Portal Making Of

HARD ROCK VAI EMBORA E CHEGA ARENA OPUS

As guitarras já foram baixadas, o figurino desmontado e o som desligado no Hard Rock Live Florianópolis. As lojas que estavam com a franquia e vendiam produtos Hard Rock já foram fechadas. Muito celebrada quando da sua chegada à região metropolitana da Capital, a casa que já foi Arena Petry, depois passou a ser Hard Rock Florianópolis, agora está na gestão da Opus Entretenimento.

Para a imprensa a mudança chegou em formato de comunicado em que a empresa anuncia que a partir deste mês (junho/2023) o Hard Rock Live Florianópolis passará a se chamar Arena Opus e relata uma série de realizações e números para destacar seu tamanho e sua posição no mercado brasileiro. Segundo a Opus, a decisão deu-se por conta da não renovação de contrato com a marca Hard Rock. Ao mesmo tempo garante que a infraestrutura, qualidade de serviço e segurança não vão sofrer alterações. No mundo dos negócios as coisas acontecem de mil maneiras e o foco é sempre o resultado. Neste caso , nos bastidores, já há algum tempo era conhecida a insatisfação do Hard Rock com os resultados da parceria e do negócio.

Até o momento ainda não foram divulgadas informações sobre outras formas de comunicação da transição para a nova marca junto ao público e como fica a promoção de eventos já programados em processo de divulgação e que levam a marca Hard Rock Live Florianópolis.

No comunicado da Opus, emitido na última segunda-feira, a gestão afirma: “A Opus garante que a mudança nos leva a novos horizontes e a um maior desenvolvimento profissional, visando oferecer o melhor do show business e eventos através de uma experiência plena. A empresa chega a São José para transformar o entretenimento, colocando a cidade na rota dos maiores shows já vistos no Brasil”.

Essa disposição da Opus é muito importante dada a relevância do setor de eventos em Santa Catarina, especialmente na região de Florianópolis.

________________________________________________________________________

INSTITUTO VERAS REABRE AS PORTAS

Um edifício erguido como uma semente para o presente e futuro. Assim foi anunciada a chegada do Centro Cultural Veras em Florianópolis, inaugurado no Córrego Grande em agosto do ano passado, um lugar idealizado pelo curador catarinense Josué Mattos. Após a abertura, celebrada pelo setor de arte contemporânea nacional, o Veras teve que fechar as portas por um período para buscar apoios que permitissem concluir a etapa de construção e dar andamento às atividades propostas.

No fim de semana, nos dias 1 e 2 de julho, o Veras reabre ao público com a primeira edição do Veras Veritas Rede Colaborativa.

A programação ocorre das 10h às 19h, com entrada gratuita e muitas atrações para visitantes de todas as idades. A começar pela Feira de Arte, Design, Artesanato, Publicação e Vestimenta, que reúne no local os trabalhos de mais de 30 criativos alinhados à proposta do espaço.

“Construir uma rede empenhada em desenvolver ações culturais, por meio de um sistema de autogestão e economia colaborativa, é um caminho para sairmos dos impasses relacionados com apoios que poderão deixar de existir de um momento para outro. Por isso inventamos meios para atuar em rede e fazer acontecer uma programação concebida desde muito antes de o primeiro tijolo ser assentado no edifício”, comenta Josué Mattos, historiador da arte e curador.

No domingo, 2 de julho, das 10h às 11h30, a programação infantil abre a agenda do dia. Às 14h, o estúdio O’Tropicalista + Lu de Moraes propõem uma caminhada nos arredores do Centro Cultural Veras. Os participantes serão estimulados a fazer registros fotográficos do percurso, publicando-as – assim como suas impressões e reflexões – em suas redes sociais com as tags #embuscadepaisagens e #verasveritas. Essas publicações serão republicadas no IG @embuscadepaisagens a fim de construir a paisagem coletiva desse percurso e a memória do projeto.

A programação completa está em https://centroculturalveras.org/ e no instagram @centroculturalveras .

Programação com muita arte na reabertura do Veras (Fotos: Divulgação)

________________________________________________________________________

“CRIME ” COM O GRUPO ARMAÇÃO

No teatro o destaque é para a apresentação da peça “CRIME”, pelo Grupo Armação, dia 14 de julho, no Teatro Álvaro de Carvalho, às 20 horas. O espetáculo, que fez temporada na Casa do Teatro do Grupo Armação, em Florianópolis, nos meses de outubro e novembro de 2022 e maio e junho de 2023 retorna para uma única apresentação.

Fundado em 1972, um dos mais tradicionais grupos de teatro de Santa Catarina encerrou 2022, ano de seu cinquentenário, com a montagem do espetáculo CRIME, texto inédito do dramaturgo e diretor Antônio Cunha, que também assina a direção.

A história se passa na França em 1835. Em uma aldeia rural, um camponês de 20 anos comete um triplo crime: degola a sua mãe, a sua irmã de 18 anos e o seu irmão de 9 anos.

As razões que motivaram o rapaz, Pierre Rivière, a cometer esses crimes chocantes serão motivo de instigantes debates por onde perpassam várias matrizes discursivas, num leque de narrativas que abrange desde as versões do assassino, as dos juízes, dos psiquiatras e médicos e da população vizinha.

Uma das falas explicativas de Pierre é exposta num memorial escrito em que o autor, tanto do crime quanto do texto, explicita as suas motivações e razões para matar parte da sua família.

Os ingressos estão à venda no site www.sympla.com.br e na bilheteria do TAC no dia do espetáculo.

Fotos: Divulgação

 

________________________________________________________________________

GRUPO ERRO E A VELHICE

Sara Ferreira, Luiz Henrique Cudo e Michel Marques

Dois países (Brasil e Espanha), mais de duas décadas de história e um projeto que envolve pesquisas sobre o envelhecimento e vai levantar discussões públicas sobre questões emblemáticas no espaço urbano como sabedoria, solidão, pertencimento e morte. O ERRO Grupo de Teatro volta à cena com atualizações em suas técnicas de criação tendo como ponto de partida uma série de entrevistas realizadas nas ruas de Florianópolis e Barcelona.

O novo trabalho do ERRO Grupo é um projeto de pesquisa que se propõe a construir a dramaturgia e caminhos para uma intervenção urbana artística, uma peça inovadora de teatro de rua, que levará seu público a olhar para uma vitrine através de uma perspectiva diferente, um olhar físico e reflexivo sobre situações cotidianas a partir da da velhice. Os trabalhos práticos do projeto, que começaram em Fevereiro deste ano e encerram no próximo mês de Julho, estão divididos entre pesquisas, construção dramatúrgica, publicação e, ao final, divulgação dos resultados da pesquisa. Este projeto tem sido realizado no Centro da cidade de Florianópolis e terá as divulgações dos resultados da pesquisa nos ambientes da internet: redes sociais, youtube e webpage do ERRO Grupo. Desta maneira, serão ampliadas a descentralização geográfica e a capilaridade do projeto em circulação por outros diferentes ambientes e possibilidades, além das ruas do Centro da cidade.

“Este trabalho marca uma retomada das ações de pesquisa do ERRO nas ruas após um hiato ocasionado pela distância geográfica, pois dois integrantes estão em Barcelona desde 2019, e pelo isolamento e distanciamento provocado pela pandemia da COVID-19. Esse fator por si só já tem uma força e importância enormes na nossa trajetória”, comenta Luiz Henrique Cudo, que, além de produtor do projeto, também participa da pesquisa e entrevistas. Sobre o trabalho atual do grupo, ele observa que “é um olhar sobre o envelhecimento das pessoas, suas memórias e relações nas ruas após esse período (a pandemia) e traça também um paralelo tremendo com o nosso próprio envelhecimento, artístico e profissional.” A nova pesquisa será transformada em peça teatral com previsão de estreia em 2023. Mais informações sobre o trabalho todo em www.errogrupo.com.br e nas redes sociais do Grupo Erro.
________________________________________________________________________

BREAKING EM 4 TEMPOS

Thaíde, Fabgirl e Xandim (Fotos: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para Projeto Breaking em 4 tempos, que será realizado em Floripa nos dias 7 e 8 de julho, com a presença do rapper e apresentador Thaíde, da premiada B-Girl FabGirl, jurada do Red Bull BC One – um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, e do B.Boy Xandin, bicampeão brasileiro do Red Bull BC One.

O objetivo, segundo Cláudio Rio, coordenador do projeto, é “fomentar e estimular a prática da dança de rua e a cultura hip hop em Santa Catarina, especialmente, relacionado ao Breaking, que, além de uma dança, será também modalidade esportiva nas Olimpíadas de Paris, França, em 2024”.

A programação, que comemora 50 anos de Hip Hop no Brasil, abre com a palestra de Thaíde, no dia 7 de julho, às 19h, no Sesc Prainha. O artista foi um dos primeiros MC (Mestre de Cerimônia/ cantor de rap) do movimento hip hop no Brasil. Também se destacou como B.Boy e chegou inclusive a participar da reconhecida companhia de dança Funk e Cia. Em 2023, completa 40 anos de carreira.

No dia 8 de julho vai acontecer dois workshops de break, um com Fab-Girl e outro com Xandin, das 8h às 18h, no Sesc Prainha, oportunidade para os participantes conhecerem novos movimentos deste estilo de dança e trocar experiências.

As vagas tanto para a palestra como para os workshops são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.nacaohiphop.com até o dia 5 de julho. A lista de inscritos que conquistaram uma vaga será divulgada no dia 6 de julho, pelo site oficial do evento.

________________________________________________________________________

FLORIPA É MICARETA

Imagem do evento em 2022 (Foto: Divulgação)

A micareta 2023 na Capital já tem tema selecionado: Em sua 16a. edição, Micareta terá como tema os 350 anos de Floripa. O evento vai homenagear os 350 anos de Florianópolis e acontece nos dias 2, 3 e 4 de novembro. O Folianópolis será realizado na Passarela do Samba Nego Quirido e pretende reunir mais de 50 mil pessoas, o que representa um forte impulsionamento na economia da cidade. A micareta já confirmou atrações como Léo Santana, Bell Marques, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia, Tomate, Saulo, Banda Eva, Timbalada e Durval Lelys. Os ingressos estão à venda através do site da blueticket.com .

________________________________________________________________________

GASTRONOMIA DE FLORIPA NA CHINA

Chef Daniel Chissini de Castro (Foto: Divulgação)

Uma comitiva de Floripa embarcou essa semana para a China. Na bagagem a culinária da Ilha de Santa Catarina e região. O destino é o Fórum Internacional de Gastronomia, na cidade de Macau. O chef Daniel Chissini de Castro representa a Confraria do Programa Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, coordenado pela FloripAmanhã. Na comitiva estão também o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da prefeitura de Florianópolis, Juliano Richter Pires, e Fabiana Mortimer Amaral, do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

Durante o evento, o chef Daniel vai preparar dois pratos exclusivos: um pirão de peixe acompanhado de tartar de camarão e ostras com tangerina e pimenta vermelha em conserva. Na China, onde a culinária é algo impressionante diversificado, os nossos produtos típicos ganham importante espaço para conquistar mercado e a vinda de turistas a Floripa para conhecer muito mais dos nossos sabores.

Os pratos exclusivos do Chef Daniel (Foto: Divulgação)

________________________________________________________________________

E com esse toque final de sabor fecho a coluna de hoje. Até a semana que vem.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: