Portal Making Of

IPVA: Reajuste pela Tabela FIPE ou Inflação? O Impacto para os Consumidores

A polêmica para reajuste do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores – IPVA surgiu com um Projeto de Lei (PL) 7/2022, apresentado na Alesc – Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que prevê mudar referência para o reajuste da tabela FIPE para o Índice de preços no consumidor – IPCA. O projeto, de autoria do ex-deputado Milton Hobus. A justificativa está fundamentada na valorização dos carros usados que aconteceu nos últimos anos e acabou elevando o IPVA muito acima da inflação.

A tabela FIPE teve reajustes elevados devido à alta demanda por carros usados, impulsionada pela crise econômica e pela escassez de veículos novos. A valorização dos carros usados resultou em preços mais altos, refletindo na tabela FIPE. Além disso, a desvalorização da moeda nacional em relação a moedas estrangeiras e a melhoria na qualidade e durabilidade dos veículos também contribuíram para os reajustes da tabela FIPE. mas, essa é uma situação conjuntural não usual, tendo em vista que geralmente os carros tendem a desvalorizar com o tempo de uso.

A lógica é que, à medida que um carro usado envelhece, o seu valor de mercado tende a diminuir, refletindo-se na tabela FIPE. Consequentemente, o valor venal utilizado para o cálculo do IPVA também será menor, o que resulta em uma tendência de redução do imposto ao longo dos anos para veículos usados. Resta saber o impacto de tal medida a longo prazo. Embora, a própria o cálculo existente na lei demonstra que ao corrigir o IPVA pela inflação o consumidor vai pagar menos, fato reconhecido também pelo Governador ao justificar perda de receita para o veto da lei. Conforme a simulação feita e consta no anexo B do PL 7/2022 o proprietário deum HB20 Evolution 1.0 Flex economizaria em torno R$267 reais ou cerca de 19,3% considerando os anos de 2021 e 2022 (ver anexo abaixo).

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina rejeitou, por ampla maioria, o veto do Poder Executivo ao PL 7/2022, que limita o reajuste do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) à inflação anual. A medida visa impor um limite aos reajustes do tributo, uma vez que, em alguns anos, a variação da tabela Fipe superou a inflação anual. O veto foi rejeitado visando proteger o contribuinte catarinense e colocar uma trava nos reajustes do IPVA. O projeto está nas mãos do Governador Jorginho Mello para publicação e o prazo termina hoje.

Tabela: Anexo B do Projeto de Lei (PL) 7/2022 apresentado na Alesc.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Sem licença

O touro no mercado financeiro representa “otimismo e a força dos investidores”, mas por aqui ele chegou sem licença e causando polêmica.

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Compra por impulso ou planejada?

O planejamento das compras pode evitar a compra por impulso e o peso do arrependimento no bolso. Até porque não necessariamente a oferta anunciada é uma oferta de fato. Veja algumas dicas para planejar as compras e evitar arrependimentos no link a seguir:

Estado vegetativo

Vacinação em massa e a queda no número de mortes por Covid-19 são fortes evidências do controle da pandemia, mesmo assim os ataques a ciência e a vacina persistem.

Roleta-Russa

[ad_1] Foto: Internet/divulgação A Guerra contra a Ucrânia que nasceu na cabeça de Vladimir Puttin, Presidente da Rússia (desde a renúncia de Boris Iéltsinem 1999

Empresa de tecnologia de SC cresce 30% em 2021

[ad_1] Divulgação Tendência que ganhou ainda mais velocidade na pandemia, a digitalização dos serviços públicos contribuiu para o crescimento da empresa catarinense IPM Sistemas, especializada

Inflação! O dragão está crescendo.

[ad_1] Inflação! O dragão está crescendo. Foto: Pixabay Queda no poder aquisitivo. Mais dinheiro para menor quantidade de produtos e serviços! Essa é a consequência

Por pouco?

[ad_1] Uma mentira contada in?meras vezes continua sendo uma mentira, mesmo que voc? acredite e compartilhe como se fosse verdade. [ad_2] Source link

Bom ou mau vendedor?

[ad_1] Quem j? n?o levou para casa algo que n?o planejava ou necessitava porque um vendedor lhe convenceu a comprar e depois voc? se arrependeu?

Ignorância e falta de empatia

Tomou vacina com pistola, tem marca no braço da BCG, viu a paralisia infantil ser banida do Brasil com apenas uma gotinha de vacina e agora tem medo de tomar a vacina contra a Covid-19?

Acelere sua carreira

Mais uma parceria entre a Acate e o Senai/SC para a formação de novos desenvolvedores de sistemas de computadores