Portal Making Of

FESTIVAL DE ARTE TRANSFORMA A PAISAGEM DE FLORIPA

Quem vive em Florianópolis, ou já visitou a cidade, certamente já contemplou, fotografou as fachadas e muros de edificações com pinturas impactantes das quais é muito difícil desviar o olhar. Desde que essa linguagem artística foi incentivada, através do projeto chamado Street Art Tour, as obras em pontos estratégicos têm agregado destaque e projeção para a cidade e também para o trabalho desses diversos artistas. Agora, com mais intervenções artísticas em andamento, a Capital de Santa Catarina segue uma tendência que já é uma realidade em várias partes do mundo, onde a arte é incorporada ao cotidiano da população.

Fomentar a produção de arte urbana e reforçar a importância dessa linguagem artística como expressão cultural. Este é um dos objetivos do Street Art Tour, que surgiu da parceria entre a Produtora Studio de Ideias, dos sócios Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com o artista urbano Rodrigo Rizo.

O Festival Street Art Tour irá realizar, neste mês de novembro, diversas intervenções artísticas em pontos na região do Centro Leste de Florianópolis, mais precisamente  no centro  histórico. As intervenções estão marcadas para os dias  18, 19 e 20 de novembro.

O Festival Street Art Tour 2022 propõe conexões entre as pessoas e o seu entorno, sendo via direta entre o fazer artístico e o seu propósito enquanto agente transformador. Diferentes públicos e olhares são contemplados pela arte urbana, que provoca questionamentos e sensações em pessoas  de diferentes idades, raças, gênero e classes sociais. Assim, o festival busca realizar o desenvolvimento de ações que contemplam intervenções artísticas como forma de valorizar a arte urbana e multiplicar o vínculo na valorização diária deste tipo de manifestação em espaços públicos e de circulação da  cidade.

Sempre é bom lembrar quem incentiva. O Festival Street Art Tour tem o patrocínio da Coral Tintas, Prefeitura Municipal de Florianópolis – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. O apoio cultural é da APCEFSC, Brognoli Negócios Imobiliários, CDL Florianópolis, Elite Hotel, Cambirela Hotel, High Tech, Corporate Park, Fiori Empreendimentos, Hotel Valerim Florianópolis, Santa Rita Materiais Elétricos e Unicred Florianópolis. Apoio Colormar, CFL, Innbox Hotel & Hostel e Wanted. A coordenação é da produtora Studio de Ideias.

Fotos/ RAFAEL FOTOGRAFIA

_____________________________________________________________

 

GASTRONOMIA NAS ALTURAS

Vem da Bélgica a novidade em atração na gastronomia que pela primeira vez estará em Santa Catarina, mais especificamente em Balneário Camboriú.

É a proposta do “Dinner in the Sky”, uma plataforma gastronômica nas alturas que recebe renomados chefs do mundo todo e que por aqui será comandada pelo chef Renato Machado.

Sempre lançando tendências e recebendo novidades, Balneário Camboriú entra na rota de  cidades como Dubai, Las Vegas, Paris, Bruxelas, Atenas, Londres, Shanghai, Tokyo, São Paulo e Rio de Janeiro, que já receberam a plataforma, hoje presente em mais de 70 países. A plataforma será instalada na Rodovia Interpraias, a 50 metros de altura, antes da Praia de Laranjeiras.

Criada e produzida pela Benji Fun, na Bélgica, a plataforma possui certificação de segurança e tem capacidade para 22 pessoas.

A estrutura irá funcionar a partir de 13 de janeiro, aos finais de semana, com opções de brunch, almoço, coquetel, sunset, jantar e night session; com durações entre 40 e 70 minutos.  Mais informações pelo site www.dinnerinthesky.com.br .

Fotos/DIVULGAÇÃO

_________________________________________________

 

MART´NÁLIA e CAMERATA

Foto/DIVULGAÇÃO

Está chegando a 5ª edição do TUM Festival que vai reunir shows nacionais, bandas independentes, palestras e workshops culturais. A programação acontece de 10 a 15 de novembro em Florianópolis. Com o tema “Escute o seu coração”, os cinco anos do festival serão comemorados de maneira especial. Mart’nália faz espetáculo inédito com a Camerata Florianópolis no dia 11 de novembro, sexta-feira, às 21 horas, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura. A programação completa do TUM Festival e como  adquirir ingressos no www.tumcult.com.br.

___________________________________________________

 

A JORNADA DE FAHIM

JOÃO PINA – foto/DIVULGAÇÃO

Nascido em Fortaleza, no Ceará, e morando desde os três anos de idade em Florianópolis, João Pina, acaba de lançar o livro “A Jornada de Fahim”.

A publicação, com 230 páginas, começou a ser escrita em 2018 e  marca a estreia do autor na literatura. “A literatura sempre esteve presente em minha vida e os livros de ficção fizeram parte da minha infância e adolescência”, conta o escritor que se divertia com as aventuras de Harry Potter e adora desvendar mistérios junto aos personagens de Dan Brown.

A obra narra a história de Fahim, um adolescente de 15 anos que vive no Afeganistão e decide abandonar o mundo que conhece para ir em busca da salvação de sua irmã mais nova, que foi diagnosticada com um câncer raro. A manobra que deve fazer é arriscada, mas a única que vê possível para reunir o dinheiro necessário para salvar o tratamento da irmã: migrar para a Inglaterra. Fahim se junta a outros garotos no percurso, mas os desafios são inúmeros: travessias por montanha e mar até alcançar o seu objetivo.

“É uma história que nos convida a refletir até onde somos capazes de ir para salvar aqueles que amamos”, descreve o autor.

________________________________________________

 

VOZES CATARINENSES NO ESPECIAL “SANDY & JÚNIOR”

AMANDAH AMANCIO E CADU DUARTE

Depois do sucesso da primeira noite, o Franz Cabaret mais uma vez será palco do “Especial Sandy & Júnior”. Os cantores catarinenses Amandah Amancio e Cadu Duarte apresentam no próximo dia 14 de novembro uma sessão extra do show que foi sucesso em sua estreia no início do mês.

No repertório as músicas de maior sucesso da dupla, interpretadas por uma banda de peso com músicos consagrados de Florianópolis.

Um show imperdível feito pra quem é fã e cresceu ouvindo a dupla inesquecível. Informações e ingressos no site www.pensanoevento.com.br .

______________________________________________________

 

NA CONTRAMÃO DA HARMONIA ESPERADA

GABRIEL BAZT

O fotógrafo e artista audiovisual Gabriel Bazt está lançando o livro Cidade Plural. A publicação reúne retratos de cidadãos de Joinville e apresenta uma síntese da diversidade etnográfica da sua população. São 120 retratos de joinvilenses nativos ou não, fotografias em preto e branco produzidas com o mesmo padrão de iluminação, composição e enquadramento para que apenas a fisionomia das pessoas retratadas distinguisse uma imagem da outra. Os textos de Gleber Pieniz e a curadoria de Giane Maria de Souza completam a publicação, propondo um panorama crítico das diferenças étnicas, econômicas e culturais que caracterizam a população de Joinville na contramão do senso comum que acredita em uma cidade socialmente homogênea, formada por processos históricos harmoniosos.

Publicado pela Editora Areia, o livro Cidade Plural tem 146 páginas e os 100 primeiros exemplares foram distribuídos gratuitamente para escolas, faculdades, órgãos governamentais, centros culturais, entidades assistenciais e associações comunitárias com bibliotecas abertas ao público. Em novembro e dezembro, o projeto cumpre uma agenda de lançamentos e exposições em shopping centers e livrarias de Joinville.

Fotos/GABRIEL BAZT

______________________________________________________

 

SURF COWBOYS

Honda XR650

Abre hoje, 09 de Novembro, no Multi Open Shopping, no Rio Tavares, a exposição “Surf Cowboys”. Cinco motos customizadas pela NASB, “Not a Standard Business”, grupo que reúne apaixonados por motos, fundada por Pedro McCardell participam da mostra. Segundo McCardell, um entusiasta de motocicletas desde a infância e que já realizou travessias nas Américas e Europa, em longas expedições solitárias, as motocicletas em exposição são todas da categoria enduro/trail. Uma delas é a Suzuki DRZ400, moto japonesa feita para corridas e enduro, e que teve pouquíssimas unidades vindas para o Brasil. “Além de serem pouquíssimas, apenas algumas unidades delas puderam ser emplacadas, seguindo as normas de trânsito. A que vai estar na exposição foi batizada de Mary Shelley, em homenagem à escritora inglesa, autora de Frankenstein, em 1890”, destaca o empreendedor, alpinista e filmmaker, que estudou literatura inglesa em Oxford.

Outra moto em exposição é uma Suzuki DR350, é de enduro e foi customizada para lembrar uma Café Racer de Cross. “Essa foi batizada de Mallory Knox, em homenagem ao filme Natural Born Killers, e é um dos ícones da nossa frota. Uma moto muito estilosa e rápida, mas não muito confortável. Seu torque não permite erros e já derrubou alguns entusiasmados”, compartilha McCardell. Integra ainda a mostra, uma Honda XR650, que talvez seja a única unidade no Brasil. Pertencente ao membro do NASB William Melilli, a moto que veio da Argentina na década de 90 era utilizada no Rally Paris Dakar e é uma celebridade entre essas máquinas. Vinda do país vizinho, a motocicleta, que possui um estilo bem agressivo de pilotagem, foi batizada de Evita Perón. Além das citadas aqui, outras motos estão na exposição e com suas diferentes histórias.

O MULTI Open Shopping fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h e nos domingos e feriados das 12h às 20h, com entrada gratuita.

PEDRO McCARDELL

___________________________________________________

 

ELAS TEM MÚSICAS NOVAS

JOANA CASTANHEIRA e BRUNA NOGUEIRA – Fotos/CASAFRISSON

Duas cantoras com carreira de expressão na música catarinense lançam novos trabalhos essa semana. Nesta quinta, dia 10 de Novembro, Joana Castanheira lança mais uma música de seu álbum com releituras do pagode, com oito músicas. A nova canção é ” Perdão, Amor. Eu errei”.

Já na sexta, Bruna Nogueira lança o EP “Primeiro”, álbum de estreia com seis músicas inéditas e autorais. Abaixo músicas das duas artistas:

________________________________________________________

 

SORRISO NEGRO

A artista visual Dayse Américo acaba de abrir uma nova exposição em Florianópolis, “Sorriso Negro”. A Exposição traz a alegria de um sorriso negro! Um sorriso que representa resiliência, amor, determinação e acima de tudo bondade. Por meio da estética, trazendo a força de um povo, que incansavelmente busca e constrói um mundo melhor, igualitário e digno para todos, descreve a artista que começou a carreira na arte em 2014.  Dayse já expôs em diversos espaços na Grande Florianópolis, com destaque na Casacor 2017 e 2018, com mais de 10 obras, incluindo nas revistas Casacor e SuaCasa. Foi ela também que pintou a obra histórica que marcou a reabertura da Ponte Hercílio Luz (2019), entregue no ato da solenidade.

A atual exposição, “Sorriso Negro” está no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, até o dia  20 de dezembro.

Obras da artista DAYSE AMÉRICO

_________________________________________________________

 

Bom tudo pra todo mundo!

Até a próxima semana.

No instagram @anselmoprada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: