Portal Making Of

Cade pede investigação contra institutos de pesquisa

Reprodução

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, pediu nesta quinta-feira, 13, que seja aberta investigação contra institutos de pesquisas eleitorais por supostos erros nas sondagens feitas no primeiro turno.

A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que teve acesso ao documento de dez páginas com o pedido. O documento foi encaminhado ao superintendente-geral do órgão, Alexandre Barreto.

Nele, Macedo diz que as irregularidades dos levantamentos em comparação com as urnas foram constatadas em diferentes institutos, citando o Datafolha, Ipec e Ipespe como exemplo, e fala em irregularidades “para além da margem de erro” e cita ações “orquestradas dos institutos de pesquisa na forma de cartel para manipular em conjunto o mercado e, em última instância, as eleições”.

“Com efeito, chamou a atenção deste Conselho a grande diferença apresentada entre as pesquisas e o resultado das Eleições publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. A discrepância das pesquisas e do resultado é tão grande que verificam-se indícios de que os erros não sejam casuísticos e simintencionais por meio de uma ação orquestradas dos institutos de pesquisa na forma de cartel para manipular em conjunto o mercado e, em última instância, as eleições”, descreve o documento segundo o colunista.

No documento, o presidente do Cade menciona os resultados das urnas no primeiro turno, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que representa uma diferença de pouco mais de 5 pontos percentuais, e faz um paralelo com as principais projeções dos institutos, que mostravam diferença entre os candidatos de até 14 pontos.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

vagas

Diretor de Arte Pleno (PJ) – Blumenau/SC

Oportunidade em BLUMENAU: vaga para Diretor de Arte Pleno (PJ). Requisitos:  Domínio do pacote Adobe;  Conhecimentos em mídia on e off-line;  Vivência em agências de

vagas

Designer Gráfico – Balneário Camboriú/SC

Agência de comunicação de Balneário Camboriú contrata Designer Gráfico. Requisitos: Conhecimento e habilidade nos programas Corel Draw, Illustrator, Photoshop ou Fireworks; Experiência anterior como designer;