Portal Making Of

FESTIVAL CELEBRA A ARTE DE RUA EM FLORIANÓPOLIS “GALERIA A CÉU ABERTO”

Fotos: Divulgação

O Festival Street Art Tour, que transforma o cenário urbano, está de volta às ruas de Florianópolis. O  Street Art surgiu para celebrar a arte urbana em suas mais diversas formas de manifestação, como a pintura de murais artísticos e intervenções com lambe-lambe, apresentações musicais com shows de cantores, locais e nacionais, e apresentações de dj’s, além de batalhas de rimas de improviso e batalhas de danças urbanas. A intenção é destacar a importância de potencializar a ocupação do espaço público por essas formas de arte, que utilizam e ressignificam a rua como palco/galeria. Shows de nomes como Negra Li, Tássia Reis, Nelson Triunfo e Funk Cia buscam atrair o grande público para esse contexto e reforçar a potência que a arte de rua tem de oferecer o acesso de forma gratuita e democrática.

O Festival volta numa edição ampliada nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A Capital de Santa Catarina, conhecida internacionalmente pelas suas belezas naturais, agora também já é uma referência em arte urbana, alinhando-se ao movimento que ocorre em metrópoles brasileiras e de outros continentes. O Festival Street Art Tour (SAT), irá circular por diversas regiões da cidade e propõe conexões entre as pessoas e o seu entorno, um diálogo direto entre o fazer artístico e o seu propósito enquanto agente transformador. Assim, o SAT busca realizar o desenvolvimento de ações que contemplam intervenções artísticas como forma de valorizar a arte urbana e multiplicar o vínculo, na valorização diária deste tipo de manifestação em espaços públicos e de circulação da cidade.

O Street Art Tour surgiu da parceria entre o Studio de Ideias Produtora Cultural, dos sócios Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com o artista urbano Rodrigo Rizo. Na edição deste ano, o festival realizará novamente o walking tour com o Guia Manezinho (Rodrigo Stupp). São passeios gratuitos pela arte urbana da cidade. A novidade será o passeio Street Art Tour by Bus, com percurso de ônibus e permitindo também a acessibilidade de cadeirantes. Todos os passeios serão gratuitos, com inscrições antecipadas no perfil @streetarttourfloripa.  onde você encontra mais informações e toda a programação do festival.

________________________________________________________________________

“CULTURABERTA”  PREPARA ÚLTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL NO SUL DA ILHA

Foto: Pedro Malaman

O mês de novembro traz mais uma  edição do  Festival “Culturaberta”, numa prévia  do verão na Ilha de Santa Catarina. A  quarta e última edição do festival será realizada nos dias  25 e 26 de novembro e anuncia   atrações musicais inéditas. A programação conta com mais de dez shows, intervenções artísticas e exposição fotográfica e de artes visuais. Dois artistas nacionais se apresentam pela primeira vez na Capital: o cantor e compositor pernambucano JUBA, filho do músico Alceu Valença, e a cantora Ana Maria Carvalho (MA). Com entrada gratuita, o evento acontece no mesmo local das outras edições: Espaço Matura Floripa, no Campeche.

De acordo com a organização, serão  mais de 15 horas de música, dança, arte e cultura em dois dias. Como em todas as edições, o Festival inicia com atrações voltadas para o público infantil e segue com apresentações alternadas entre shows e intervenções artísticas dos alunos e professores das oficinas do Projeto Culturaberta.

“Chegamos ao fim do projeto que começou em abril deste ano e, neste Festival, vamos firmar uma vontade de ter as interações entre os shows e as oficinas do projeto com apresentações mais longas e com a participação dos professores das oficinas”, destaca Osvaldo Pomar, diretor artístico do Projeto Culturaberta. Toda a programação pode  ser conferida nas redes sociais do festival @projetoculturaberta . A entrada é gratuita nos dias  e para todas as atrações.

________________________________________________________________________

A DELICADA ARTE ORIENTAL

A Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte recebe a partir desta sexta-feira, 10 de novembro, a exposição “Pequeno Tratado Visual Sobre a Superfície”, da artista Nadir Ferrari. Com curadoria de Estela Camillo e Rainara Sofia, co-curadora de Joana Goulart e consultoria de Rosângela Cherem, a exposição individual apresenta uma seleção de quase 200 trabalhos realizados com a técnica do sumi-ê, uma tradição oriental que consiste na criação de imagens que captam a essência através da economia de traços.

As obras da artista são pintadas em folhas de papel de arroz, criando uma sensação de leveza e transparência em contraste com o forte preto das aguadas da tinta. Além disso, livros de artista formados por pequenos recortes do papel de arroz e que contam narrativas fragmentadas se utilizando da materialidade e tridimensionalidade, integram a exposição.

“Pequeno Tratado Visual Sobre a Superfície” poderá ser visitada gratuitamente até 15 de dezembro no Espaço Cultural Câmera Criativa que fica na Praça Getúlio Vargas, 158,  Centro de Florianópolis, com visitação de segunda a sábado.

Nadir Ferrari

________________________________________________________________________

“FOTONgrafias” PARA MEXER COM O CÉREBRO

Foto: Danísio Silva

FOTONgrafias é a nova exposição do fotógrafo Danísio Silva, que abre nesta sexta, 10  de novembro,  no Centro Integrado de Cultura (CIC),  em Florianópolis.  De acordo com Danísio a exposição traz fotografias que constituem parte de uma pesquisa que vem desenvolvendo, em que apresenta imagens completamente novas, onde propõe outras formas de olharmos e percebermos a fotografia. Ele não pretende uma mudança nos conceitos, mas uma reflexão sobre os mesmos, para debater questões que envolvem novas formas de expansão da consciência, levando a novas formas de percepção do real.

Para o fotógrafo a imagem é uma projeção da mente, da ideia (o idealismo de Platão), ou a representação de um objeto real (o realismo de Aristóteles), mas como a percebemos e a interpretamos dependerá daquilo que trazemos em nosso “banco de memória mental”. Segundo Danísio, por termos esse “banco”, nosso cérebro, de certa forma, “acostumou-se” a um nível de percepção “conformista”. Assim, no cotidiano, as imagens chegam à nossa mente e são por ela percebidas de forma “quase mecânica”. Frente a uma imagem nova, sem significado predeterminado, o cérebro sente o estranhamento, e precisa “movimentar-se” sair de sua zona de conforto para compreender aquilo que é novo – e tal processo permite uma “ampliação da capacidade cerebral de perceber”. É com base neste entendimento que Danísio vem realizando uma pesquisa com o propósito de discutir novas formas de se perceber a imagem. A exposição pode ser vista até o dia 03 de dezembro.

Fotos: Danísio Silva

________________________________________________________________________

CINEMA FRANCÊS EM DESTAQUE NA CAPITAL

Cena do filme “Crônica de Uma Relação Passageira”

Começa amanhã, quinta-feira, 9 de novembro, a 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis. Serão 19 filmes inéditos, dois clássicos e uma minissérie sobre Brigitte Bardot. O festival que é realizado em todo o país é hoje o maior  evento de obras cinematográfcias fora da França, com mais de 1 milhão de espectadores desde sua criação, segundo os organizadores.

Animação, drama, comédia, suspense e romance fazem parte da programação, com filmes recentes, que integraram e foram premiados em festivais como Cannes, Toronto e Biarritz. “Todos os anos exibimos a programação do Festival Varilux de Cinema Francês no Paradigma Cine Arte. Temos muito orgulho dessa parceria que se fortalece a cada ano, e pela oportunidade de sediarmos, em Florianópolis, este evento de grande referência em todo o país, com filmes de altíssima qualidade para todo o público catarinense”, afirma o diretor do Paradigma Cine Arte, Felipe Didoné.

Na sessão de pré-estreia, hoje, quarta-feira, 8 de novembro, para convidados, será exibido o filme “Crônica de Uma Relação Passageira”, que também estará  sendo reexibido durante o festival.  Confira a programação completa com todos os filmes e horários das sessões no  @paradigmacinearte  pelo instagram  ou no site https://paradigmacinearte.com/.

