Portal Making Of

Elon Musk recua em processo contra a OpenAI

Foto: Reprodução/Internet

Crítico mordaz da criadora do ChatGPT, o bilionário Elon Musk retirou ontem, 11, um processo que havia movido contra a OpenAI e o seu CEO, Sam Altman, há pouco mais de três meses.

Os advogados do empresário solicitaram que um tribunal na Califórnia arquivasse o processo. No entanto, a ação foi retirada sem deferimento, o que, de certa forma, não põe um fim completo ao caso, uma vez que o processo pode ser reapresentado em outro momento.

O recuo de Musk ocorre um dia antes de uma audiência que estava marcada para esta quarta-feira, 12, na qual um juiz iria ouvir a argumentação da OpenAI para que o processo fosse arquivado.

Em linhas gerais, o CEO de SpaceX, Tesla e Neuralink acusava a startup de ter abandonado o seu propósito original de desenvolver modelos de Inteligência Artificial (IA) para o benefício da humanidade e se direcionado à obtenção de lucros. Inclusive, chegou a dizer que o laboratório tinha se tornada um braço lucrativo para a Microsoft, a principal investidora da empresa.

Vale lembrar, Musk fundou a OpenAI em 2015, ao lado de Sam Altman e Greg Brockman, que também continua na empresa. O bilionário deixou a startup em 2018, por divergências que envolvem o financiamento da organização.

 

Polêmica com a Apple

Apesar de ter recuado no processo, Musk entrou em nova polêmica com a OpenAI nesta semana. Na segunda-feira, 10, a Apple anunciou a integração do ChatGPT com seus dispositivos, incluindo celulares iPhone.

Em seu perfil no X (antigo Twitter),rede social da qual é dono, Musk criticou a big tech e disse que proibirá a entrada com aparelhos da Apple em suas empresas.

“É evidentemente absurdo que a Apple não seja inteligente o suficiente para criar sua própria IA, mas seja de alguma forma capaz de garantir que a OpenAI protegerá sua segurança e privacidade!”, escreveu Musk. “A Apple não tem ideia do que realmente está acontecendo quando entrega seus dados à OpenAI. Eles estão vendendo você rio abaixo”, acrescentou.

O empresário ainda classificou a parceria entre as empresas de uma “violação de segurança inaceitável”.

 

*Texto de Eduardo Vasconcelos do Portal Tele.Síntese

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Marcelo Siqueira deixa Esporte da NSC TV

O repórter esportivo Marcelo Siqueira publicou texto no Instagram nesta manhã,13, informando que não trabalha mais na NSC TV, depois de 16 anos. Em texto

Leia mais

Cassol recebe prêmio em São Paulo

A Cassol foi eleita como uma das “Melhores Lojas de Revestimentos Cerâmicos e Louças Sanitárias” da Região Sul dentro da programação do Prêmio Destaque Expo

Narrador Jota Junior é demitido da Globo

O jornalista José Francischangelis Júnior, mais conhecido como Jota Júnior, anunciou nesta quarta-feira, 14, que foi demitido pelo Grupo Globo. O profissional de 74 anos