1 – Inesquecível, sobrenatural e Nelson
Botafogo 3 x 4 Palmeiras é o resultado de um jogo de futebol que você nunca vai esquecer. Foi assim: aos 83″, a torcida do Botafogo cantava: “é campeão!”. Aos 49″, Endrick que só o Madrid viu, diminuiu para 3 a 1. Aos 83″, faltando 7″ para terminar, Bráulio marcou um pênalti e era o presente que Tiquinho desejava. Ele pegou a bola e a colocou na marca. Antes de ele correr o Brasil todo, na frente da TV, pensou: com 4 a 1 o titulo de campeão é do Botafogo. Mas Weverson defendeu. Aos 84″, um minuto após, o menino Endrick fez o segundo: 3 a 2. O que parecia impossível estava acontecendo. Aos 89″ a bola caiu na área e Flaco Lopes empatou: 3 a 3. O Botafogo entrou em pânico. “Na ultima volta do ponteiro” Murilo fez 4 a 3 e a torcida do Botafogo emudeceu. A distancia agora é de três pontos e faltam oito jogos.
2 – Reclamar de que?
Da arbitragem? Bráulio Machado – nota 10, botou Tiquinho na marca do pênalti e, ele perdeu o gol do titulo, o gol mais fácil de fazer e Bruno Lage não estava no banco. O Botafogo ainda é o favorito mas o Palmeiras corre em segundo, que ontem me fez lembrar de Nelson Rodrigues e do Sobrenatural de Almeida.
3 – Botafogo cantou
O campeonato só termina no último jogo, que só termina quando o árbitro apitar. Só o “peru”, morre na véspera. O campeão é aquele que ganha e não aquele que defende. O Botafogo quis defender o 3 a 0, achando que já tinha o título que ainda não ganhou. Saiu de campo reclamando da arbitragem, sem razão.
4 – Exibido ou inconsequente

Barroca realizou o treino com os jogadores do Avaí, para o jogo de sábado dia 04/10 contra a Ponte Preta em Campinas, São Paulo, no campo de jogo e me fez pensar que o CT é só pra se exibir, não para poupar o gramado da Ressacada onde joga. Time rico é assim. O Barroca nem sabe quanto custa a manutenção e, é por isso que tenho inveja dos gramados na Europa, pela consciência dos treinadores e dos dirigentes.
5 – Minha avó era…
“A jogada é clara: a bola está bem à frente dos dois jogadores. Quando o Bruno Méndez vai dar combate ao Soteldo, não existe nenhuma possibilidade de ele atingir a bola. Por imprudência, ele só atinge o pé do santista e o leva ao chão. Falta deliberada e dentro da área, pênalti. Se a bola já passou, o zagueiro põe o pé na frente do Sotelto para que?” Explicação da CBF e lembrei da velha máxima do futebol: “a bola passa, mas o adversário fica no chão”.
6 – Reclamações
Aumentou depois da introdução do VAR na arbitragem tantos dos jogadores como dos dirigentes, a CBF e o TJD terão que colocar um fim desse vício. Além disso tem que pedir para que os árbitros parem de ensinar regras na cobranças de pênaltis, de jogadores profissionais.
7 – Instituto Vini Jr.

É uma boa causa a do Vinicius que lhe fez ganhar um premio da revista France FootBall, na noite da entrega do “Balão de Ouro” para Messi. As fundações ajudam aos necessitados e a educar crianças “desassistidos”. Neymar Jr. tem igual e não ganhou. As fundações ajudam a quem ganha muito dinheiro a pagar menos imposto de renda. Pensei que ele, e todos os jogadores de futebol bem sucedidos, deveriam investir na formação de novos jogadores Será que eles colaboram com as escolinhas de Flamengo e o Santos? Por falar nisso Vini Jr. renovou como Madrid até 2027.
8 – Oito Bolas de Ouro

Messi ganhou a oitava como homenagem pela conquista do titulo de campeão mundial pela Argentina no Catar. O Mundial foi disputado em dezembro de 2022 e não em junho. Se fosse Messi teria ganhado naquela data. Fiquei em duvida e explico por que.
9 – A lista dos melhores e…

Como é que o goleiro que é citado com o 13º, o goleiro do Marrocos – Bono, não ganha a Bola de Ouro. Enquanto que o prêmio é entregue para o 15º, goleiro da Argentina Martinez. Alguém pode me explicar?
10 – Aos 18 anos
Podes jurar bandeira, constituição, lutar numa guerra, tirar carteira de motorista, votar, casar e ter filhos, mas para jogar futebol os treinadores tem consideram imaturos e que nunca estas pronto. Nossos treinadores admiram Nenê, Felipe Melo, Suarez e outros.
11 – Seleção do Zico

Veja na ilustração abaixo a seleção dos melhores do mundo segundo Zico: Courtois; Hakimi, Virgil van Dijk, Marquinhos e Fernandes; Kanté, Croos e Bellingham; Cruyff, Ronaldo e Pelé.
12 – Molhado, embarrado e seco
O pouco que aprendi é que em terreno molhado os jogadores têm que usar chuteira de travas altas, se estiver embarrado uma chuteira de trava baixa e para atuarem em grama sintética devem usar o mesmo caçado que usam nas quadras de futebol sete. Ontem Abel Ferreira não reclamou do sintético do estádio Nilton Santos.
FIM