Portal Making Of

MISSÃO PELA CULTURA, EVENTOS E TURISMO EM BRASÍLIA

MISSÃO ABRAPE BRASÍLIA - Congresso Nacional - Foto/DIVULGAÇÃO

Uma intensa agenda mobilizou diversas entidades que atuam na área de eventos, cultura e turismo em Brasília. A missão reuniu a ABRAPE – Associação Brasileira de Promotores de Eventos – a EDIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil – a RESORTS – Associação Brasileira de Resorts – e o SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas. A Missão ABRAPE reuniu seus dirigentes e das demais entidades em todo país para percorrer ministérios e o Congresso Nacional para mostrar a relevância do PERSE – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos para tirar o setor da crise.

Uma das medidas foi a redução de alíquotas de impostos sobre as receitas das atividades  direta ou indiretamente ligadas aos eventos em todo o Brasil. Os dirigentes da ABRAPE foram recebidos pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes, deputados e senadores.

O PERSE completou 1 ano e no Congresso Nacional uma solenidade celebrou a data, com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra. O programa viabilizou a recuperação de mais de 18 bilhões aos cofres públicos através da negociação de dívidas vencidas. O setor de turismo e eventos de forma geral, foram responsáveis por 14,36% dos empregos gerados ao longo de 2022, segundo dados do Ministério do Trabalho.

“Na cerimônia, com a presença de ministros, senadores e demais autoridades,  fortalecemos a ABRAPE e evidenciamos o prestígio do setor de eventos, a importância do PERSE e nossas novas metas com a manutenção do programa por mais tempo, de forma a garantir a total recuperação do setor e deixá-lo ainda mais saudável”, evidencia o  presidente da entidade, o catarinense Doreni Caramori.

“O PERSE foi uma das principais saídas para salvar o setor da falência, com os graves problemas provocados pela pandemia. Sermos recebidos por tantas autoridades federais sinaliza a relevância do setor e que podemos trabalhar pela manutenção do PERSE, porque os políticos estão entendendo cada vez mais que o setor de eventos é muito importante para o país e precisa de apoio”, diz a Diretora da ABRAPE/SC , Eveline Orth.

_________________________________

 

A ENFERMEIRA DE GILBERTO GIL NO SHOWZÃO

Dona MARIA DE LOURDES

O show do cantor Gilberto Gil no último domingo foi grandioso para celebrar os 350 anos de “Flops”, como Gil chamou a cidade, alternando com Floripa. Público extremamente educado e interessado em curtir um show movimentado, mas com muita paz, que fez parte da programação da Maratona Cultural de Florianópolis. O Largo da Alfândega ficou pequeno para tanta gente e a energia total de Gilberto Gil aos  80 anos de idade.

E uma das milhares de pessoas que estavam no show era uma fã especial, circulando em meio ao público e contando sua história com o artista. Dona Maria de Lourdes foi enfermeira de Gil quando ele teve um problema de saúde após ser preso por porte de maconha, em julho de 1970, em Florianópolis. Dona Maria de Lourdes ganhou até uma música em sua homenagem e que Gilberto Gil cantou no show  em ‘Flops”.

Uma parte da letra diz assim:

Maria Aparecida, porque apareceu na vida

Maria Sebastiana, porque Deus fez tão bonita

Maria de Lourdes

Porque me pediu uma canção pra ela…..

E Dona Maria de Lourdes agitou o público de todas as idades, tirando fotos e se divertindo com todo mundo. Na foto, ela e as jovens fãs de Gil:Sofia Bello, Gabriely Medeiros e Malu Moritz Brito. Arrasou Dona Maria de Lourdes.

________________________________________

 

A GRANDE MARATONA CULTURAL DE FLORIPA

PAULA BORGES

E sobre a maratona cultural, o balanço feito pelos organizadores mostra a grandiosidade do evento, que sem dúvida foi a principal comemoração dos 350 anos de Florianópolis. Segundo a organização, a maratona reuniu cerca de 150 mil pessoas em quatro dias

Convidado especial do evento, o cantor Gilberto Gil encerrou a programação, na noite de domingo (26), com um show para um público de 60 mil pessoas, que participou e cantou em coro os maiores sucessos do artista.

De acordo com a presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges, a edição que celebrou o aniversário de 350 anos de Florianópolis reforçou a vocação da cidade para cada vez mais receber grandes eventos que, sobretudo, valorizem a cultura e que a população se identifique. “Foram quatro dias de ruas, shows, teatros, exposições lotadas, pessoas felizes e sem nenhuma ocorrência. Cenário que só comprova o papel da cultura em nossa cidade também para as relações sociais, educação e economia. A Maratona Cultural cumpriu o seu propósito e, com certeza, será uma edição inesquecível”, destaca.

GILBERTO GIL recebeu homenagem do Instituto Maratona Cultural
Na foto PAULA BORGES  E HEITOR BLINS – Foto/ TOYA OLIVEIRA

_______________________________

A GASTRONOMIA DAS CIDADES UNESCO EM FLORIPA

O I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia será realizado de 03 a 05 de agosto, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, e contará com reuniões técnicas, plenárias, visitas a produtores locais e uma feira criativa, com apresentações culturais, degustações de pratos típicos, aulas show e área para restaurantes parceiros. A expectativa é reunir profissionais do setor, trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros.

O objetivo geral é conectar a cadeia produtiva, promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos, ideias e projetos, para gerar novos negócios, parcerias e cooperação entre as cidades chanceladas, e divulgar as potencialidades e particularidades de cada cidade. O encontro é uma parceria entre Fecomércio, FloripaAmanhã e Prefeitura de Florianópolis.

“O evento será uma excelente oportunidade para que as cidades criativas compartilhem suas histórias, tradições e patrimônios culinários e fortaleçam a rede brasileira, para sediar o 1º encontro das Américas em 2024, que reunirá 14 cidades de oito países em Florianópolis”, adianta o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni.

____________________________________________

 

“EDIFÍCIO BONFIM”

Diretora LÍGIA  WALPER   –  Foto/DUDA HAMILTON

O projeto do filme Edifício Bonfim foi apresentado ontem à noite (terça/28/03) durante  confraternização no O Sítio, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. É o primeiro filme de Ligia Walper como diretora e reúne um grande elenco e equipe catarinense, entre elas estão a atriz Déa Busato; Liliane Motta da Silveira, na direção de arte; Anete Wilke, na direção de produção; Roberta Reis, na produção executiva; e Marian de La Vega, no figurino – todas com larga experiência nos sets catarinenses. As gravações ocorrem entre os dias 11 de abril e 9 de maio de 2023, com uma trama que inclui três histórias de moradores de um prédio fictício, cujas narrativas se entrecruzam num clima amedrontador e estranho, com nuances de policial, drama e comédia.

______________________________________

 

A MODA EM BRAILE

Grupo Catarinense anuncia lançamento do Livro Transcrito em Braille “UM OLHAR DIFERENTE SOBRE MODA”, dia 18 de abril às 16 horas na Sede da OAB na cidade do Rio de Janeiro. O Livro Braille será distribuído gratuitamente para escolas, universidades e instituições de atendimento a pessoas com deficiência. O livro tem a participação de 11 coautoras de diversas cidades Brasileiras, sendo que 05 delas são pessoas com deficiência. A apresentação do Livro é feita pelo reconhecido Estilista Mineiro Ronaldo Fraga e a criação de capa é do artista catarinense Luciano Martins.

___________________________________

 

“BORBOLETANDO”

A psicóloga, pesquisadora e escritora Daniele Moscardi lança nesta quinta, dia 30, seu novo livro, “Borboletando”. Uma das autoras dos livros “E se o felizes não foi para sempre” e “Ecos da alma feminina”. Nascida em Curitiba, morou parte da sua vida em Floripa. Acredita que o contato com a arte é fomentar não somente com sua alma, mas a oportunidade privilegiada de ressignificar os próprios direcionamentos no borboletear das infinitas possibilidades que o tempo e a vida oferecem.

O livro “Borboletando” trás as variações de arte, espiritualidade, romance e doídos. Brianna é permeada por dimensões épicas que enaltecem Atrani do século XIX, a personagem atravessa os vários estágios da sua alma onde a busca por respostas acaba por evocar contato com sua essência mais resiliente. O livro será lançado em noite de autógrafos na loja  Le Lis do Beiramar Shopping.

________________________________

 

Por hoje é isso. Um ótimo restante de semana a todos e até a próxima coluna.

No instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: