Portal Making Of

“CARTILAGEM” – FLORIPA HQ

Criando, inovando e  formando parcerias, A Vinil  Filmes, de Florianópolis, comemora 18 anos de produção audiovisual e lança a graphic novel “Cartilagem” em conjunto com a Darkside Books, respeitada editora brasileira de literatura de terror.

 
Desde a sua fundação em 2005, a Vinil Filmes  se impôs o compromisso de criar produções audiovisuais de destaque, desde filmes e documentários até projetos de artes visuais. Com uma equipe de profissionais talentosos e equipamentos de última geração, a empresa se tornou um nome respeitado no setor, conquistando prêmios e elogios da crítica por seu trabalho.
 
 
“Estamos muito orgulhosos de chegar a esta marca de 18 anos, e devemos tudo isso ao trabalho árduo e dedicação de nossas equipes e parceiros”, diz Loli Menezes, sócia-fundadora e CEO da  Vinil Filmes.
 
 
“Sempre nos esforçamos para ultrapassar os limites da narrativa audiovisual, e nossa graphic novel de estreia, ‘Cartilagem’, não é exceção. Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Darkside Books, uma editora que compartilha nosso compromisso com a qualidade e a inovação, e acreditamos que juntos, criamos algo verdadeiramente especial.”
 
“Cartilagem” é uma história em quadrinhos daquelas instigantes, que explora o lado sombrio da natureza humana e as consequências da intolerância numa sociedade preconceituosa.
 
 
Escrita por Marko Martinz, sócio-fundador da Vinil Filmes, em parceria com Renato Turnes e Vander Colombo e ilustrada pelo talentoso Eloar Guazzelli, a HQ promete ser uma leitura cativante para o público jovem e adulto, interessado em histórias de horror.
 
 
O Lançamento da HQ “Cartilagem”  será  amanhã, quinta-feira, às 19:30, na  Casa Frisson – Rua Vidal Ramos, 78, centro.
 
 
Fotos: Divulgação
________________________________________________________________________
 
“A GOLONDRINA”,  SENTIR A DOR DO OUTRO
 
Foto: Divulgação
No teatro, o destaque da semana é a peça  A Golondrina,  com Tania Bondezan e Luciano Andrey, em cartaz no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, na sexta e sábado, 12 e 13 de  maio, às 20:00 horas.
 

Com Produção de Odilon Wagner, direção de Gabriel Fontes Paiva e os atores Tania Bondezan (Vencedora melhor atriz -Prêmio Shell 2019) e Luciano Andrey no elenco, o espetáculo do espanhol Guillem Clua , um dos mais premiados autores da atualidade, discute a liberdade, diversidade e a aceitação.

O que nos torna humanos? Para Amélia (personagem de Tânia Bondezan) a resposta encontra-se na capacidade de sentir a dor dos outros como se fosse nossa”. E este é o sentimento que corre ao longo do roteiro de A Golondrina.

O texto é inspirado no ataque terrorista ao Bar Pulse, que aconteceu em Orlando (EUA), em junho de 2016, mas nele também ecoam as tragédias do bar Bataclan, em Paris (França), do calçadão em Nice, Las Ramblas de Barcelona. É uma tentativa de compreender a insensatez do horror, as consequências do ódio e as estratégias que usamos para que eles não nos destruam a alma.

 
Os atores Tania Bondezan e Luciano Andrey em “A Golondrina” (Fotos: Divulgação)

________________________________________________________________________

“MARLEY IN CAMERATA” RETORNA AO PALCO DO CIC
 
Foto: Toia Oliveira
 
Sucesso de público em todas as apresentações que fez em Florianópolis, o espetáculo “Marley in Camerata”, da Camerata Florianópolis, volta ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), com apresentação única, no dia 11 de maio, quinta-feira,  20h30min. Com músicas novas no repertório, o show vai lembrar os 42 anos da morte de Bob Marley. Os ingressos estão à venda no site da Blueticket.
 
