatos ocorridos em Joinville ano passado, com a responsabilidade de terceiros.
Eliminado
Sem surpresa a eliminação precoce do Avaí na Copinha pelo Suzano, na derrota por 2 x 1 na tarde desta sexta-feira (10). O empate era suficiente para passar, mas a equipe não esteve a altura de uma competição melhor. Ganhou do União-TO na estreia, mas perdeu para o Bragantino e para o Suzano. Volta de São Paulo com um destaque: o atacante Rigley. Ano passado, Cassinho foi destaque na Copinha e acabou no Criciúma. Vamos torcer para que Rigley fique no Sul da Ilha.
Favorito?
O Avaí encerrou a maratona de apresentações dos novos contratados. Os últimos foram o volante Barreto e o meia Marquinhos Gabriel. Dois ótimos jogadores que vão encaixar bem neste time do Avaí para o Estadual. O Leão da Ilha tem um time forte, todos considerando favorito. Prefiro um pé atrás e esperar a bola rolar para ter uma ideia do que a equipe poder render e onde vai chegar. Já estamos acostumados com outras frustrações do torcedor.
Media Day
O presidente Júlio Heerdt elegantemente convida para o Media Day 2025 na segunda-feira (13), na Ressacada. Atletas e comissão técnica estarão à disposição para entrevistas e para o encontro com torcedores VIPs do clube. Momento único de apresentação e aproximação na arrancada de um novo desafio para o clube em busca da final do estadual e o acesso à Série A. O encontro será finalizado com uma confraternização no espaço VIP da Ressacada.
Portuga na área
A ultima equipe do Estadual a definir seu treinador foi o Brusque, que contratou o técnico português Filipe Gouveia e vai buscar uma performance para igualar 2024, quando chegou à decisão do título diante do Criciúma. A equipe tem mudanças em sua formação, mas o rebaixamento na Série B foi muito ruim. A preparação começou atrasada e a formação de uma equipe competitiva é ainda uma incógnita. Felipe Gouveia é um dos portuga que a gente precisa conhecer melhor.