Portal Making Of

FESTIVAL WE LIGHT FLORIPA, LUZES E CORES PARA A CIDADE BRILHAR

Foto/ MHIRLEY LOPES

O Centro Histórico de Florianópolis está cada vez mais se transformando no local dos festivais de arte que estão mudando a cena urbana da cidade.

A cada semana um evento novo vai deixando Floripa com ares internacionais. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, próximo final de semana, será a capital das artes visuais, das luzes e da tecnologia. Os principais prédios históricos do entorno da Praça XV de Novembro serão transformados em telas para projeções mapeadas e instalações de luz durante o We Light Floripa. Entre os nomes de referência na cena nacional e internacional estão o VJ Spetto, Vinícius Luz e Leandro Vigas.

Além das projeções na fachada do Palácio Cruz e Sousa e do prédio da Superintendência do Patrimônio da União, serão realizadas instalações de luz no jardim do Palácio. O projeto apresenta ainda uma mostra de projeção mapeada no prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, no Largo da Catedral. Vale destacar que no Largo da Catedral também serão realizadas Jam Sessions com VJs e DJs convidados.

No domingo (27/11), o festival terá programação no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): um espetáculo de Live Cinema com o artista Bruno Bez e três expoentes do selo The Sound of Space: Obutuso, Newoas e Diogo de Haro.

O We Light Floripa foi idealizado para ser uma grande exibição a céu aberto de obras de arte que usam novas mídias como suporte, inspiradas nas problemáticas do mundo contemporâneo. Ao unir arte, tecnologia, arquitetura e projeção de luz em formatos variados, o projeto é inédito por instigar artistas a experimentarem outros modos de expressão e, principalmente, por chamar atenção das novas gerações para as artes visuais.

O projeto piloto foi idealizado ainda em 2018 por Tailor Morais, diretor de programação da Marte Cultural, produtora da Capital responsável por alguns dos principais projetos culturais e gratuitos da cidade. Na parceria, Bruno Bez, artista catarinense que já apresentou obras em vários países e que ao longo da carreira desenvolveu uma privilegiada rede de contatos com artistas de vanguarda nas artes digitais.

E olha que inovador, as atrações do festival são acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva. Quase toda a programação guiada da Mostra de Projeção Mapeada terá tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) em todos os locais do festival. Toda programação está em https://marte.art.br/welight/ e no instagram @welightfestival.

Importante, mesmo se chover o festival será realizado.

Fotos/ MHIRLEY LOPES, PROJETEMOS e DIVULGAÇÃO

Também no festival, a artista visual Anna Moraes vai apresentar a instalação Desenhos Vaga-Lumes, proposta que simula a luminescência dos insetos e sugere um desenho ampliado de suas trajetórias no espaço. O trabalho é realizado por LEDs brancos acionados por programação de computador.

Esta proposta baseia-se na pesquisa e investigação sobre o desenho contemporâneo, a sua relação com o espaço e a natureza. Quem nunca encontrou um vaga-lume e sentiu nostalgia dos tempos de infância em que esses insetos eram facilmente observáveis? O que aconteceu com os vaga-lumes em um mundo que poluiu as águas subterrâneas em nome do progresso e saturou as paisagens urbanas com outdoors? São as reflexões de Anna Moraes.

Os vaga-lumes de ANNA MORAES

_______________________________________________

 

A PRESENÇA PRETA NA TV REGIONAL

Foto/DIVULGAÇÃO

O mês de novembro é marcado pela luta contra o racismo, a luta da consciência negra, que na verdade é diária e interminável, porque todos os dias um negro tem que lembrar dos seus direitos. A Mídia Ninja, plataforma difgital que da vibilidade e apoio a produtores de conteúdo negro, trouxe em destaque essa semana matéria especial sobre a união de cinco jornalistas negros da NSC TV, afliada da Globo, na narração de conteúdos especiais  que foram exibidos no Jornal do Almoço  para marcar o Dia da Conciência Negra.

À frente da iniciativa o multi produtor de conteúdos, o comunicador Edsoul, que faz de sua vida uma missão em defesa dos direitos negros.

Abaixo reproduzo o texto escrito pelo próprio Edsoul sobre esse momento histórico na televisão regional:

“Salve, amados! Vou tentar ser breve, apesar de estar com o coração pulando pela boca. Quem me conhece, sabe que há muitos anos tenho batalhado para que o nosso espaço na mídia, no telejornalismo e, também, nos palcos, seja cada vez mais ampliado. Sim, eu sempre fui um militante da causa negra! Mesmo sendo o único em muitos espaços, mesmo não sendo o primeiro preto a ocupar um lugar de destaque no meio, me vi, por muito tempo, sozinho sendo combativo e evidenciando os nossos. Com muito esforço, sobretudo de pessoas também engajadas na busca incessante por estarmos mais presentes nestas fábricas doidas de informação, notícia e entretenimento, começamos a ter resultados positivos. A passos lentos, é verdade. Ainda assim, são avanços inegáveis. Em 2022 completo 22 anos de relacionamento com a maior empresa de comunicação do nosso estado. Depois de muitos flertes, paqueras e ficadas, assumimos o casamento (contratação definitiva), oficializado há 11 anos. Hoje, 19 de novembro de 2022, é a primeira vez desde que estou lá, que não farei um material sozinho sobre o tão esperado mês/dia da consciência negra. Isso mesmo. Eu não farei sozinho!

Desta vez, seremos cinco irmãos, todos pretos, no Jornal do Almoço, interpretando um texto reflexivo e alusivo à data, que nós aprendemos o quanto é (por nós), e deve ser respeitada por todos. Meu coração explode de felicidade com vocês, os irmãos Carol Fernandes, Cristiano Gomes, Lucas Bello e Deivide Sacramento. Salve Zumbi! Salve Dandara! Salve nós, que não desatamos”.

_______________________________________________

 

STOP CATAR, OLHE PARA O MUNDO!

Fotos/DIVULGAÇÃO

A mídia internacional tenta criar um clima em favor do Catar, mas a Copa mal começou e a cada dia os argumentos em defesa da monarquia absolutista fica mais complicada. Proibir bebida alcoólica até que passa, dentro de tantas polêmicas, embora combinação futebol e cerveja faça parte da história das copas. Mas a engrenagem do país do deserto é tão emperrada com a evolução do mundo que a lista de atrasos só aumenta a todo instante.

A última arbitragem contra o mundo foi a proibição das seleções usarem em campo as braçadeiras criadas para chamar atenção dos direitos LGBTQIA +, algo que a grande maioria dos jogadores  queriam muito, para mostrar  a força deles na defesa e respeito às questões de gênero. Não conseguiram marcar esse gol completo, mas em alguns confrontos os jogadores trocaram a braçadeira pelo gesto de se ajoelhar em campo antes do começo de cada jogo, uma forma de manter o protesto, que também é usado para chamar atenção do racismo.

Com saídas criativas, os manifestantes e apoiadores conseguem furar o bloqueio ditador e levar às ruas o manifesto ancorado no arco-íris. A Pantone, a principal marca de cores do mundo, lançou na véspera da abertura da copa uma bandeira branca da luta LGBTQIA +, com a substituição das faixas coloridas pelos códigos que representam cada cor da bandeira original, símbolo da luta pela diversidade de orientação sexual. A iniciativa é uma parceria  com a instituição Stop Homofobia.

Não bastasse tanta intolerância, as autoridades do Catar confundem a bandeira de Pernambuco, que tem uma faixa nas cores do arco-íris, com a bandeira LGBTQIA+, retirada das mãos de um jornalista pernambucano. Além do preconceito, a ignorância do Catar não sabe e nem procura saber as diferenças entre uma bandeira e outra.

No fundo o Catar consegue mesmo é se revelar ao mundo, quem sabe com tantas tentativas de quebras de dogmas e as manifestações mundo afora, o país aprenda um dia a conviver com as diferenças.

Fotos/DIVULGAÇÃO

___________________________________________________

 

DOBRADINHA DOS GRANDES DO SAMBA  

Foto/MARCOS HERMES

O Hard Rock Live Florianópolis recebe neste sábado (26) dois grandes nomes do samba: Alcione e Diogo Nogueira. As duas apresentações, que ocorrem na mesma noite, prometem reunir muitos fãs dos artistas e da música brasileira. A cantora Alcione chega com o álbum “Tijolo por tijolo”, último lançamento da sambista. “Tijolo por Tijolo” é o 42º álbum de Alcione, em quase 50 anos de carreira  da sambista. No roteiro do show, além de músicas do novo álbum, Marrom também cantará grandes sucessos como “A Loba”, “Estranha Loucura”, “Meu Ébano”, “Você Me Vira a Cabeça” e “Não Deixe o Samba Morrer”.

Foto/ GUTO COSTA

O cantor e compositor Diogo Nogueira garante a dobradinha, com a apresentação do projeto “Samba de Verão”, indicado a melhor álbum de samba/pagode na 22ª edição do Grammy Latino, de 2021. O show traz um repertório com músicas desse álbum que já se tornaram sucesso, como “Bota Pra Tocar Tim Maia” , “Ouro da Mina”, além da nova parceria de Diogo e Moacyr Luz , “Cadê?”.

