A deputada federal Geovânia de Sá conversou com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), recém-eleito para ser o presidente nos próximos dois anos na Câmara dos Deputados.
Na ocasião, a deputada catarinense destacou a importância de uma gestão comprometida com pautas essenciais para o Brasil, como a defesa da vida, a liberdade e a transparência nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Seguiremos dialogando com o novo presidente para defender Santa Catarina e nossas bandeiras, como a revisão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e a garantia da aposentadoria especial para os trabalhadores prejudicados”, afirmou a deputada.
Para Geovânia, o Brasil precisa avançar com responsabilidade e compromisso com o quem paga os impostos e mantem toda a máquina pública que é o brasileiro.
Na terça-feira, 4, num dos seus primeiros discursos como presidente da Câmara, Hugo Motta criticou os sigilos de 100 anos aprovados pelo presidente Lula (PT) e cobrou transparência a todos os Poderes e, em meio à disputa das emendas parlamentares, sinalizou que a Casa reagirá a interferências.
“No Executivo, temos decreto de sigilo de 100 anos. Isso a população não aceita mais. A transparência tem que ser total. Instituir, talvez, um grande sistema de transparência, pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) ou Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras)”, disse o deputado.
De 1º de janeiro de 2023 até 20 de dezembro de 2024, 3.210 pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) foram negados sob a justificativa de se tratar de dados pessoais.