19.1 C
fpolis
19.1 C
fpolis
quarta-feira, 29 novembro, 2023

Endrick, Zico, Vini Junior e Botafogo

Foto: Reprodução
Últimas notícias

1 – Inesquecível, sobrenatural e Nelson

Botafogo 3 x 4 Palmeiras é o resultado de um jogo de futebol que você nunca vai esquecer. Foi assim: aos 83″, a torcida do Botafogo cantava: “é campeão!”. Aos 49″, Endrick que só o Madrid viu, diminuiu para 3 a 1. Aos 83″, faltando 7″ para terminar, Bráulio marcou um pênalti e era o presente que Tiquinho desejava. Ele pegou a bola e a colocou na marca. Antes de ele correr o Brasil todo, na frente da TV, pensou: com 4 a 1 o titulo de campeão é do Botafogo. Mas Weverson defendeu. Aos 84″, um minuto após, o menino Endrick fez o segundo: 3 a 2. O que parecia impossível estava acontecendo. Aos 89″ a bola caiu na área e Flaco Lopes empatou: 3 a 3. O Botafogo entrou em pânico. “Na ultima volta do ponteiro”  Murilo fez 4 a 3 e a torcida do Botafogo emudeceu. A distancia agora é de três pontos e faltam oito jogos.

 

2 – Reclamar de que?

Da arbitragem? Bráulio Machado – nota 10, botou Tiquinho na marca do pênalti e, ele perdeu o gol do titulo, o gol mais fácil de fazer e Bruno Lage não estava no banco. O Botafogo ainda é o favorito mas o Palmeiras corre em segundo, que ontem me fez lembrar de Nelson Rodrigues e do Sobrenatural de Almeida.

 

3 – Botafogo cantou

O campeonato só termina no último jogo, que só termina quando o árbitro apitar. Só o “peru”, morre na véspera. O campeão é aquele que ganha e não aquele que defende. O Botafogo quis defender o 3 a 0, achando que já tinha o título que ainda não ganhou. Saiu de campo reclamando da arbitragem, sem razão.

 

4 – Exibido ou inconsequente

Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

Barroca realizou o treino com os jogadores do Avaí, para o jogo de sábado dia 04/10 contra a Ponte Preta em Campinas, São Paulo, no campo de jogo e me fez pensar que o CT é só pra se exibir, não para poupar o gramado da Ressacada onde joga. Time rico é assim. O Barroca nem sabe quanto custa a manutenção e, é por isso que tenho inveja dos gramados na Europa, pela consciência dos treinadores e dos dirigentes.

 

5 – Minha avó era…

“A jogada é clara: a bola está bem à frente dos dois jogadores. Quando o Bruno Méndez vai dar combate ao Soteldo, não existe nenhuma possibilidade de ele atingir a bola. Por imprudência, ele só atinge o pé do santista e o leva ao chão. Falta deliberada e dentro da área, pênalti. Se a bola já passou, o zagueiro põe o pé na frente do Sotelto para que?” Explicação da CBF e lembrei da velha máxima do futebol: “a bola passa, mas o adversário fica no chão”.

 

6 – Reclamações

Aumentou depois da introdução do VAR na arbitragem tantos dos jogadores como dos dirigentes, a CBF e o TJD terão que colocar um fim desse vício. Além disso tem que pedir para que os árbitros parem de ensinar regras na cobranças de pênaltis, de jogadores profissionais.

 

7 – Instituto Vini Jr.

Foto: Reprodução/Twitter Real Madrid C.F.

É uma boa causa a do Vinicius que lhe fez ganhar um premio da revista France FootBall, na noite da entrega do “Balão de Ouro” para Messi.  As fundações ajudam aos necessitados e a educar crianças “desassistidos”. Neymar Jr. tem igual e não ganhou. As fundações ajudam a quem ganha muito dinheiro a pagar menos imposto de renda. Pensei que ele, e todos os jogadores de futebol bem sucedidos, deveriam investir na formação de novos jogadores Será que eles colaboram com as escolinhas de Flamengo e o Santos? Por falar nisso Vini Jr. renovou como Madrid até 2027.

 

8 – Oito Bolas de Ouro

Foto: Reprodução

Messi ganhou a oitava como homenagem pela conquista do titulo de campeão mundial pela Argentina no Catar. O Mundial foi disputado em dezembro de 2022 e não em junho. Se fosse Messi teria ganhado naquela data. Fiquei em duvida e explico por que.

 

9 – A lista dos melhores e…

Foto: Reprodução

Como é que o goleiro que é citado com o 13º, o goleiro do Marrocos – Bono, não ganha a Bola de Ouro. Enquanto que o prêmio é entregue para o 15º, goleiro da Argentina Martinez. Alguém pode me explicar?

 

10 – Aos 18 anos

Podes jurar bandeira, constituição, lutar numa guerra, tirar carteira de motorista, votar, casar e ter filhos, mas para jogar futebol os treinadores tem consideram imaturos e que nunca estas pronto. Nossos treinadores admiram Nenê, Felipe Melo, Suarez e outros.

 

11 – Seleção do Zico

Foto: Reprodução

Veja na ilustração abaixo a seleção dos melhores do mundo segundo Zico: Courtois; HakimiVirgil van Dijk, Marquinhos e Fernandes; Kanté, Croos e Bellingham; Cruyff, Ronaldo e Pelé.

 

12  – Molhado, embarrado e seco

O pouco que aprendi é que em terreno molhado os jogadores têm que usar chuteira de travas altas, se estiver embarrado uma chuteira de trava baixa e para atuarem em grama sintética devem usar o mesmo caçado que usam nas quadras de futebol sete. Ontem Abel Ferreira não reclamou do sintético do estádio Nilton Santos.

 

FIM

Avatar photo
Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Conselho de Ética da Câmara de Florianópolis se reúne para apurar o caso Maikon Costa

Durante toda a manhã de terça-feira, 28, aconteceu mais uma reunião da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }