A coluna, que praticamente destina seu espaço aos assuntos da cultura e do entretenimento, abre hoje espaço para falar de saúde, mas que tem diversão sim e acima de tudo muita conscientização de uma luta que deve ser todos, afinal ninguém está livre de um diagnóstico de Esclerose Múltipla, tema que ficou mais recorrente nos últimos anos graças ao trabalho de pessoas e entidades para vencer os preconceitos, com a prevenção, os tratamentos e acompanhamento dos portadores da doença.
Quando se trata de Esclerose Múltipla, não é incomum que, ao receber o diagnóstico, a pessoa saiba pouco sobre a doença ou nunca tenha ouvido falar. A desinformação pode ser um combustível para os estigmas e preconceitos, sem falar no mito que é uma doença de idosos. A doença afeta a mobilidade, a coordenação motora e a função muscular, hoje sendo uma das doenças raras mais comuns entre os jovens de 20 a 40 anos.
Pensando nisso, a Associação de Florianópolis e Região de Esclerose Múltipla (AFLOREM) vai realizar um evento que certamente será emocionante e significativo em prol de tudo que se faz pelo diagnóstico e controle da esclerose múltipla. É a Corrida Por uma Causa, evento beneficente que tem como objetivo o apoio aos pacientes que enfrentam a esclerose múltipla, uma condição neurológica desafiadora, sem cura, mas que tem tratamento.
A corrida será realizada na Oka Floripa Shopping, na SC 405, Sul da Ilha, no dia 21 de outubro às 19 horas. Os interessados podem participar na categoria de caminhada por 3km , ou corrida no percurso de 3km e 6km. O evento terá show com DJ e sorteios de brinde além dos troféus geral e por categoria e medalhas das participações da corrida.
A taxa de inscrição será totalmente destinada à causa da esclerose múltipla. Mais informações pelo site e as inscrições para a corrida no link .
________________________________________________________________________
BAIXA TERAPIA CHEGA A FLORIPA NESTE SÁBADO,
COM ANTONIO FAGUNDES E ELENCO PREMIADO

A comédia Baixa Terapia, que tem no elenco Antonio Fagundes, Ilana Kaplan, Mara Carvalho, Alexandra Martins, Fábio Espósito e Guilherme Magon, está em uma nova turnê pelo país e sábado volta a Florianópolis, depois de ser vista por mais de 400 mil espectadores.
Em Florianópolis, Baixa Terapia terá duas sessões no dia 23 de setembro, próximo sábado, às 19 h e 21:30, no Centro de Eventos da UFSC. Os ingressos estão à venda no site diskingressos.com.br . No sábado também haverá bilheteria no teatro a partir das 16:00 horas para as duas sessões. Importante ressaltar ao público que as sessões começam rigorosamente no horário marcado e não é permitida a entrada após o seu início, não havendo troca de ingressos e/ou devolução do dinheiro.
“Estamos muito felizes em poder levar Baixa terapia à novas cidades e agora estaremos de volta a Florianópolis, cidade que já nos acolheu antes e a peça foi muito bem recebida. É a resposta imediata de que o público está gostando e a comprovação de que esse espetáculo é um sucesso e merece ser visto por mais milhares de pessoas “, comenta Antonio Fagundes.
Baixa Terapia é uma debochada comédia com um final que pega todos de surpresa. Três casais que não se conhecem, se encontram inesperadamente em um consultório para sua sessão habitual de terapia, mas dessa vez descobrem que a psicóloga não estará presente. Ela deixou a sala preparada para recebê-los com um pequeno bar onde não falta whisky e uma mesa com envelopes, contendo instruções de como deverão conduzir essa sessão. O objetivo é que todas as questões sejam resolvidas em grupo. Cada envelope traz uma situação mais engenhosa que a outra, transformando a sessão num caos hilariante.
________________________________________________________________________
CASACOR SC – “CORPO & MORADA”

Aberta ao público no último final de semana, a Casacor/SC 2023, surpreendeu com a transformação feita no histórico Hotel Maria do Mar, fundado em 5 de fevereiro de 1981, na beira do mar, no Bairro João Paulo, e que por muitos anos foi ponto de encontro de muita gente, inclusive para famosa feijoada de sábado.
Agora chegou o momento de se despedir do local na configuração até então conhecida. Recentemente adquirido pela Dimas Construções, o endereço futuramente se tornará um residencial com operações comerciais.

Toda edição a Casacor recebe um tema diferente para inspirar os criadores dos espaços. Em 2023, a campanha “Corpo & Morada” desdobra interpretações sobre o impacto da vida cotidiana na saúde, bem-estar e conforto das pessoas, com reverberação em todo o Planeta. Partindo do protagonismo do corpo, nos hábitos do dia a dia, na escolha dos materiais que compõem os espaços, a relação estabelecida com o lugar, as memórias que precisam ser resguardadas. Os 32 ambientes, que ocupam uma parte do prédio, manifestam a leitura singular dos profissionais participantes. A visitação prossegue até o dia 29 de outubro. Saiba mais em @casacaorsc . Vai lá que é um super passeio, com arte, decoração, paisagismo, criação e diversão.

________________________________________________________________________
INSPIRAÇÃO EM NIEMEYER E BURLE MAX

As linhas curvas do arquiteto Oscar Niemeyer e as formas fluidas do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx se encontram no Estar Origens, projeto que o Studio Guilherme Garcia apresenta nesta edição da Casacor/SC, em Florianópolis. Em 160m², o maior ambiente interno da mostra, o arquiteto mergulhou na brasilidade dos dois ícones da arquitetura e do paisagismo nacional para projetar um espaço que envolvesse algumas das obras mais famosas e referenciadas dos artistas.
“Quando falo em origens, resgato também a minha história e a minha terra natal, Criciúma, onde prospera a indústria têxtil e carbonífera. O projeto segue o conceito do concreto curvilíneo, o mix de texturas e a homenagem ao design nacional. O Brasil é feito de mistura, de bossa, do contemporâneo ao vanguardista, que apresento aqui”, afirma Guilherme.

________________________________________________________________________
DJAVAN NA TURNÊ “D”

Djavan está de volta a Florianópolis para apresentar a turnê ‘D’. Depois de encerrar o ano de 2022 com participações marcantes em importantes festivais, Djavan voltou aos palcos em março de 2023 para uma longa série de shows. Ao todo, a turnê ‘D’ passará por mais de 50 cidades do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos.
Além de faixas do último trabalho, a exemplo de ‘Num Mundo de Paz’ e ‘Iluminado’, o repertório de aproximadamente 20 canções contempla sucessos de todas as fases de sua discografia. Embora sempre renove a lista de clássicos de uma turnê para a outra, Djavan ressalta que “músicas como ‘Sina’ e ‘Flor de Lis’ têm lugar cativo em todos os shows, porque são canções que o povo ama”. Para ele, o maior desafio na concepção de um novo espetáculo é “desenhar um roteiro equilibrado e diverso”.
O show ocorre neste domingo (24), às 20h, na Arena Opus, em São José, Grande Florianópolis. Ingressos no site uhuu.com.
________________________________________________________________________
“CORPO – MANIFESTO”

O artista Sérgio Adriano H, coloca de novo suas obras em espaços públicos, agora com um conceito que aproxima cor, corpo e manifesto. O projeto CORpo-Manifesto começa em Florianópolis hoje, dia 20, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina, entre às 10h e 14h. No dia 21, quinta-feira, o artista realiza a ação, no mesmo horário, em frente ao Museu Victor Meirelles, e, por fim, na sexta, dia 22, entre 13h e 17h, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no bairro Itacorubi.
O projeto, que tem curadoria de Juliana Crispe abrange seis cidades brasileiras, quatro de Santa Catarina: Florianópolis, Itajaí, Joinville e São Francisco do Sul, além do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O projeto que propõe refletir sobre o racismo estrutural no Brasil.
Com a mostra apresentada nas áreas externas das instituições, os transeuntes podem conhecer gratuitamente a proposta de arte contemporânea. Desde o início de sua trajetória, há mais de 20 anos, Sérgio Adriano busca criar pausas no movimentado cotidiano de passantes. “Em um mundo cada vez mais conectado na ignorância coletiva, a arte cumpre seu papel resiliente no despertar dos questionamentos e na liberdade individual de pensar, concluir e se expressar”, diz Sérgio Adriano H.

________________________________________________________________________
VAI COMEÇAR O FAM 2023

O cinema em festa. Começa nesta quinta-feira, 21, a 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023, que este ano teve recorde histórico em número de filmes inscritos. Foram 1.545 produções, e a curadoria teve trabalho para selecionar 89 filmes, sendo 61 para as Mostras Competitivas e 28 convidados. No total, 90 obras serão exibidas de 21 a 27 de setembro.
A Abertura Oficial do FAM 2023, com a presença de autoridades do Audiovisual, está marcada para às 17h desta quinta, no CineShow do Beiramar Shopping, seguida da exibição do filme catarinense convidado As Três, dirigido por Daniela Farina e Ricardo Sékula.
As exibições dos filmes serão no CineShow Beiramar Shopping. Já o Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2023 e o Fórum terão lugar no Majestic Palace Hotel. E o IFSC – Campus Florianópolis também é espaço para as atividades formativas do Festival.
Nesta 27ª edição, seis Mostras Competitivas fazem parte da programação do festival: Work In Progress (filmes em processo de finalização), Mostra Curtas, Mostra Infantojuvenil, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Longas e Mostra Videoclipe. Na Mostra WIP e na Mostra Catarinense, todas as produções são inéditas. Ao todo, 23 filmes serão exibidos pela primeira vez.
Todas as informações estão no site oficial : www.famdetodos.com.br e redes sociais @famdetodos .
________________________________________________________________________
A coluna trouxe na semana passada os detalhes do show. Mas é bom lembrar que a dupla Marcoliva e Cláudio Schuster, do “Há Blues no Final do Túnel”, se apresenta amanhã, quinta-feira, dia 21 de setembro, no Teatro Ademir Rosa, no CIC, marcando a chegada da primavera.
O show será às 20h30, com as oito canções que uniram pela primeira vez a poesia do jornalista e escritor Cláudio Schuster com a música do cantor e compositor Marcoliva. Entre as parcerias estão convidados e convidadas especiais: “Cores de Aidê”, Rafael Meksenas e Cris Ferreira, com direção musical e arranjos de Rafael Calegari. Ingressos na plataforma pensanoevento.com.br .
________________________________________________________________________
DROMEDÁRIO EM ESPETÁCULO GRATUITO

Também já falamos bastante sobre a peça aqui na coluna, um espetáculo que aborda as relações seculares de poder e violência contra a mulher. O Grupo de Teatro Dromedário Loquaz apresenta gratuitamente a peça ” A mulher do general e a outra”, nesta sexta, 22 de setembro, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.
A partir do dilema entre duas mulheres, a esposa e a prostituta, o espetáculo “A mulher do general e a outra” dialoga com temas latentes em nossa sociedade, ao abordar o domínio do patriarcado, o lugar da mulher, apresentando ao final um sopro de esperança num movimento de sororidade entre elas.
________________________________________________________________________
Fechando aqui a coluna de hoje. Até a próxima semana.
E vamos florescer e reflorescer com a chegada da primavera!