________________________________________________________________________

TEATRO PARA TODOS NO FECHAMENTO DA TEMPORADA DO DROMEDÁRIO LOQUAZ

Foto: Mauricio Garcias

No teatro o destaque é para o circuito de apresentações do Grupo de  Teatro Dromedário Loquaz,  de Florianópolis. Depois de percorrer o estado, o grupo  fecha a temporada em São José, no próximo final de semana, dias 11 e 12 de novembro, no Theatro Adolpho Mello. Em cena  os espetáculos “A mulher do general e a outra”, no sábado (11), às 20h, que aborda a temática do patriarcado através de uma narrativa intensa e permeada por músicas executadas ao vivo. No domingo (12), às 16h, será apresentado o infantil “O Pequeno Príncipe”, com uma linguagem poética e metafórica, para crianças de todas as idades.

Os espetáculos foram apresentados em Joinville, Florianópolis, Lages, Concórdia, Alto Bela Vista, Itajaí e Capivari de Baixo, e fazem parte do projeto O Dromedário Loquaz Circulação Teatral SC. Para as apresentações no Theatro Adolpho Mello, os convites estão sendo disponibilizados gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo de São José através de nome na lista pelo WhatsApp (48) 98419-7963, limitado a 50 ingressos. No dia do evento, serão distribuídos 50 ingressos no local, uma hora antes das apresentações.

_______________________________________________________________________

OS SHOWS DO TUM FESTIVAL NA SEMANA

João Bosco (Foto: Sandra Puentes)

O Tum Festival  segue em Florianópolis até o dia 12 de novembro (domingo), com grandes shows nacionais e ampla programação que inclui showcases, debates, palestras, workshops e rodada de negócios, somando mais de 100 atividades e reunindo cerca de 200 artistas. Entre as atrações, João Bosco, Lenine e Àttooxxá, além de profissionais de diferentes segmentos do mercado da música de todo o Brasil e comitivas internacionais de Portugal, Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia, Noruega, França, México, Chile e Guiné.

Entre os shows nacionais,  amanhã,  quinta-feira (9), João Bosco retorna ao Tum com o show “Abricó-de-macaco”, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 21h. Já Lenine apresenta pela primeira vez em Florianópolis o espetáculo “Rizoma”, na sexta (10), dividindo o palco com o filho, Bruno Giorgi, também no Teatro Ademir Rosa, com duas sessões, às 18h30 e às 21h. Os ingressos para os shows de João Bosco e Lenine estão à venda pela blueticket.  A programação completa do Tum Festival, com todas as datas e horários, pode ser conferida no site tumfestival.com.br.

Lenine e Bruno Giorgi (Foto: Divulgação)

________________________________________________________________________

O ROCK DO PARALAMAS E HUMBERTO GESSINGER

Paralamas do Sucesso (Foto: Divulgação)

Dois nomes de peso do rock nacional, Os Paralamas do Sucesso e Humberto Gessinger, se apresentam na Arena Opus, em São José, na Grande Florianópolis, no  dia 11 de novembro (sábado). Os Paralamas do Sucesso voltam a Santa Catarina para apresentar a turnê “Paralamas Clássicos”, em que olham para a própria história sob o filtro dos sucessos. O show traz faixas que passam por toda a carreira da banda, numa viagem que começa pelo disco de estreia, “Cinema Mudo” (1983), e passa pelo mais recente álbum, “Sinais do Sim” (2017). O trajeto entre um ponto e outro é a história dos Paralamas contada em forma de música.

Outro veterano do rock nacional, o cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor Humberto Gessinger traz à Grande Florianópolis seu novo show, “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, homônimo ao mais recente álbum do artista, lançado em setembro.

Prestes a completar 60 anos e com quase quatro décadas de estrada, Gessinger apresenta faixas do novo trabalho e também clássicos de todas as fases da carreira, como “Infinita Highway”, “Refrão de Bolero” e “Terra de Gigantes”.

Os ingressos para os  dois  shows estão à venda no site uhuu.com .

Humberto Gessinger (Foto: Divulgação)

________________________________________________________________________

Até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: