Portal Making Of

“ESPERANÇAR” por YAMANDU COSTA

Foto/DIVULGAÇÃO

Depois de uma nova turnê consagrada pela Europa, com passagens pela Áustria e Portugal, o mês de março está sendo dedicado a uma série de apresentações do violonista Yamandu Costa pelo Brasil. No dia 25, próximo sábado, ele chega ao Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, às 21 horas, com o concerto “ESPERANÇAR por YAMANDU COSTA” .

O concerto “Esperançar” tem a intenção de dividir com as pessoas um momento que o mundo viveu e trouxe muita incerteza, onde a música e as artes em geral, tiveram um papel mais fundamental que nunca. Parece que a dúvida que sempre tivemos em relação ao entretenimento ficou mais evidente e clara durante a pandemia. São infinitos os relatos de pessoas que sentiram a necessidade de ler um livro, ouvir uma música, de se encontrar na beleza de um quadro. Yamandu Costa conta que quando foi obrigado a ficar em casa e todos os concertos cancelados, ele entrou numa imersão de composição que foi de alguma maneira algo muito salvadora. “Do ponto de vista psicológico, consegui colocar metas para atingir e consegui fazer com que o tempo tivesse mais interesse”, acrescenta o artista.

Esperançar retrata exatamente isso: são músicas que ajudam a explicar no decorrer do concerto, do por quê foram feitas, de que forma foram feitas, e para que foram feitas. Têm músicas que foram feitas em homenagem a lugares e homenagens vividas no confinamento, conta Yamandu. “Haviam muitas experiências, muitas inquietudes, muitas incertezas que todos nós compartilhamos: essa insegurança enorme do que viria pela frente. É muito bom poder estar levando esse concerto ao Brasil, mostrando pras pessoas um pouco dessas experiências de uma forma positiva”, conclui o artista.

Os ingressos estão à venda na plataforma diskingressos.com.br. Após a temporada no Brasil, Yamandu Costa segue para apresentações na Espanha e Canadá.

______________________________

 

UM PEDACINHO DE TERRA

CARLO MANFROI – Foto/STÚDIO ZOOM

“O parque deve ser o pulmão do bairro, onde as pessoas se reúnem com alegria e vontade de conversar. É ali que elas podem propor melhorias para sua rua e a cidade”. As palavras do escritor Carlo Manfroi revelam um pouco do conteúdo do livro “Um pedacinho de terra – Pitadas de poesia em uma horta urbana” (editora Story Studio), que celebra uma relação de amor com Florianópolis, em especial com o Parque da Luz, onde ajudou a fundar a Hortaluz.

A escolha do título “Um pedacinho de terra” para seu primeiro livro de poesia é uma homenagem ao compositor Zininho e seu “Rancho de Amor à Ilha”. A capa tem pintura especial do artista plástico Luciano Martins e as ilustrações internas são de Josiane Fonseca. No prefácio, o pintor, desenhista, gravador, escritor e professor Jayro Schmidt destaca a “constelação poética simples e densa em percepções e recados sobre o Parque da Luz, que em si mesmo tem poesia necessária, telúrica e lúdica, desde que seja vista e dita assim, sem perder o seu olhar dizer crítico”.

O lançamento está sendo essa semana e quem adquirir o livro, além das poesias, terá uma surpresa e uma experiência diferente e não menos poética do que os versos do autor. O marcador de páginas, feito com papel artesanal, é composto com sementes e pode ser plantado e transformado em rúcula.

O link onde você encontra o livro é https://carlomanfroi.mercadoshops.com.br/.

__________________________________

 

“SAINT-EXUPÉRY E O PEQUENO PRÍNCIPE JUNTOS”

Obra da exposição “O DIÁRIO DE ZEPERRI”

Para celebrar os 350 anos de Florianópolis, o MULTI Open Shopping, promove a exposição O Diário do Zeperri para apresentar relatos e histórias da passagem do escritor Antoine de Saint-Exupéry pelo Sul da Ilha de Santa Catarina. A mostra apresenta 12 painéis com curiosidades da vida do Zeperri, como é chamado pelos manezinhos e sua passagem pelo bairro do Campeche. Além disso, o público poderá fazer registros ao lado de personagens do livro O Pequeno Príncipe, que completa 80 anos em abril.

