Portal Making Of

FLORIPA ECO SUMMER

Edição do festival em 2022 (Foto: Divulgação)

O Floripa Eco Summer Festival, maior festival de música, arte e sustentabilidade do Sul do Brasil, vai reunir muita diversidade em atrações e público. O festival acontece no próximo dia 28, sábado, no Hard Rock Live Florianópolis, em um formato inédito com quatro palcos ocupando as áreas internas e externas. Com um line-up nacional e internacional, artistas como Erykah Baduh, Jorge Ben Jor, Baco Exu do Blues, Maria Rita e L7nnon vão se apresentar.

Florianópolis foi escolhida como sede deste festival por suas paisagens naturais e por ter sido a primeira cidade do país a assumir as metas de “Lixo Zero”, fundamentando os pilares do festival. Dentre os compromissos está a reciclagem de 90% de todos resíduos orgânicos e 60% de todos recicláveis secos, até o ano de 2030. Isso é bom a gente acompanhar para conferir o resultado da meta prometida.

Paralela aos shows, uma feira de economia criativa, associada às exposições artísticas e expressões ao vivo de criação de obras de arte, vão dar voz às pautas de arte e diversidade.

No palco encontram-se diferentes gêneros e estilos, traduzindo a diversidade do festival. Em comum entre os artistas escolhidos está o compromisso com música boa e positiva. Com o astral da Ilha, o Floripa Eco Festival inspira encanto, consciência e magia. Os pés plantados no chão e a cabeça ligada no Planeta, definem os organizadores. Informações em www.floripaecofestival.com/ e ingressos em uhuu.com .

__________________________________

TEM FOLIA NO PARK 

Fotos: Divulgação
A segunda edição do Folia no Park, em forma de micareta, será no final de semana , 28 e 29 de janeiro, sábado e domingo, no Stage Music Park, em Florianópolis, prometendo bombar ainda mais o verão catarinense. Quem comanda a festa no sábado são os cantores Saulo e Tomate, já no domingo, para dar sequência na folia, é a vez da cantora Claudia Leitte e do grupo Parangolé.

E para a galera que curte ficar na festa até mais tarde, é claro que vai ter after, o Folia anunciou que após o término das apresentações dos trios, quem tiver o abadá do Camarote Beats Folia, poderá curtir a noite toda o agito de outras atrações. Os ingressos para o Folia no Park estão disponíveis através do site www.blueticket.com.br.

________________________________

 PAULA MEL , “NATURALMENTE” 

Foto: Felipe Valim

Com repertório variado e construído ao longo do ano passado, Paula Mel acaba de lançar seu  novo EP, “Naturalmente”, nas plataformas digitais, marcando mais uma evolução em sua carreira e a escolha de temas e estilos musicais de muita versatilidade, com ritmos que vão desde o pop, ijexá, samba e balada eletrônica.  Paula Mel navega por este universo das plataformas de áudio e vídeo com desenvoltura, onde lançou seus trabalhos mais recentes.

O novo EP chega com quatro músicas compostas por Marcos Sá: “Te programando” fala sobre a manipulação da Internet; “Gostoso que faz mal” é uma brincadeira sobre tudo que é gostoso e faz mal, como o próprio título define; “Cobra Criada” é uma resposta àquelas pessoas que tentam nos puxar para baixo e “Sem você não dá” fala de um tema que sempre será cantado, o amor.  A dupla esteve em imersão contínua, gravando em diversos estúdios brasileiros. O EP que chega agora às plataformas digitais teve o processo final de mixagem feita  pelo produtor  musical Zé Nigro, uma das maiores referências da música brasileira e mundial. Para conhecer o EP e as quatro novas músicas  acesse https://Fluve.lnk.to/Naturalmente .

_________________________________

ANTES DE TUDO, CONEXÃO COM OS PACIENTES 

Médico cirurgião plástico Felipe Bittencourt

É bem comum pacientes chegarem aos consultórios com  fotos de  pessoas famosas, ou daquelas que se tornam objeto de desejo,  quando decidem fazer uma cirurgia plástica ou qualquer outro procedimento estético que cabe ao médico especialista  decidir como fazer da melhor maneira  para atender  as expectativas. Para muitos  profissionais é um  momento que exige  muita dedicação  ao começar a atender os desejos de cada paciente. O médico cirurgião plástico Felipe Bittencourt tem sido incansável em estabelecer essa relação de sinceridade com os pacientes, a partir de  algo simples: “ninguém é igual a   ninguém e o resultado de um procedimento depende do conjunto estético de cada paciente, independente das técnicas mais modernas  que sejam usadas”.  Explica o médico Felipe Bittencourt que desde  uma aplicação de Botox, um tratamento facial a laser, harmonizações, até as cirurgias mais  complexas de face e corpo,  nunca podem ser desprezadas as características de vida e história de de cada paciente, que vão desde sua genética, hábitos de vida, como  alimentação e exercícios físicos, cuidados anteriores  e idade, entre outros fatores. “Essa fase de dialogar com o paciente , entender suas necessidades  e saber até onde podemos chegar é um processo muito relevante para definir e controlar expectativas, o que certamente vai garantir a satisfação de ambos os lados”, explica o cirurgião”.  Nessa jornada, o médico Felipe Bittencourt conta que  muitas pessoas deixaram a foto que levaram como referência, entenderam que são únicas, mas que podiam melhorar  e ficaram felizes com o resultado, se aceitando acima de tudo. E completa o cirurgião: “a medicina faz a sua parte, o resto é com a natureza de cada um”.

________________________________________

FESTIVAL DESTERRO
Foto: Cia Circocan

O novo trabalho da Cia Circocan vai abrir o Prêmio Desterro – 12° Festival de Dança de Florianópolis de 26 a 28 de janeiro, às 19h30, no Passeio Primavera. Serão três apresentações do espetáculo “MESMO”, com duração de 50 minutos e direção artística de Nickolle Abreu. “A obra que estreia e marca a abertura do Prêmio Desterro vem da percepção sobre como o outro naturalmente gera ação. O outro algo que me inspira é em si a grande proposta que vira motor para a engrenagem da criação”, comenta Nickolle.

Após as três noites de abertura, o Prêmio Desterro segue com ampla agenda de 28 de janeiro a 5 de fevereiro, no Teatro Ademir Rosa, anexo ao Centro Integrado de Cultura (CIC). Neste ano, o evento vai ter 102 grupos de diferentes regiões do país e também do exterior. São 474 coreografias de diversos gêneros que serão apresentadas por 1.174 bailarinos. Informações em www.premiodesterro.com.br .

_____________________________________

DANÇA NAS QUATRO ESTAÇÕES

Atrações do festival Mostra de Dança de Verão

A dança como movimento e expressão do corpo pode se manifestar em qualquer tempo e espaço. E para quem dança  e ao público que aprecia, está surgindo um evento que promete movimentar os palcos nas quatro estações do ano. É o projeto  Dança nas Estações, que começa já no dia 11 de fevereiro deste ano com a edição da Mostra de Dança de Verão. Nesta primeira edição terá a participação de grupos de dança e companhias de Santa Catarina e Paraná, como  Cia Eliane Fetzer, de Curitiba, Cia Espaço AZ, de Joinville, Cia Jovem de Içara, de Santa Catarina, Grupo Mery Rosa, de Itajaí, Skiante Cia de Dança, de Florianópolis, Eleve Cia de Dança, Cenarium Company e Jovem Ballet de Santa Catarina, estas três últimas de  Florianópolis.

O projeto foi idealizado por Bárbara Rey, diretora do Jovem Ballet de Santa Catarina, com o objetivo de contribuir com a formação de público para dança e dar oportunidade para muitos bailarinos  subirem ao palco e mostrarem  seus talentos,  assim como o  aperfeiçoamento técnico artístico para grupos e companhias pré-profissionais e grupos amadores, sempre contando com a participação de companhias profissionais
O espetáculo terá duração aproximada de duas horas e será realizado no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. No mesmo local vai ser realizada uma masterclass com a coreógrafa  Eliane Fetzer, na modalidade Jazz. E nesta primeira edição terá promoção de ingressos para incentivar o público a participar. Mais informações sobre o evento e ingressos no site www.danca-nas-estacoes.com e também pelo instagram @mostradedancadeverao
Cia Eliane Fetzer – Curitiba

________________________________________

TABOAS BISTRÔ

Chef Rodrigo Taboas

Especialista em comida mediterrânea, o Chef Rodrigo Taboas inaugurou o  charmoso bistrô do bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Para quem aprecia conhecer as novidades da gastronomia,  o Taboas Bistrô Bar cumpre essa tarefa de agradar exigentes paladares. A culinária é variada e original e regada com muitos drinks autorais.

_________________________________

MILÃO E A IDENTIDADE EM PRODUTOS

Diogo Bez Fontana (Foto: Jonatã Rocha)
Referência no mercado de madeira na grande Florianópolis, o Grupo Madeireira União investe na expansão e inaugura loja especializada em acabamentos de alto padrão. A Milão Acabamentos leva este nome pois o conceito sempre foi conectar produto de qualidade ao que existe de mais moderno no mundo da construção/ decoração. A Milão é um negócio afetivo de família.  Afinal, a marca nasceu dentro da  madeireira que  é a base dos negócios  da família.  Foi o próprio  Diogo Bez Fontana, sócio e idealizador, que percebeu nas necessidades dos seus clientes algo que poderia abrir como um leque de novos produtos cheios de identidade.
____________________________________

 

CARTAS ATEMPORAIS

Viktor e Bernard Busch e suas obras

A temporada de exposições de arte começa nesta quinta-feira,  26 de janeiro, no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. Os artistas convidados são dois jovens nascidos e vivendo em São Paulo, os irmãos Viktor e Bernard Busch, que trazem uma proposta contemporânea inédita. Seus trabalhos reúnem uma coleção de cartas, bilhetes e fotografias assinadas por alguns nomes famosos no passado, celebridades, estrelas, personalidades mundo afora, como o Papa João Paulo II, a Rainha Elizabeth II, Ayrton Senna, Fidel Castro, Chico Xavier, George e Bárbara Bush, e até o documento de uma entidade internacional como a NASA. 

A inspiração, segundo os dois artistas, foi a mãe, Yara Busch, joinvilense, professora de Matemática que sempre gostou de escrever cartas. Passamos boa parte da infância levando e trazendo envelopes para nos comunicar com as pessoas que achávamos interessantes pelo mundo. Guardamos as respostas, mas já havíamos esquecido ou perdido as perguntas, por isso reinterpretamos um possível diálogo, concluem Viktor e Bernard.  

_______________________________________________

MARAL, COM DIEGO STECANELA

Cantor e compositor Diego Stecanela

O toque inicial lembra o chamado de um navio, o clima é denso e reflexivo. As memórias que vêm e voltam são comparadas ao vento que vem do mar – o Maral, que dá nome à música e que bate em cheio na janela do quarto do autor durante todo o mês de março. E o mesmo vento que trazia as lembranças das perdas recentes – a música foi composta durante a pandemia, duas semanas após o autor perder um de seus grandes amigos pra COVID-19 – também trouxe a inspiração para esta canção que começa triste e reflexiva, mas termina alegre e festiva, mostrando que, como diz a letra, “o que é de bom ficou” e a vida continua apesar de tudo.

Gravada somente com voz, piano, baixo, bateria e violão de aço, Maral é uma música intimista. Diego Stecanela assina a composição (letra e música), arranjo, piano, voz e, ao lado de Renato Pimentel (estúdio The Magic Place), a produção musical. Pimentel também assina a mixagem e masterização da obra. Maral também contou com a participação especial do violonista e guitarrista Luiz Meira. O clipe oficial já está disponível no Youtube e a música pode ser conferida no Spotify, Deezer e Apple Music e Amazon Music.

_______________________________________

MEYER  FILHO  NO DIGITAL 

Organização do legado de Meyer Filho no digital (Fotos: Divulgação)

O projeto “Arquivos Implacáveis Meyer Filho”, que celebra o centenário do artista catarinense, chega à etapa final. Hoje, quarta-feira (25), às 19h, será realizada uma live para o lançamento da plataforma digital que reúne a produção de cinco décadas do modernista, agora ao alcance de um clique. Sandra Meyer, presidenta do Instituto Meyer Filho, junto com as curadoras do programa Kamilla Nunes e Gabi Bresola conduzem o evento virtual com a participação da webdesigner Natali González e também da equipe responsável pelo tratamento arquivístico do acervo, comandado pela historiadora Elisiana Trilha Castro, a museóloga Anna Julia Borges Serafim e a arquivista Michelle Witkowski. O projeto “Arquivos Implacáveis Meyer Filho”, que concentra o conjunto de obras do artista e documentos sobre o surgimento da Arte Moderna em Santa Catarina no período de 1940 a 1980, ganha uma sessão completa dentro da plataforma. Assim como a possibilidade de pesquisa facilitada pelo software de gestão de acervos online Tainacan, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A Live pode ser acompanhada pelo canal do Youtube do Instituto Meyer Filho youtube.com/channel/UCmdYmzvW-Mxx93D-GdHyZIA

_______________________________

Fico por aqui, com uma semana cheia de boas informações e muita gente bacana fazendo a diferença e  deixando legados.

Até a próxima quarta. No Instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: