Portal Making Of

EXPOART E O INCENTIVO À CULTURA E A SOLIDARIEDADE

Fotos: Divulgação

A arte na sua essência de pluralidade e apoio ao voluntarismo. Florianópolis recebe a primeira edição da Expoart, uma exposição coletiva de artes visuais seguida de um leilão beneficente em prol de entidades sociais. A mostra abre no próximo dia 8 de julho e segue até o dia 19, nas salas Lindolf Bell I e II, do CIC – Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Conta com mais de 42 obras de 22 artistas de destaque na cena nacional e internacional de artes plásticas e visuais. No dia 20, todas as obras expostas farão parte do leilão e poderão ser arrematadas de forma online ou presencial. Para participar de forma online, basta acessar o link. Parte dos valores arrecadados será destinado à AVOS – Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente, que atende pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, para a manutenção da Casa de Apoio Vovó Gertrudes.

A primeira EXPOART BMW TOP CAR, chega como um grande evento de investimento e incentivo às artes visuais para Santa Catarina. Chris Ribeiro, produtora cultural responsável pelo projeto, ressalta a parceria: “Criamos um projeto cultural que será realizado anualmente e por meio dele estamos unindo a arte e a filantropia, com o objetivo de fortalecer ainda mais a marca por meio de ações de responsabilidade cultural e social. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em valorizar talentos locais e nacionais, oferecendo um espaço de visibilidade e reconhecimento a todos os artistas”.

________________________________________________________________________

O NOVO ESPETÁCULO DA COMPANHIA TRAÇO

Continua em cartaz no Teatro do Sesc da Prainha, em Florianópolis, a peça “Quando dançamos acima das fogueiras”, da Traço Companhia de Teatro, que teve estreia na última sexta-feira. No palco, desconstrução e provocação por meio da palhaçaria. Essa é a essência do novo espetáculo da Traço Cia. de Teatro. As apresentações acontecem nos dias 1 e 2 de julho – sábado e domingo. Durante todo o mês de julho, o espetáculo circula em Florianópolis e Palhoça. No total serão 12 apresentações, todas com entrada gratuita.

O espectador é protagonista e o tradicional formato teatral é transformado para o encontro, para a intimidade e o olho no olho. Há um convite para uma experiência sensorial entre os atores e o público. A pergunta que fica: “Será possível arvorecer?” A resposta: “Quem sabe hoje seja nosso dia de sorte.” O novo trabalho da Traço tem direção e palhaçaria de Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello, fundadores da companhia que atua desde 2001 e contribui significativamente com a cena catarinense. Em sua trajetória artística, a Traço investiga a arte da palhaçaria e do teatro de rua, na busca de uma linguagem própria, pautada no encontro entre atores e espectadores, estabelecendo uma relação livre, direta e potencialmente transformadora.

________________________________________________________________________

O BARÍTONO LULU SANTOS

Foto: Divulgação

Lulu Santos está de volta a Santa Catarina com novo show. Depois da estreia nos Estados Unidos, a turnê “Barítono” percorrerá os principais palcos do Brasil e neste sábado, 8 de julho, estará na Arena Opus.

No repertório, grandes sucessos e também recentes lançamentos do artista. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, comenta o artista, sobre o título da nova turnê. Os ingressos estão à venda pelo site uhuu.com.

________________________________________________________________________

O RETORNO DE ZULEIKA

Foto: Divulgação

Quem lembra da banda Zuleika & Os Confirmados? Da festa La Gonga? Do espetáculo Paraíba Woman? Quem estava em Florianópolis entre 2001 e 2013, provavelmente se lembra de algum deles. São todos trabalhos da drag Zuleika, uma figura meio punk, meio caricata, que ia do brega ao rock em segundos e tocava o terror por aqui, antes de termos toda a efervescência na cena drag e LGBTQIAP+.

E foi justamente motivado por esse cenário de pura diversidade que o ator Paulo Vasilescu decidiu trazer Zuleika de volta aos palcos da capital catarinense, depois de retornar de São Paulo, onde morou por quase uma década e se especializou em voz, tornando-se um destacado locutor publicitário no mercado nacional.

E a Zuleika voltou junto com ele! Hoje, quarta-feira, 05 de julho, tem estreia de Zurassik Park: um show inédito com humor, música e entretenimento que mistura stand-up, apresentações musicais, quiz e entrevistas.

A edição de estreia, no Bar Opium, ainda conta com a drag A Nova Hera (vencedora do Opium’s Drag Battle 2), como convidada especial, que também fará uma performance especial no parquinho da Zuleika.

O show começa às 21hs. Ingressos antecipados no site www.pensanoevento.com.br .

________________________________________________________________________

“AMOR, NEGRO AMOR”

Foto: Divulgação

“Amor, Negro Amor” é um espetáculo teatral musicado que aborda como principal questão a solidão da mulher negra. AOs epectadortes são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor. Cada música foi cuidadosamente composta pelo dramaturgo Emilio Pagotto para ilustrar o tema do amor negro e sua história. Um ponto importante a ser destacado é a utilização de objetos como baldes, latas, plásticos e ferros na sonoplastia, pensada e executada pelo artista visual e luthier experimental Fábio Marques para conscientizar o público sobre a importância da reciclagem e da preservação do planeta. No geral, o espetáculo Amor, Negro Amor é uma jornada emocionante pela história e cultura africana e afrodescendente, e uma celebração da beleza e do poder do amor negro.

“Amor, Negro Amor” tem direção de Lelette Coutto e texto de Emílio Pagotto e estará em cartaz nos dias 21, 22 de julho às 20 horas e no dia 23 de julho às 19 horas no Teatro Álvaro de Carvalho.

Os ingressos estão à venda através da plataforma Sympla.
________________________________________________________________________

UNIFEST E O TEATRO UNIVERSITÁRIO

Foto: Jerusa Mery

Sempre que surge um festival de teatro é uma alegria, porque ajuda a preservar uma das artes mais relevantes da cultura e que como sabemos também é uma das mais difíceis para se manter viva. E nesta semana será realizada a 1ª edição do Unifest – Festival de Teatro Universitário, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A programação do evento, que acontece nos dias 6 e de julho ( quinta a sexta ). As atrações, gratuitas e abertas à comunidade, são oferecidas no campus Itajaí e contam com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite.

O Unifest terá diversas manifestações artísticas, distribuídas por diversos espaços do campus. A abertura oficial do evento será na Galeria de Arte Univali, às 9h, quando será realizada uma performance artística do Grupo de Teatro da Univali (GTU) e uma apresentação do Coral Univali. No mesmo local, o público vai conferir a exposição “Ato, Mente e Voz”, que apresenta a história do GTU e ficará disponível no espaço até o fim do evento.

Outra atração que ocorre no primeiro dia do Festival é a estreia do espetáculo “Descarte da Companhia”, do GTU. Já na segunda noite do Unifest acontece a apresentação do espetáculo “Canções de Maralto”, da CIA Mosca, grupo de Florianópolis. As duas apresentações serão realizadas no Teatro Adelaide Konder, às 19h30.

________________________________________________________________________

ATACAMA EM FOTOS

Foto: Andrey Marcelo Allage

A Central de Vendas da construtora Plaenge, no bairro Atiradores, em Joinville, recebe mais uma exposição repleta de arte. A mostra reúne imagens assinadas pelo fotógrafo Andrey Marcello Allage, em viagens a San Pedro de Atacama, cidade chilena situada no deserto, a 2.500 metros de altitude, cenário de pedras, muita areia, rochas, vulcões e neve. A realização é da A.M.A. Photoart, de Joinville e a exposição pode ser vista na Rua Marajó, 286, bairro Atiradores.

________________________________________________________________________

CERÂMICA PARA TODOS OS GOSTOS

Foto: Divulgação

Fomentar a economia e apresentar trabalhos exclusivos em cerâmica. A partir de sexta, 7 de julho, até domingo, o MULTI Open Shopping promove, em parceria com o curador e ceramista Eduardo Sztejnsznajd, a primeira edição da Feira de Cerâmicas. Participam nesta primeira edição 19 ceramistas. Segundo Eduardo, o principal destaque são as peças exclusivas e artesanais. “Grande parte dos ceramistas, além de produzir materiais, são professores em ateliês e em outros espaços. Então, o público que passar pelos três dias da feira poderá encontrar uma variedade de peças e produtos diferenciados”, destaca o ceramista.

________________________________________________________________________

Fechando aqui a coluna de hoje e até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: