Na noite de quarta-feira, 15, o governador Jorginho Mello (PL) recebeu para um jantar na Casa d´Agronômica os 39 deputados estaduais possíveis, pois a deputada Paulinha está em Washington (EUA) acompanhando o prefeito Paulinho (Bombinhas), que foi representar a Amfri na apresentação do projeto Promobis de mobilidade urbana.
O encontro, segundo assessores, não era para ser colocado nas redes sociais, tanto que Jorginho dispensou toda a equipe de comunicação desse compromisso. Também foi pedido que nenhum dos presentes postassem ou enviassem fotos, pois a noite era apenas de conversa e não de exposição.
O governador Jorginho Mello organizou o jantar como forma de se aproximar do legislativo e deixar as portas abertas do executivo para todos os deputados estaduais. Obviamente que ele pretende aprovar muitos projetos na Alesc e o primeiro deles é o da Reforma Administrativa que já está tramitando na casa.
Na reunião, foi apresentado novamente aos presentes a situação financeira do Estado, um balanço do que o governo vem fazendo nesses primeiros três meses e o que o governador e sua equipe pretendem fazer até o fim de 2023.
Assuntos como a liberação das verbas do Plano 1000 para prefeituras que já tinham seus projetos aprovados e a Universidade Gratuita são temas que preocupam os deputados estaduais, mas segundo uma fonte, os dois temas já estão sendo estudados pela equipe do Governo do Estado e terão uma solução em breve.
Sobre a eleição de 2024, Jorginho Mello falou muito pouco sobre o assunto, mas sabe-se que ele pretende ter um candidato em cada cidade de Santa Catarina, seja a prefeito ou a vive, para fortalecer o PL já visando a sua reeleição em 2026.
Enfim, foi uma reunião mais para descontrair e conversar sobre o atual cenário político no Estado do que para tomar qualquer tipo de decisão importante sobre alianças ou ocupação de espaços no governo.
Não se sabe se o governador Jorginho Mello fará qualquer tipo de pronunciamento ou divulgação do jantar, mas é certo que essa aproximação do governador com os deputados da Assembleia Legislativa serviu para mostrar que ambos, nesse momento, caminham para o mesmo lado.
Se isso vai continuar em 2024 só o tempo dirá, mas até lá Jorginho Mello vai trabalhar para trazer para o seu lado o maior número de partidos possível, assim como aprendeu com o ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), que amarrava muito bem os seus aliados.