Ainda no repertório, “Andança”, uma homenagem a Beth Carvalho, e “Espelho”, de seu pai João Nogueira. Sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu” também estarão presentes. Os ingressos estão disponíveis no site uhuu.com.

_____________________________________________

 

OS NÓS DA LÁPIS DE SEDA

A Cia de Dança Lápis de Seda está em turnê com o CIRCUITOS IDC – Programa de Integração e Descentralização da Cultura e vai apresentar a intervenção artística “NÓS”, com  10 espetáculos em cidades da região Sul de Santa Catarina. NÓS é um trabalho híbrido, com linguagem audiovisual e performance cênica presencial, resultado de uma criação coletiva dos bailarinos da companhia, com direção da coreógrafa e educadora Ana Luiza Ciscato. Todas as apresentações são gratuitas, começaram na última segunda-feira (21/11) e encerram na sexta-feira (25/11).

“NÓS” aprofunda a investigação sobre aspectos que dizem respeito ao universo subjetivo dos bailarinos e bailarinas da companhia Lápis de Seda, trazendo à cena angústias, preocupações, insights e descobertas relacionadas às suas vivências cotidianas. Nós, de coletivo, dos desafios da vida em sociedade; Nó de amarrar, de se entrelaçar, de dar  um nó na cabeça.

A Lápis de Seda é uma companhia composta por bailarinos com e sem deficiência intelectual e múltipla, que busca a inclusão por meio da arte, com a dança como ferramenta essencial e meio propulsor de transformações importantes às descobertas do próprio corpo e da própria identidade, de um propósito amplo de reconhecimento individual de ocupação do seu lugar na sociedade. Informações em @cialapisdeseda.

Fotos/TÓIA OLIVEIRA

_________________________________________

 

“OS QUATRO CANTOS DE SANTA CATARINA”

DOUGLAS HAHN e ALEXANDRE DIETRICH – Foto/ALEXANDRE SANTANA

O encerramento da turnê “Os Quatro Cantos de Santa Catarina” com interpretação do barítono Douglas Hahn e do pianista Alexandre Dietrich será realizada em Florianópolis no palco do Teatro Álvaro de Carvalho, nesta sexta, 25 de novembro, às 20 horas. A Turnê de circulação estadual, que abrange nove recitais noturnos e três recitais didáticos, percorreu as cidades de São Joaquim, Lages, Joinville, Itajaí, Chapecó, Joaçaba, Criciúma e Laguna.  Será realizado ainda um recital didático, no período da tarde, no dia 25/11, às 14h, no Teatro Álvaro de Carvalho, tendo como público alvo crianças e adolescentes, com duração aproximada de 50 minutos.

O Barítono Douglas Hahn e o Pianista Alexandre Dietrich são músicos atuantes no cenário catarinense e com prestigiadas carreiras nacionais e internacionais e no recital serão interpretadas canções nos idiomas português, alemão, italiano e dialeto indígena, em homenagem as quatro etnias que povoaram o território catarinense.  No repertório, obras dos compositores Robert Schumann, Franz Schubert, Francesco Paolo Tosti, entre outros.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados pela plataforma Sympla. A produção cultural é da Silvestre Produções.

___________________________________________________

 

SÁBADO COM ARTE

Foto/DIVULGAÇÃO

Todos os sábados, às 15 horas, o Instituto Collaço Paulo, Centro de Arte e Educação,  oferece uma visita mediada ao público. O programa Sábados com Arte atende a todas as faixas etárias e não precisa realizar agendamento prévio. É só chegar com seus amigos, familiares ou sozinho. Uma vez por mês, logo após, é possível participar de uma prática de gravura no Ateliê de Imersão. A partir das conversas estabelecidas na sala expositiva, propõe-se conhecer um pouco dos processos da monotipia, uma técnica de impressão simples que gera imagens únicas. A participação é gratuita e ocorre por ordem de chegada.A visita tem duração aproximada de 45 minutos e a prática de 45 a 60 minutos. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis. O Instituto Collaço Paulo fica em Florianópolis, na Rua Desembargador Pedro Silva, 2568, em Coqueiros. Contatos: www.institutocollacopaulo.com.br e @institutocollacopaulo.

__________________________________________________

 

Muito bem, amanhã, quinta-feira, 24 de novembro, começa a Copa do Mundo para o Brasil. Torcer, é claro. Nessa hora somos todos Brasil. Mas atenção para o custo do churrasquinho que combina tanto com a nossa torcida. Pesquisas mostram que os principais produtos usados no churrasco tiveram aumento de 53,37 por cento em relação à Copa da Rússia. Já pensou, e tomara que sim, o Brasil chegue até a final, é bom ficar de olho no  orçamento do churrasco. Mas que venha o Hexa, com ou sem churrasco.

No instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: