Portal Making Of

Figueira vivo, MAC fica; Avaí vira página

Jefinho marcou o gol na vitória sobre o Remo Foto: Patrick Floriani / FFC

A vitória de 1 x 0 sobre o Remo mantém o Figueirense vivo pela vaga no quadrangular da Série C. Dependendo de suas forças para os jogos restantes da classificação, dois em casa e dois fora. Os 7.152 torcedores que foram ao Scarpelli sábado viram um Figueira determinado a buscar os três pontos, lutou do início ao fim. Deveria ter feito isso ao longo de toda a competição. Jefinho, depois de assistência de Léo Baiano, fez o gol alvinegro. O Remo queria o empate e valorizou a vitória alvinegra.

Alisson jogou bem na vitória sobre o Remo       Foto: Patrick Floriani / FFC

G-8

O Figueirense chegou aos 22 pontos e é o sétimo colocado, portanto, no G-8. Com a pontuação, livrou qualquer risco de rebaixamento, se alguém ainda estivesse preocupado com isso. Ano passado o Figueira cravou 22 pontos na última rodada, no empate sem gols diante do Manaus, no Scarpelli. Todos lembram daqueles momentos dramáticos e da defesa milagrosa do Thiago Rodrigues ao final da partida e que evitou a queda para a Série D.

MAC fica 

Marco Aurélio Cunha segue no Figueirense. O executivo alvinegro chegou ao Scarpelli em dezembro de 2023 com a missão de resgatar o Figueirense. O clube, afundado em dívidas, precisava de um tratamento de choque. O trabalho está em andamento e vai continuar com MAC e o CEO Enrico Ambrogini, foco na recuperação judicial e reestruturação administrativa. Se vier o acesso, melhor ainda.

MAC e Ambrogini na chegada ao clube Foto: Divulgação / JP

Missão 

A informação do colunista do ND, Alisson Francisco, da transferência do dirigente para o Criciúma, não foi confirmada por Marco Aurélio. Acostumado com esse tipo de assédio da imprensa, o dirigente até pediu o clube para emitir uma nota negando a saída. MAC tem uma missão no Figueira ao lado dos seus parceiros, que colocaram nas suas mãos a responsabilidade pela recuperação do futebol do clube. Quem o conhece, sabe que MAC é um exemplo de retidão, ético acima de tudo e um gentleman. Natural que todos queiram um profissional assim.

Desfalques 

O Botafogo da Paraíba, líder da Série C, será o adversário do Figueirense  sábado (3), no Estádio Almeidão, em João Pessoa, palco com 40 anos e capacidade para 40 mil torcedores. Sem Ruan Carneiro, Gledson e Léo Baiano, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o Figueirense buscará a vitória. Se vier o empate já será de bom tamanho. João Burse tem a missão de buscar alternativas para os desfalques, mas com opções bem reduzidas.

Migração 

Não foi surpresa a presença de mais de mil torcedores paraenses no Scarpelli. Nos últimos anos, Florianópolis recebeu uma grande migração do Norte do país, pessoas que vieram em busca de uma vida melhor, emprego e segurança. Na quarta-feira passada, quando o Paysandu jogou na Ressacada, foi a mesma situação, com grande torcida do Papão.

Torcida paraense lotou visitantes          Foto: CAF

Segundo a professora Andréa Bittencourt Pires Chaves, da Universidade Federal do Pará, “trata-se de uma estratégia dramática para superar o desemprego em busca de melhores condições de vida. No Pará, a realidade é marcada pela falta de empregos e de equipamentos públicos básicos como saúde, educação e segurança”.

É o cara!

Conquista merecida de Pato Foto: Patrick Floriani / FFC

Guilherme Pato, 23 anos, é o principal atacante do Figueirense. Foi homenageado pelos 50 jogos com a camisa alvinegra, símbolo da garra alvinegra. Fundamental na busca pela classificação. Enrico Ambrogini presenteou o jogador com uma camisa comemorativa antes da partida. Depois da vitória, tivemos uma grande comemoração com a torcida, o elenco extravasou a tensão por conta do momento de decisão.

Bolasie 

Bolasie fez dois               Foto: Celso da Luz / CEC

Importante vitória conquistou o Criciúma sobre o Juventude, em Caxias do Sul, dois gols de Bolasie. O Tigre chega aos 21 pontos e está na 12ª colocação. Próximo desafio pela 21ª rodada será sábado (3/8) diante do Atlético-MG, no Heriberto Hulse. No Criciúma está proibido falar sobre o novo executivo, que será anunciado logo. Os nomes, pelo visto, estão escolhidos. Éder pode antecipar o encerramento da carreira para atuar na estrutura do futebol.

Medalha, medalha 

Willian Lima, Prata no Judô Foto EFE/REX

Saem as primeiras medalhas para o Brasil no judô e skate dos Jogos Olímpicos de Paris. Participação discreta dos brasileiros, com desempenhos individuais a valorizar. No futebol, as meninas tropeçaram diante do Japão bem no final da partida. Falta de qualidade do grupo, Marta está sem energia, mas deve classificar entres os melhores terceiros. Falta muito para elevar o nível do futebol feminino no Brasil.

Virou a página 

Dal Pozzo conversou bastante com o elenco azurra  Foto: Leandro Boeira / AFC

O Avaí é o 11º colocado na Série B com os jogos do domingo e precisa da vitória na terça-feira (30) contra o Botafogo-SP, às 21 horas, na Ressacada. Sete partidas sem vitória é um momento de oscilação forte do Leão da Ilha na competição. O torcedor está impaciente e com razão. Embora tenha melhorado contra o Mirassol, a equipe precisa evoluir na proposição de jogo atuando em casa.

