Portal Making Of

Modelos de assinatura: a forma mais inteligente de comercializar produtos físicos e digitais – Por Letícia Bufarah

Por Letícia Bufarah*

Cafés, vinhos, livros, cursos e smartphones novos ou “como novos”. O que esse discrepante grupo tem em comum? A famosa economia da recorrência, em que o sistema de preço se estabelece no consumo e não na propriedade, ou, em outras palavras, negócios baseados em assinatura.

Essas ainda são apenas algumas opções frente à diversidade de produtos e serviços que são ofertados no universo da periodicidade, uma tendência que segue em crescimento contínuo.

O novo levantamento on-line do Capterra sobre negócios baseados em assinatura, publicado no último trimestre de 2022, mostrou que 9 em cada 10 entrevistados (94%) possuem algum tipo de subscrição, seja para ter acesso a serviços, seja para receber produtos. Um relatório publicado pelo Gartner (disponível em inglês aos assinantes) prevê que, até 2024, as subscrições vão contribuir com 20% para o aumento da receita das organizações de comércio digital. Já a pesquisa da Vindi sobre o mercado de assinaturas ainda em 2021 revelou um aumento de 65% no volume de vendas em negócios recorrentes, enquanto as empresas tradicionais cresceram apenas 28%.

Se para os consumidores os modelos de assinatura se destacam pela praticidade, pela comodidade e pelo desejo de serem surpreendidos com novidades cada vez mais personalizadas, para os negócios que apostam nesse tipo de serviço essa pode ser uma maneira de diversificar e aumentar a receita.

A McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, enquadra os modelos de assinatura em três categorias: curadoria, reposição e acesso. Entenda melhor cada uma delas.

Curadoria: a personalização é o caminho

Receber produtos e experiências selecionadas de acordo com o perfil do cliente é o objetivo principal desse modelo de clube de assinaturas. O intuito é surpreender e encantar seus assinantes. Por esse motivo, entender o cliente e captar suas dores e motivações são elementos essenciais para fazer essa personalização e proporcionar uma experiência prazerosa e única de consumo. Normalmente, esses negócios oferecem uma rotina automatizada, em que os assinantes escolhem o plano, assinam, preenchem um formulário de acordo com o seu perfil e recebem caixas personalizadas periodicamente.

Reposição: sinônimo de conveniência

Sabe aquele produto que você consome com frequência e toda vez tem que fazer novamente o processo de compra e pagamento? Na assinatura de “reposição”, o objetivo é justamente repor esses produtos de forma prática, permitindo que os consumidores automatizem a compra de itens rotineiros, como, por exemplo, absorventes e suplementos.

Acesso: entretenimento e serviços

Esse tipo de assinatura é baseado no acesso a um determinado serviço que o usuário necessita utilizar com frequência. Trata-se do famigerado SaaS, ou Software as a Service. Esse modelo de negócio é utilizado por grandes empresas, como Mailchimp, WordPress e Statista. Outros exemplos clássicos são as empresas de streaming amplamente conhecidas, a exemplo da Netflix, do Prime Video, do Spotify, do Deezer, entre outras.

Aqui ainda vale destacar a era do Phone as a Service, em que o usuário paga um plano mensal (ou um anual, em até 12x) que dá direito a um dispositivo de ponta. Depois de um ano, o cliente pode trocar novamente de aparelho ou até fazer um upgrade para ter em mãos uma opção ainda melhor. Esse tipo de assinatura ainda oferece vantagens, como seguro contra roubo e danos físicos e um kit com película e capa protetora.

Seja como for, no fim do dia, a força que impulsiona a economia da recorrência é o foco no cliente. Assinaturas significam relações, e estas devem ser nutridas e desenvolvidas sempre da melhor maneira, para que os negócios prosperem e se tornem lucrativos. Afinal, uma boa experiência (de compra, de serviço, de atendimento, de vida) ninguém esquece!

*Letícia Bufarah, responsável pelo marketing da Leapfone.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Intelbras renova patrocínio com a Stock Car

A Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, estará presente na primeira corrida do ano da Stock Car em Interlagos, que acontece no próximo domingo, 23,

Leia mais

Você sabe quais os impactos do novo Plano Diretor de Florianópolis?

Nesta segunda (24) as 16H o novo Plano Diretor vai ser votado na Câmara Municipal, mas qual o respaldo técnico e legal do documento? A construção civil vai acelerar, mas como estará o trânsito, o saneamento básico, coleta de lixo, fornecimento de água e energia, etc.?

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton