Portal Making Of

Decisão; Recuperação; Paris 2024

Ilustração para a abertura dos Jogos Paris 2024 no Sena Ilustração: olympics.com
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 já começaram com algumas modalidades coletivas. O futebol feminino do Brasil ganhou da Nigéria por 1 x 0 e pega a Espanha, atual campeã mundial. Atenção para a cerimônia de abertura, sexta-feira (26), desfile no Rio Sena, às margens da Torre Eiffel. Um espetáculo grandioso, luz natural do sol poente em Paris, às 19h30min (local), com a caminhada fluvial dos melhores atletas do mundo. Entra para a história dos Jogos Olímpicos. 
Vitória perfeita no handebol sobre a Espanha   Foto: Bruno Rua / CBHB

As Olímpiadas de Paris 2024 começaram em ritmo frenético. O Brasil venceu a Espanha no handebol por 29 a 18 com grande atuação da goleira Gabriela Moreschi. Basta ver também o que rolou na vitória do Egito sobre a Argentina por 2 x 1. Porém, para nós, importante é a participação catarinense. Com a saída de Darlan Romani dos Jogos, por conta de uma hérnia de disco, Santa Catarina terá onze atletas nos jogos. Número menor do que em Tóquio, quando 16 nomes do Estado competiram. A conferir.

Missão Possível 
Para sobreviver na Série C do Campeonato Brasileiro, a cinco rodadas do final da fase de classificação, o Figueirense tem pela frente algo parecido com Missão Impossível, a sequência dos filmes de Tom Cruise. O agente Ethan Hunt, personagem de Cruise, sempre chega a um final feliz. Para o Figueira, são cinco jogos e alcançar onze pontos para garantir vaga no quadrangular. É torcer para que o mocinho vença novamente para alegria do sofrido torcedor alvinegro.
Possível ou Impossível Foto: Divulgação

Pato é o cara

O sonho dos alvinegros para o grupo liderado por João Burse. O protagonista do Figueira é o atacante Guilherme Pato, 23 anos, artilheiro do time na competição com sete gols, mesmo número de filmes da Série Missão Impossível. Pato, 10 cm mais baixo que Tom Cruise (foto) tem tudo para ser o protagonista da Missão. Que comece contra o Remo neste sábado (27), 17 horas, no Scarpelli.

Superação 

O torcedor vai desconfiado com o goleiro Ruan Carneiro, que falhou diante do Tombense. Não dá para crucificar o rapaz, que chegou validado pelo ídolo Wilson. É difícil individualizar responsabilidades. Superação e muita confiança para ele e demais atletas para alimentar o desejo de classificação na reta final. Se Pato pode ser o protagonista, o atacante Alisson também, autor de cinco gols. O cara do Scarpelli.

Fala de Alisson: 

Bruno Silva

Bruno Silva, 37 anos, reforço   Foto: Divulgação

Bruno Silva vem aí e o bicho vai pegar. Grita o torcedor remista que mora em Florianópolis. Tem muito paraense na ilha. O volante de 37 anos, currículo extenso, será reforço do Remo no Scarpelli. Briga na mesma faixa de pontuação do Figueirense. O Remo ainda tem o atacante Ribamar, ex-Vasco e Chapecoense. O grupo é comandado pelo técnico Rodrigo Santana, que teve uma passagem meteórica pelo Avaí na época da pandemia. É preciso atenção, porque o Figueira já se complicou diante de adversários com o mesmo nível.

Queda 

O Avaí é o 10º colocado da Série B no encerramento da 17ª rodada da competição. Para quem foi líder há pouco tempo, uma queda preocupante. Ladeira abaixo. Todos ficaram animados com o empate sem gols diante do Mirassol. É a expressão popular “O seu copo está meio cheio ou meio vazio?”. Uma metáfora de como as pessoas enxergam a situação, uma maneira positiva ou negativa. Cabe ao torcedor decidir.

Estacionado

Se a equipe não estivesse sem vencer há sete jogos, o torcedor poderia estar comemorando. Trazer um ponto de Mirassol acalmou a cobrança, animou o técnico e os jogadores. Mas o Avaí precisa muito mais do que isso. As derrotas para Novorizontino, Vila Nova e Ceará custaram caro. O time estacionou na competição e os concorrentes pontuaram. O Santos estava atrás do Leão e hoje está oito pontos à frente, o que dá a dimensão desta parada azurra.

Natanael

Atacante improvisado Foto: Leandro Boeira / AFC

Quando a improvisação de Natanael na segunda linha é comemorada como uma grande alternativa é sinal que algo não vai bem. Barroca já experimentou isso sem sucesso. Caiu. A diretoria investiu em Vagner Love e Cassiano, prateleira com preços altas para as compras azurra. Pensando no acesso, vale o investimento, mas o olhar de dentro não é o mesmo de quem está olhando de fora.

Botafogo-SP

Para buscar a recuperação e o fim do jejum, nada melhor do que um adversário que vem ferido depois da chinelada de 4 x 1 que tomou do Ceará nesta quinta-feira (25). O jogo será só na terça, tempo suficiente para Dal Pozzo trabalhar a possível estreia de Gabriel Barros, 22 anos, que chegou recomendado, além da volta dos lesionados e suspensos. Chance de voltar a colar no G-4.

Unidos pelo esporte 

Encontro unificado do Esporte   Foto: Divulgação

Reuniu histórica no fim de semana em Caçador, sede dos 36º Joguinhos Abertos. Conselho Estadual de Esporte (CED), Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC), Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SC) e FESPORTE estiveram juntos para discutir o esporte no Estado. Fernando Hackradt, do CED, quer todos unidos com um mesmo objetivo e reuniões frequentes.

Traci 

Traci cobrando Textor Foto: FCF/Divulgação

John Textor continua sua ‘via crucis’ no futebol brasileiro depois de suas declarações ofensivas e sem sustentação probatória definitiva. Agora é o arbitro Rafael Traci, filiado à Federação Catarinense de Futebol, que quer uma indenização pelo dirigente tê-lo acusado de manipulação por ocasião do jogo Botafogo 3 x 4 Palmeiras em 2023. Traci era o árbitro do VAR e cobra indenização de R$ 100 mil do empresário norte-americano por danos morais.

Invasão

Jogo festivo. Ainda bem!  Foto: Reprodução

O Scarpelli foi palco do Desafio dos MC’s na terça-feira (23). Nomes da música brasileira presentes: Poze do Rodo, MC Daniel e Djonga. Invadiram o gramado, quebraram placas e acrílicos. A organização pagou os prejuízos. Objetivo do evento foi arrecadar ajuda para famílias atingidas pela tragédia climática no Sul. Tinha muita gente e pouca segurança. Menos mal que foi um evento festivo, mas poderia ter sido evitado.

Prestígio 

O melhor árbitro brasileiro no momento, Ramon Abatti Abel, estreou nos Jogos Olímpicos, dirigindo a vitória dos EUA sobre Zâmbia por 3 x 0. Marcou seu trabalho e tem tudo para chegar à final da competição, claro, se o Brasil não estiver por lá no feminino. Já que no masculino, nem classificamos.

Tropeçando

Jogo 100 de Éder no Criciúma  Foto: Celso da Luz / CEC

O Criciúma andou bobeando em alguns jogos onde poderia ter marcado três pontos. Foi assim contra o Corinthians, Flamengo e Fluminense, estava vencendo e permitiu a virada. Contra o Fluminense foi o empate em casa. Na semana desperdiçou a chance de vencer o jogo atrasado contra o Fortaleza, permitindo o empate na etapa final. A equipe tem jogado bem, mas está faltando a sintonia fina para evitar tomar gols nos momentos decisivos.

Brusque 

Três vitórias apenas e a última na Ressacada no meio da semana sobre o Paysandu por 1 x 0. A equipe segue na zona de rebaixamento, mas lembro que tem qualidade e competência para conseguir seu objetivo de permanência. Terá que fazer uma campanha de recuperação se quiser seguir na Série B. A troca de técnico foi um erro da diretoria. Luizinho Lopes fazia um belo trabalho e faltou paciência, a mesma que outras equipes tiveram e o Brusque não.

Coxa na mira

A Chapecoense está flertando há um bom tempo com o Z-4. Não consegue fazer uma boa atuação em casa. Sempre sofrendo diante do torcedor. Esta semana foi contra o Sport, sofrendo gol de empate no último minuto. Tem que evoluir para evitar surpresas no segundo turno. O compromisso diante do Coritiba no sábado, às 17 horas, se apresenta como um grande desafio diante de adversário desesperado.

Catarinense B

 

O mata mata para se conhecer os outros dois finalistas que enfrentarão o Santa Catarina (foto) e o Caravaggio, primeiro e segundo colocados na fase de classificação. No meio de semana o Carlos Renaux ganhou por 1 x 0 do Camboriú e tem a vantagem do empate na segunda-feira, às 20 horas, em Itajaí. Já o Tubarão joga em casa precisando reverter a vantagem do Juventus, que venceu por 1 x 0 em Jaraguá do Sul. O jogo será domingo, 15 horas em Tubarão.

Analista

Ricardo Henry, deu uma aula sobre análise de desempenho na JP

Figura fundamental nas equipes de futebol para análise de rendimento e definições de plano de jogo. O carioca Ricardo Henry Duarte é este profissional, estava no Brusque, participou do acesso à Série B ano passado e fazia uma dobradinha muito boa com Luizinho Lopes. Saiu há pouco tempo, mas tem muito para nos ensinar.

Foi destaque no Avaí na conquista de títulos estaduais e acessos e também convocado pela Seleção Brasileira para ajudar na Copa da Rússia. Está livre no mercado, mas não por muito tempo. Na entrevista no Debate da Pan esta semana, contou um pouco da sua história, revelou destalhes interessantes da preparação das equipes, modelos de jogo e a forma como as equipes encaram as competições.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

História, títulos e tradição: 101 anos

O Avaí completa 101 de existência neste domingo, 1º de setembro, data histórica para marcar uma trajetória de glórias e conquistas no futebol brasileiro. O

Faltou inspiração

Enderson Moreira perdeu os 100% de aproveitamento após a derrota do Avaí para o Coritiba por 1 x 0 na noite desta terça-feira (27), no

Como uma novela e seus capítulos

Melancólica despedida do Figueirense da Série C. O milagre esperado não veio. O ano acabou como uma novela e seus capítulos. O sofrimento vai continuar

Uma luz no fim do túnel

Os 100% de aproveitamento de Enderson Moreira no comando do Avaí, com três vitórias seguidas, nos fazem lembrar da arrancada de Gilmar Dal Pozzo quando

Sonhos, paraenses e cobranças

A fase é boa e não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o Paysandu na quinta-feira (22), às 20

História na Vila; Filme repetido

O Avaí salvou o futebol catarinense na rodada do fim de semana e fez história na Vila Belmiro com a vitória sobre o Santos por

Decisões e incertezas, a conta vem

Enderson Moreira, o terceiro técnico do Avaí no ano, faz sua estreia na noite desta sexta-feira (9), às 19h15min, contra o Operário-PR. É a última

História, títulos e tradição: 101 anos

O Avaí completa 101 de existência neste domingo, 1º de setembro, data histórica para marcar uma trajetória de glórias e conquistas no futebol brasileiro. O

Faltou inspiração

Enderson Moreira perdeu os 100% de aproveitamento após a derrota do Avaí para o Coritiba por 1 x 0 na noite desta terça-feira (27), no

Como uma novela e seus capítulos

Melancólica despedida do Figueirense da Série C. O milagre esperado não veio. O ano acabou como uma novela e seus capítulos. O sofrimento vai continuar

Uma luz no fim do túnel

Os 100% de aproveitamento de Enderson Moreira no comando do Avaí, com três vitórias seguidas, nos fazem lembrar da arrancada de Gilmar Dal Pozzo quando

Sonhos, paraenses e cobranças

A fase é boa e não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o Paysandu na quinta-feira (22), às 20

História na Vila; Filme repetido

O Avaí salvou o futebol catarinense na rodada do fim de semana e fez história na Vila Belmiro com a vitória sobre o Santos por

Decisões e incertezas, a conta vem

Enderson Moreira, o terceiro técnico do Avaí no ano, faz sua estreia na noite desta sexta-feira (9), às 19h15min, contra o Operário-PR. É a última