Falta um dez

A dependência de um camisa 10 que possa comandar o meio e fazer a criação é grande. Reportagem do jornalista JP Bianchi no ND aborda muito bem a dificuldade do Avaí em ter um novo camisa 10 aos estilo Marquinhos Santos, craque que é sempre lembrado. Desde que pendurou a chuteira, não tivemos alguém com a sua qualidade e liderança para comandar o grupo na Ressacada.

Decisão 

Gilmar Dal Pozzo, que ficou onze jogos sem derrota, cinco vitorias seguidas, está agora com sete jogos em vitória. O que mudou? Muita coisa, troca de jogadores, chegada de reforços, lesões, enfim, a sequência foi interrompida. A retomada é sempre dura. São quatro empates e três derrotas seguidas. A fase ruim tem que acabar diante do Botafogo. A defesa melhorou, mas precisa evoluir no meio e no ataque.

Lenitivo 

Cassiano espera titularidade Foto: Leandro Boeira / AFC

Cassiano foi contratado junto ao Estoril Praia por uma boa grana para ser solução no Avaí. O atleta foi pouco utilizado pelo técnico. Vagner Love, que estreou bem diante do Vila, fez gol e mais nada. Novamente a discussão sobre Natanael na segunda linha como atacante. Não é solução para a caminhada do Avaí, é um lenitivo apenas. Mostrou isso contra o Mirassol. É preciso mais do que isso para tirar o Avaí da segunda página da tabela.

Chape tropeça

A Chapecoense perdeu sábado para o Coritiba por 1 x o no Couto Pereira e não consegue se afastar da zona de rebaixamento. Próximo desafio é o Mirassol na segunda-feira (5), 18h30min. O Brusque está no Z-4 há um bom tempo, mas o futebol é pobre. Quanta saudade do Luizinho Lopes, o técnico demitido pela diretoria. No sábado perdeu mais uma, agora para o Guarani. Sexta-feira (2) será contra o América-MG, às 19 horas.

Semifinal à vista

Nesta segunda-feira (29), no Gigantão das Avenidas, em Itajaí, às 20 horas, jogam Carlos Renaux x Camboriú, a segunda partida do mata mata, que definirá o adversário do Santa Catarina na semifinal do Catarinense B. No primeiro jogo, o Carlos Renaux venceu por 1 x 0 e joga com a vantagem do empate. A outra semifinal será entre Caravaggio x Juventus, que eliminou no mata mata o Tubarão. Os finalistas sobem para a Primeira Divisão de Santa Catarina.

Camarote VIP JP

Quarta-feira (31), tem mais uma edição do Camarote VIP Jovem Pan, na HM Premium, na Rua Maria Bernardino Vaz Borges, no Kobrasol. Presenças ilustres do esporte catarinense, representantes de Avaí e Figueirense, Federação e arbitragem. Vale conferir nos canais da emissora, ao comando de Paulo Branchi e Márcio Martins.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

História, títulos e tradição: 101 anos

O Avaí completa 101 de existência neste domingo, 1º de setembro, data histórica para marcar uma trajetória de glórias e conquistas no futebol brasileiro. O

Faltou inspiração

Enderson Moreira perdeu os 100% de aproveitamento após a derrota do Avaí para o Coritiba por 1 x 0 na noite desta terça-feira (27), no

Como uma novela e seus capítulos

Melancólica despedida do Figueirense da Série C. O milagre esperado não veio. O ano acabou como uma novela e seus capítulos. O sofrimento vai continuar

Uma luz no fim do túnel

Os 100% de aproveitamento de Enderson Moreira no comando do Avaí, com três vitórias seguidas, nos fazem lembrar da arrancada de Gilmar Dal Pozzo quando

Sonhos, paraenses e cobranças

A fase é boa e não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o Paysandu na quinta-feira (22), às 20

História na Vila; Filme repetido

O Avaí salvou o futebol catarinense na rodada do fim de semana e fez história na Vila Belmiro com a vitória sobre o Santos por

Decisões e incertezas, a conta vem

Enderson Moreira, o terceiro técnico do Avaí no ano, faz sua estreia na noite desta sexta-feira (9), às 19h15min, contra o Operário-PR. É a última

História, títulos e tradição: 101 anos

O Avaí completa 101 de existência neste domingo, 1º de setembro, data histórica para marcar uma trajetória de glórias e conquistas no futebol brasileiro. O

Faltou inspiração

Enderson Moreira perdeu os 100% de aproveitamento após a derrota do Avaí para o Coritiba por 1 x 0 na noite desta terça-feira (27), no

Como uma novela e seus capítulos

Melancólica despedida do Figueirense da Série C. O milagre esperado não veio. O ano acabou como uma novela e seus capítulos. O sofrimento vai continuar

Uma luz no fim do túnel

Os 100% de aproveitamento de Enderson Moreira no comando do Avaí, com três vitórias seguidas, nos fazem lembrar da arrancada de Gilmar Dal Pozzo quando

Sonhos, paraenses e cobranças

A fase é boa e não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o Paysandu na quinta-feira (22), às 20

História na Vila; Filme repetido

O Avaí salvou o futebol catarinense na rodada do fim de semana e fez história na Vila Belmiro com a vitória sobre o Santos por

Decisões e incertezas, a conta vem

Enderson Moreira, o terceiro técnico do Avaí no ano, faz sua estreia na noite desta sexta-feira (9), às 19h15min, contra o Operário-PR. É a última