Desenvolvido em parceria com a banda CONGAH, o “Marley in Camerata” presta homenagem ao maior ícone da cultura jamaicana. Além dos 20 músicos da Camerata Florianópolis, regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, participam do espetáculo os integrantes da banda: Gabriel Melloy, Nizio Jr e Ariele Locatelli (vocais), Fernando Morrison (guitarra base), Andrews Borges (guitarra solo), Mauro Branco (percussão), Cahue Carvalho (baixo) e Diego Butch (bateria). Os arranjos musicais foram elaborados pelo compositor Alberto Heller, que também participará do show ao piano. A produção é de Maria Elita Pereira.
________________________________________________________________________
 
“VIOLIVOZ” – CHICO CÉSAR E GERALDO AZEVEDO
 
Foto: Marcos Hermes 

Dois grandes da música popular brasileira, Chico César e Geraldo Azevedo chegam a Santa Catarina com a turnê “Violivoz”, que desembarca no palco do Hard Rock Live Florianópolis no dia 19 de maio (sexta-feira). O espetáculo vem rodando o país desde outubro de 2021 e já foi assistido por mais de 100 mil pessoas. No show, o paraibano Chico e o pernambucano Geraldo, dois compositores nordestinos de diferentes gerações, apresentam releituras dos maiores clássicos de suas carreiras.

Como o título do espetáculo sugere, “Violivoz” é apresentação construída somente com os violões e vozes dos dois artistas. Mas tem clima muitas vezes eletrizante, diferindo-se da suavidade em geral vista nos shows acústicos, com os dois artistas fazendo performances instrumentais.

No repertório, clássicos do cancioneiro dos dois artistas, como “Dia Branco”, “Deus Me Proteja”, “Moça Bonita”, “Onde Estará o Meu Amor”, “Bicho de 7 Cabeças” e “Mama África”, além das duas canções inéditas compostas pela dupla especialmente para a turnê, “Nem na Rodoviária” e “Tudo de Amor”.

Os ingressos estão disponíveis no site uhuu.com.br .

________________________________________________________________________
 
TINTAS E TEMPEROS NA ARTE DE  FRANCO RODRIGO
 
Fotos: Divulgação

As surpresas da arte  na comprovação do artista  Franco Rodrigo mostra como os inusitados se juntam.  Formado em Administração de Empresas e em Marketing, Franco, de 38 anos, se aventurou no mundo das artes em 2000, e apresenta na mostra Expo MULTI COLOR – o mundo manifesto e a sutileza da arte, trabalhos que misturam temperos, tinta acrílica e técnicas inusitadas. Natural de Rondônia e atualmente morando no Rio Tavares, em Florianópolis, Rodrigo conta que os cinco anos que viveu na Europa certamente serviram de inspiração para que ele começasse a pintar.

“Me considero um artista plástico em perene evolução, tenho paixão por inventar combinações artísticas, pinto com colher de sopa ou de chá, esponja de lavar louça, pincéis inventados, carvão, café e açafrão e as peculiaridades não param por aí. Sou apaixonado por materiais descartados na rua e com algumas pinceladas e imaginações, ressignifico e trago nova vida aos objetos. Me vejo como um alquimista da arte”, compartilha o artista que antes de mudar para Florianópolis, morou em outros cinco estados do Brasil.

A exposição gratuita poderá ser visitada  até  8 de junho no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares.

Franco Rodrigo (Foto: Divulgação)

________________________________________________________________________

INSTITUTO COLLAÇO PAULO CELEBRA UM ANO DE ATIVIDADES COM GRANDES CONQUISTAS

Marcelo Collaço e Denise Mattar

O Instituto Collaço Paulo, centro de  artes  de Florianópolis, está na lista tríplice da ABCA que aponta nomes e atuações relevantes para a cultura brasileira em 2022. A iniciativa catarinense aparece em cinco possibilidades, a começar no Prêmio Emanuel Araújo, destinado ao reconhecimento de coleção, acervo, conservação e documentação histórica, e no Prêmio Paulo Mendes de Almeida que destaca as melhores exposições do ano, no caso “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, realizada entre julho de 2022 e fevereiro de 2023. O instituto também é indicado ao Prêmio Destaques Regionais – Sul do Brasil, pelo reconhecimento de importante acervo.

Com um ano de funcionamento, já são muitas as conquistas do instituto,  e para marcar a data  prepara a próxima exposição que dá visibilidade à arte feminina. A produção da blumenauense Elke Hering (1940-1994) ganha a curadoria de Denise Mattar. Pesquisadora referência, sobretudo do modernismo brasileiro, ela tem larga experiência com um currículo que inclui atividades nas principais instituições do País, como o Museu da Casa Brasileira , o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.  A exposição está marcada para o dia 20 de julho.

Mais informações sobre a programação do  instituto em:  www.institutocollacopaulo.com.br e @institutocollacopaulo .

________________________________________________________________________

Fico por aqui desejando um lindo dia das mães  e que a data seja comemorada com muito afeto e gratidão.

Até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: