Portal Making Of

FESTIVAL CELEBRA A DIVERSIDADE EM FLORIANÓPOLIS

Eventos que celebram a diversidade são sempre muitos bem vindos, porque além de reunir a comunidade em torno das arte e da cultura, mantém de pé a luta pelo respeito, igualdade, inclusão e combate à homofobia, entre tantos outros temas pertinentes, porque são questões que sempre terão que ser discutidas e mantidos os alertas para evitar retrocessos.

A região da Escadaria do Rosário, importante ponto de encontro no centro de Florianópolis, será tomada pelas cores da diversidade neste sábado, 24 de junho, com a realização da primeira edição da Cuir Fest – Festival de Cultura LGBTQIAPN+.

Idealizado pela BAPHO Cultural, o evento contará com o protagonismo de grandes artistas de Santa Catarina, que irão se apresentar em três diferentes palcos, contemplando apresentações de Drag Queens, performances de Vogue, shows musicais e discotecagem, além de oficinas temáticas, mostra de cinema, exposições de arte, feira de empreendedores e programação para o público infantil.

“A Cuir Fest será um espaço de valorização, reconhecimento, acolhimento e divulgação da Cultura Queer produzida na Grande Florianópolis. Além disso, um evento desse porte acontecendo no mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é emblemático, visto a necessidade de ampliarmos o debate acerca de políticas públicas para a comunidade, visando maior qualidade de vida e redução da violência”, destacam Arthur Gomes e Thomas Dadam, organizadores do festival.

Arte e os artistas do festival (Fotos: Divulgação)

 

O ROTEIRO DO FESTIVAL

O itinerário do Cuir Fest começará às 10h, com atrações especiais no Palco FairyLand. Por lá acontecerá uma série de atividades exclusivas para o público infantil, incluindo contação de histórias com Lady de Rosas e Aline Paddle, seguida por uma apresentação teatral com o palhaço Jubi. O ambiente terá ainda oficinas de cupcakes, pintura facial e de bambolê, e será o ponto de partida para um passeio guiado pela icônica Drag Suzaninha, com destino à exposição referente ao mês de orgulho LGBTQIAPN+, na Casa Frisson.

A Casa Frisson será o local da Feira de Empreendedores e da exposição de artistas, além de uma sessão especial da Mostra Transforma de Cinema. E a partir das 22h abre suas cortinas para apresentações de Vogue da Casa das Feiticeiras, do Cabaré Drag e das discotecagens de Yoko, Xica Rica e Melina Petit.

E no Palco Simple Organic a música dará o tom, com shows e performances começando às 15h, sob o comando de Lirous K´YO, Jehnny Glow, Rizzih, Julie Rios, Rohma, Jesus Lumma e DJ Augu. A participação no festival é gratuita, exceto para as apresentações de Vogue, Drag e DJ´s na Casa Frisson, com couvert artístico de 20 reais. Mais informações pelas redes sociais do festival @cuirfest

Elenco plural (Fotos: Divulgação)

________________________________________________________________________

HOMENS PINK VOLTA À CENA EM FLORIPA

Ator Renato Turnes em “Homens Pink”

O ator Renato Turnes volta aos palcos de Florianópolis com o espetáculo Homens Pink durante o mês do Orgulho LGBTQIA+. As três sessões gratuitas serão nesta semana, nos dias 23, 24 e 25 de junho no teatro do Sesc Prainha, em Florianópolis.

Homens Pink foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes, e na peça, o ator Renato Turnes apresenta narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais. Nesta temporada a apresentação da sexta-feira, dia 23 de junho, será acessível com intérprete de em Libras. O início será às 20h, mesmo horário do sábado, dia 24. Já no domingo, o espetáculo começa às 19h e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

O espetáculo é uma das ações que integram o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com. As ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida @protecaounidasj que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.

________________________________________________________________________

AÇÕES CONTRA O RACISMO

O Instituto Liberdade e a Escola Olodum Sul, com sede em Florianópolis, realizam nesta sexta, 23 de junho, o Quinto Fórum de Violência Urbana, com a palestra do promotor de justiça Jádel da Silva Júnior. O evento tem como lema “Juntos no combate ao racismo e toda forma de descriminação correlata”. Durante o fórum será assinado o Protocolo de Ações Conjuntas entre o Ministério Público, Instituto Liberdade e a Escola Olodum Sul. O evento começa às 20 horas, na sede da escola, no Bairro Jardim Atlântico,no Continente.

 

________________________________________________________________________

OSSCA IRON MAIDEN

Banda Steel Maiden (Foto: Divulgação)

Vai ter rock na Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca). Nesta sexta, dia 23 de junho, a Ossca apresenta o Especial Sinfônico Iron Maiden, com a participação especial da banda Steel Maiden. A banda de Florianópolis foi fundada há mais de quatro anos. “Temos repertório repleto de clássicos atemporais, que abrange desde os primeiros álbuns até os mais atuais, que marcaram e continuam marcando gerações de fãs da Donzela de Ferro”, descreve Irineu Antonio, vocalista da banda. The Trooper, Wasting Love, The Number of the Beast e Fear of the Dark são alguns dos sucessos que serão executados no dia 23.

Irineu conta que o convite da Ossca deixou os integrantes da Steel Maiden “eufóricos”. Segundo ele, realizar um evento sinfônico sempre foi um objetivo da banda, principalmente, por segundo ele, nunca foi executado nada parecido em Santa Catarina.

O Especial Sinfônico Iron Maiden tem direção artística e regência do maestro José Nilo Valle e arranjos de Bruno Arceno. O show faz parte da temporada comemorativa dos 30 anos da Ossca, que tem agendada o Especial Sinfônico Queen para o dia 27 de julho, também no teatro do CIC.

O espetáculo desta sexta começa às 20 horas e os ingressos podem ser adquiridos em https://www.ossca.com.br/ ou pela plataforma Sympla.

Maestro José Nilo Valle e Ossca (Foto: Divulgação)

________________________________________________________________________

CAMERATA NO UNIVERSO GAMER

A Camerata Florianópolis inova mais uma vez e traz ao público a música do universo dos games. Com a regência do maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata vai reviver os grandes clássicos do mundo gamer dos anos 80 e 90 em seu novo projeto, o “Game in Concert”. O espetáculo desafiador tem arranos especiais de Luiz Gustavo Zago.

O show é composto por um repertório gamer exclusivo, com arranjos que caminham desde jogos tradicionais aos mais modernos, entre eles estão: Tetris, Top Gear, Street Fighter, Warcraft, Dragonborn, Fortnite, e o grande sucesso que se tornou um ícone da cultura pop, o Super Mario Bros.

“Game in Concert” é um projeto idealizado pelo pianista e compositor Luiz Zago, que já passou por palcos renomados como o Allianz Parque e Arena Jeunesse, durante a Game XP de 2019, e que contempla o universo gamer, tão vasto e tão rico de música, e que abarca uma legião de fãs.

“Desde os jogos mais antigos, em que as trilhas eram produzidas com sintetizadores e sons eletrônicos, até os games mais atuais, que são mais sofisticados e gravados com trilhas orquestrais, tudo combina. E é isso que o espetáculo mostra”, explica Zago.

Com produção de Maria Elita Pereira e direção artística do maestro Jeferson Della Rocca, o espetáculo apresenta vários elementos novos para a música erudita. “A Camerata sempre busca resultados inusitados e diferentes para o público e nesse universo encontramos uma variedade muito grande de possibilidades. E estamos motivados para mais esse desafio”, completa o maestro Della Rocca.

O espetáculo será apresentado no dia 30 de junho, a partir das 20h30, no Teatro do CIC, em Florianópolis. Os ingressos já estão disponíveis no site Blueticket.

________________________________________________________________________

“BIOMAS” E AS FORMAS DE MORAR

Espaço inspirado na Caatinga

O arquiteto Rafael Bohrz mostra na Evah Home, showroom de móveis localizado no Shopping Casa & Design, em Florianópolis, um pouco do seu trabalho inspirado nos biomas brasileiros. O amor pelos animais fez com que o arquiteto pensasse em seguir a carreira em biologia quando criança. Os anos passaram e com eles as decisões tomaram outro rumo, como a arquitetura. Ele recorda do momento em que, ao projetar soluções para um projeto de interiores, se deu conta que estava no caminho certo da realização profissional. “Nada melhor do que trabalhar com vida como as plantas e seus mini-ecossistemas”, conta Rafael Bohrz.

“O conceito de Design Circular me impulsionou a olhar para os desperdícios com outros olhos, os quais me tiraram da zona de conforto para ativar a criatividade a partir destes resíduos descartados. Este ano com a renovação da loja alinhada a outro conceito, utilizei materiais em desuso nas ambientações”, explica o arquiteto.

Arquiteto Rafael Bohrz (Foto: Mauricio Cardoso)

________________________________________________________________________

“O DIA QUE DEU PEIXE”

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) recebe de 26 de junho a 24 de julho a exposição “O dia que deu peixe”, de Sérgio Giron, que retrata imagens da pesca artesanal em Florianópolis.

A exposição fotográfica é uma narrativa visual que rememora e procura deixar vivo na história o dia em que mais peixes foram capturados em um lanço na praia do Campeche, em Florianópolis. Em 28 de junho de 2018, a canoa “Carrochinha”, do antigo rancho do seu Chico, hoje rancho do Fábio, capturou 6.620 tainhas sob o comando do patrão Amilton. Uma data histórica para aqueles que cultivam e mantêm a tradição da pesca artesanal.

Alegria e felicidade estão nos rostos de todos que participaram desta histórica jornada e foram retratados por Giron: patrão, remeiros, chumbeiros, camaradas e população que esteve presente em algum momento deste dia em que, devido à quantidade de peixes, a pescaria durou cerca de 12 horas. A exposição procura contribuir para a preservação da memória e a valorização desta importante atividade pesqueira artesanal da cidade de Florianópolis.

A visitação é gratuita e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no hall da Biblioteca.

Fotos: Sérgio Giron

________________________________________________________________________

E vamos ao inverno que começa hoje, que eu sempre considero especial porque ele acontece de forma mais intensa no Sul, ou seja, temos um pedaço do nosso lindo e diverso Brasil que em muitos dias ganha moldura branca e isso, com raras exceções, só por aqui mesmo. Mas sempre é bom lembrar que o inverno é traiçoeiro para quem não tem como se agasalhar e alimentar. Então, vamos praticar a bondade! Até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: