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De olho no pix, na balneabilidade e outros destaques

Reprodução/CDL
Foto: Divulgação/Google

De olho no pix. As transações financeiras pessoais e empresariais de perto pela Receita Federal. Inclusive as transações via Pix. Assim, os bancos de qualquer espécie deverão repassar informações retroativas, referentes a 2022, para a Receita de maneira gradativa, conforme o calendário estipulado pelo Convênio. Caso haja alguma falha na contribuição e na declaração das transações, que seja interpretada como sonegação, poderá ser cobrada do empreendimento, retroagindo em até 5 anos. O objetivo do novo Convênio é monitorar as operações financeiras de cunho comercial e na prestação de serviços e obrigar o registro da operação para evitar assim a sonegação fiscal, e por esse motivo, o Conselho Nacional do Sistema Financeiro (Consif) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n.º 7276 uma Ação Direta de Inconstitucionalidade n 7276 questionando o convênio original. O Consif pede medida cautelar para suspender os efeitos do convênio até o julgamento do mérito.

Fim da gratuidade. Encerrou o passe livre no transporte público aos finais de semana em Florianópolis. A gratuidade foi uma iniciativa da Prefeitura de Florianópolis e deve ser valorizada, mas como o fim da promoção acaba também a possibilidade dos moradores de circular pela ilha sem a preocupação com os preços salgados da tarifa de ônibus. E como todo ano novo tem tarifa nova, no dia primeiro de janeiro, para quem utiliza o transporte convencional no cartão, a tarifa passou de R$ 4,38 para R$ para 4,98, reajuste de 12%. Já no dinheiro o reajuste foi bem mais salgado e a tarifa passou de R$ 4,50 para R$ 6,00, um aumento de 25%. Uma pessoa autônoma que trabalha pelo menos 6 dias por semana e depende do transporte público pode gastar até R$ 336 com as passagens durante o mês, o que corresponde a 26% do salário-mínimo.

Foto: Kattamaram III / Crédito Foto: Sofia Leal/PMF

Tem novidade no mar. Começou a operar nesta terça-feira o passeio de catamarã na baía norte da Grande Florianópolis, com embarque e retorno no trapiche da Beira-mar norte. A primeira embarcação utilizada no passeio, o Kattamaram III, tem capacidade para 250 pessoas e dois bares, um com música ao vivo. O serviço no barco conta também com buffet, pago à parte.  O roteiro turístico a ser percorrido pelo Kattamaram III partirá do píer da Beira Mar Norte e seguirá até a ilha de Ratones Grande, totalizando 32 quilômetros. A embarcação passará por baixo das pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo. Cada passeio tem duração de cerca de 2h30. Serão quatro saídas diárias: 12h, 15h, 17h30 e 20h. Crianças de 6 a 11 anos, assim como moradores de Florianópolis, São José e Palhoça, têm 50% de desconto no ingresso do passeio.

Foto: Adriano Palma, CEO do Faial Prime Suítes

Retomada expressiva. Em franca recuperação, o setor de eventos no Brasil fechou o ano passado com números expressivos. Conforme a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em todo o País foram realizados mais 590 mil eventos, o que oportunizou a oferta de mais de 15 mil vagas de emprego nas cinco atividades do core business. Entre os locais mais procurados, Florianópolis é inegavelmente um dos principais destinos do turismo de eventos do Brasil. Cenário extremamente positivo para o segmento de hotelaria, que segundo Adriano Palma, CEO do Faial Prime Suítes, tem conseguido bater os índices de 2019, despertando o otimismo dos empresários do ramo.

Balneabilidade em foco. A mancha da poluição nas praias se espalha e vai muito além dos mares da Capital, da incompetência dos órgãos públicos e da articulação dos moradores. Quando no local certo fazer o trabalho bem-feito e de prevenção, pois o que se apresenta agora é a remediação após o esgoto derramado. Não adianta reclamar da poluição nas praias e jogar lixo no chão ou pela janela do carro. Segundo a Casan, 75,98% na área urbana possui infraestrutura de saneamento e, espera-se que, até 2025, a cobertura de esgoto alcance 91,88% da população urbana.

Foto: Dealist lança plataforma para ajudar grandes empresas a reduzir riscos e descobrir oportunidades em investimento early stage / crédito: divulgação.

Uma plataforma para redução de riscos A Dealist lança plataforma para ajudar grandes empresas a reduzir riscos e descobrir oportunidades em investimento early stage. A plataforma e o time de consultores atuam junto às corporates analisando seus objetivos estratégicos, constroem uma tese de investimentos no ecossistema de startups, atuam no marketing e divulgação, e estabelecem rotinas de apresentação de empresas e empreendedores para possíveis aportes early stage. Rafael Ribeiro, CEO da Dealist, foi diretor de Novos Negócios da Bossanova Investimentos, venture capital mais ativa do país, sendo, antes, CEO da Associação Brasileira de Startups. “Fazer um ou dois investimentos, mesmo em startups mais avançadas, segundo as estatísticas da Dealist, ampliam o risco de prejuízo em mais de 83%”, destaca. A aposta em apoiar estratégias de Corporate Venture Capital tem como pano de fundo o maior interesse de grandes empresas em gerar novos negócios, agregando operações de startups.

Foto: Robledo Ribeiro, head da Hostgator Brasil / crédito: divulgação.

Ampliando negócios. Empresa com sede em Florianópolis e líder global em tecnologia para criação de websites, a HostGator, empresa pertencente ao grupo norte-americano Newfold, passou a investir em e-commerce no Brasil. A Hostgator no Brasil até então atuava com clientes que operavam lojas virtuais, mas em estruturas mais simples, conectadas com plataformas de conteúdo como o WordPress. Além disso, o perfil de cliente próximo ao da Hostgator permite que rapidamente a solução ganhe escalabilidade pela base de clientes que a provedora de hospedagem já possui no Brasil e América Latina. “A Hostgator tem sido parte da jornada de sucesso de milhões de consumidores ao longo dos últimos 15 anos no Brasil e na América Latina. Agora damos um próximo passo para atender a crescente demanda de criação de uma loja online de forma simplificada, fácil de configurar, que facilite a venda, entregando uma plataforma com suporte e preços competitivos”, explica Robledo Ribeiro, head da Hostgator Brasil.

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