Também será possível ler algumas frases inspiradoras de Saint-Exupéry que vão estar adesivadas pelo chão e colorir artes inspiradas na vida do autor num painel instalado junto da exposição.

A exposição gratuita poderá ser visitada até 21 de abril, no hall de entrada do open shopping que fica no Rio Tavares, em Florianópolis.

_________________________________

 

“ILHA” COM O EXPRESSO RURAL

GAZÚ E ZECA PETRY

O Grupo Expresso Rural está lançando nesta quinta-feira, 23 de março, dia do aniversário da cidade, mais uma canção que fala de Floripa, suas belezas, gente, cultura e lugares. “ILha” foi a última música escrita por um dos fundadores do Expresso Rural, Daniel Lucena.

A música é do ex-Dazaranha, Gazú, e está nas plataformas digitais. Em breve será lançado o clipe que  está sendo gravado esta semana.

Na foto, Gazú e Zeca Petry num dos momentos de bastidores da gravação do novo clipe do Expresso Rural.

__________________________________

 

“LUCAS NETO  – O Bem Vs O Mal”

Foto/DIVULGAÇÃO

Luccas Neto, um dos principais criadores de conteúdo infantil do país, faz show no Hard Rock Live Florianópolis nesta quinta-feira (23), aniversário da Capital catarinense. Ele apresenta seu novo musical, “Luccas Neto – O Bem Vs O Mal”. Nesse novo show, os aventureiros têm a missão de salvar a “Cidade da Alegria” dos vilões. Com a participação da Aventureira Vermelha, Aventureira Roxa e do Aventureiro Branco, o espetáculo reforça a importância da união, da amizade e do amor.

Nessa aventura, novos vilões tentarão estragar os planos dos nossos aventureiros que, por sua vez, seguirão empenhados na realização dos seus sonhos. A saga conta ainda com a ajuda mais que especial da plateia super-jovem que com certeza irá cantar, dançar e se divertir.

O show de Luccas Neto é um musical repleto de efeitos especiais, com dança, música e coreografias. O aventureiro demonstra, de forma didática e afetiva, desde a importância da união, do amor e da amizade até as atitudes mais simples do dia a dia, como o cuidado com a saúde bucal e o respeito ao próximo.

A apresentação começa às 18:30 horas e os ingressos no site uhuu.com.

__________________________________

 

“KGB 412, PRISIONEIRO DE GUERRA”

Foto/DIVULGAÇÃO

Neste sábado, 25 de março, será lançado oficialmente no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, o primeiro livro do francês Jean-Victor Martin, intitulado “KG 412 Prisioneiro de Guerra”, com 296 páginas e publicado pela Editora Despertando Talentos. Nascido na Região da Normandia/Bretanha, Jean-Victor viveu e trabalhou na Tailândia, Equador, Arquipélago de Vanuatu no Pacífico Sul, e em cidades da França e do Brasil dirigindo a Aliança Francesa. Atualmente está residindo em Florianópolis e até recentemente foi o cônsul honorário da França em Santa Catarina.

“Meu livro de estreia é um romance que se passa na Europa atacada por Hitler e Mussolini, e a narrativa é composta por três elementos: a versão verdadeira vivida por meu pai, muita pesquisa histórica, e as intervenções ficcionais do autor diante dos personagens”, explica Jean- Victor. “Durante a sessão de autógrafos será inaugurada no mesmo local a mostra de obras originais que ilustram o livro produzidas pela arquiteta e artista francesa Marjerie Breton Seigneurin. no Brasil. Jean-Victor é um cidadão do mundo, e Marjerie é um jovem talento artístico”.

O Instituto Internacional Juarez Machado está aberto à visitação pública de terça-feira a sábado, das 9 horas até 18 horas, na Rua Lages, 994, em Joinville.

______________________________

 

“DEBAIXO DA PELE EM CIMA DA AREIA”

Obras da artista visual ADRIANA BRZEZINSKA

Também no Instituto Internacional Juarez Machado, será aberta no próximo sábado, 25 de março, a exposição da artista visual Adriana Brzezinska, de Curitiba. Pintora e colagista, formou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná-EMBAP, em 1998, desenvolvendo o gosto pelas artes ainda na infância influenciada pelos pais, João Osório Brzezinski e Sílvia Costa, ambos artistas plásticos. O título de sua exposição em Joinville é “Debaixo da Pele, Em Cima da Areia” reunindo vinte pinturas abstratas. “A linguagem contemporânea de Adriana Brzezinska vai proporcionar ao público visitante em Santa Catarina interpretações de contemplação e surpresa”, destaca Edson Machado, pesquisador da obra da artista.

A exposição prossegue até o dia 27 de maio.

___________________________________________

 

“MAL VISTO”

As instituições pelo ponto de vista de uma criança triste. O Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina – CIB/SC recebe, a partir da próxima segunda-feira (27 de março), a exposição MAL VISTO, mostra individual de estreia do artista visual Thiago Francisco, com curadoria de Silvana Silva de Souza. Na exposição são apresentadas cinco obras visuais contemporâneas produzidas a partir de um processo criativo intenso, cuja investigação estética passeou por conceitos, materiais, suportes e narrativas, delineada a partir de suas experiências pessoais da infância e juventude.

A partir do uso da memória e experiências como matéria-prima para a narrativa do personagem central, Cleiton, o artista Thiago Francisco, agora adulto, reflete, questiona e denuncia as relações tecidas entre uma criança diferente tentando se adequar aos ambientes muitas vezes hostis e as instituições onde esteve inserido: a família/pátria; a escola; a religião; o trabalho e a vida social. O público é convidado a percorrer com Cleiton essa jornada, conduzido de forma sutil a vivenciar essas experiências de vida representadas em cada uma das cinco obras.

No dia 27 de março, às 19h, haverá uma Roda de Conversa com o artista e a curadora. A exposição acontece de terça a sexta-feira, das 11h30 às 19h, no Espaço Multicultural do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina, na Praça XV, 340, no Centro de Florianópolis.

Obras do artista visual  THIAGO FRANCISCO

_________________________________

 

“QUINTA MALDITA”  

Foto/DIVULGAÇÃO

Promovida desde 2017, a Quinta Maldita vai pegar a estrada e percorrer 12 cidades de Santa Catarina de março a maio de 2023. O projeto de divulgação da poesia e literatura catarinense, que é uma parceria do músico, professor e escritor Demétrio Panarotto, com o produtor cultural Marcio Fontoura, já teve mais de cem edições e mais de duas mil poesias em acervo publicadas em várias plataformas, de vários artistas, autoras e autores.

As publicações podem ser encontradas em canais de streaming, como Mixcloud, Deezer, Spotify e Google Play e também no canal do programa youtube.com/quintamaldita. “E agora, vamos ampliar a circulação e promover a literatura e a poesia catarinense por várias regiões do Estado”, explica Panarotto. Fontoura destaca que o projeto, aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2022, é totalmente gratuito e que a ideia de percorrer Santa Catarina é uma maneira de aproximar autores novos com outros escritores já conhecidos. “Vamos realizar encontros em lugares que já são conhecidos como pontos de encontro de escritores. Além disso, vamos promover, antes de cada um dos 12 saraus, uma oficina gratuita para a construção de poemas”, comenta. O projeto Quinta Maldita Invasão busca, segundo os organizadores, movimentar a cena literária de cada cidade e além dos encontros presenciais, todas as edições vão ser transmitidas de maneira virtual no youtube.com/quintamaldita.

__________________________________

 

“A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD”

Foto/DIVULGAÇÃO

Chega a Florianópolis “A Última Sessão de Freud”, um sucesso da cena teatral brasileira,  montagem dirigida por Elias Andreato para o texto do premiado autor americano Mark St. Germain. A trama apresenta um encontro entre Sigmund Freud (Odilon Wagner – indicado ao Prêmio APCA 2022 e ao Prêmio Shell 2022 por este papel) o pai da psicanálise, e o escritor, poeta e crítico literário C.S.Lewis (Claudio Fontana), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20. Durante esse diálogo, Sigmund Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro Deus em Questão.

A temporada em Florianópolis será  de 05 a 07 de maio, às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h. Vendas de ingressos online em https://www.c5producoes.com.br.

________________________________________

 

Termino deixando um beijo especial para a nossa  Floripa, que completa nesta quinta, 23 de março, 365 anos. Lembrando que a Maratona Cultural, com o show de Gilberto Gil, é o evento especial para comemorar o aniversário da cidade.

No instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: