1 – Lei de Arséne Wenger
Irá mudar a norma do impedimento, para favorecer o jogo de ataque. Será uma mudança positiva. A norma ‘Wenger’ que está em estudo o atacante poderá estar adiantado, mas com parte do corpo em linha com o último defensor. O estudo será colocado em prática em 2024 nos jogos das categorias inferiores na Itália e Suécia. Para o presidente da FIFA Gianni Infantino: “O futebol será mais ofensivo”!
2 – Calendário 2024 do Figueirense

Indica que o clube irá iniciar a disputar a Série C em 2024 em 21 de abril, até lá serão quatro meses e 21 dias sem renda suficiente para se reerguer. A única fonte de recursos vem das mensalidades que os sócios contribuem e que não atenderá os gastos de Novembro e Dezembro. Nos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e 21 dias de Abril o clube estará disputando o Estadual que é deficitário. Uma fonte de renda que poderia equilibrar as contas, como a Copa do Brasil, os jogadores e o treinador sem a cultura local não se empenharam como deveriam na Copa Santa Catarina. Você investiria seu dinheiro no Figueirense?
3 – Calendário 24 do Leão da Ilha
Ainda resta um jogo em casa, mas os jogos na Ressacada renderam muito pouco. Para terminar o ano e iniciar 2024, o clube receberá um adiantamento da Liga Forte por continuar disputando a Série B, mas esta fonte de renda depende da aprovação da reforma tributária, que poder punir os investidores e indiretamente os clubes de futebol, na incerteza o Avaí, assim como o Figueirense, terá de Janeiro até 24 de abril para participar de um Campeonato Estadual deficitário. Em fevereiro esta incluído na distribuição de renda a Copa do Brasil mas, a continuidade dependerá do desempenho dos jogadores.
4 – Os Calendários…
Da Chapecoense que pode cair para a Série C e do Criciúma que pode subir para a Série A, vai depender destes últimos jogos que os dois clubes ainda têm que realizar. Mas os dois estarão empenhados no Estadual deficitário e a Série A, caminho que o Criciúma persegue terá inicio em 14 de abril.
5 – Futebol duro

Era um futebol árduo, de viagens incômodas; campos descuidados; botas negras; bico duro; camisetas sem marcas comerciais; sem quarto árbitros e muito menos VAR. Nem agentes. Aquele futebol triunfavam tipos duros, estóicos, formados em uma infância de pós guerra jogando futebol nas ruas e terrenos baldios.
6 – O primeiro Mundial na TV

O Mundial de 1966 foi o primeiro que se televisionou em direto para todo o mundo, via satélite, uma novidade de uma época.
7 – Direito de imagem
Não é salário por fora para sonegar impostos, mas para produzir riquezas aos clubes. No Real Madrid quando um jogador assina um contrato, destina 50% do que faturar com o direito de imagem ao clube. Por que jogar no Real Madrid o profissional agrega muito mais valor do que no Guarani da Palhoça. Assim o valor de um contrato de imagem com refrigerante, site de apostas ou qualquer outro negócio depende do mercado que o clube que ele atua tem. O mercado de Avaí e Figueirense não ultrapassa Tijucas e Paulo Lopes.
8 – Siga o líder

O Botafogo joga hoje à noite, às 20h, no Estádio São Januário, contra o Grêmio e independente do resultado continuará líder do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras perdeu de 3 a 0 para o Flamengo no Maracanã e o Bragantino para o São Paulo por 1 a 0, no Estádio de Vila Belmiro em Santos, deixando o Bota na liderança com um jogo a menos.
9 – Resultados da 32ª rodada
No jogos desta quarta-feira, 8, o América de MG voltou para a Série B ao ser derrotado pelo Coritiba por 3 a 0. Athletico e Fortaleza com o 1 a 1 não mexeram na tabela. Hoje além de Bota x Grêmio, os jogos entre Goiás x Santos; Bahia x Cuiabá e Cruzeiro x Vasco, este ultimo pode fazer a Raposa sair do Z4 e empurrar o Cruzmaltino para o 17º lugar na competição, O jogo será em Belo Horizonte.
10 – Bola na mão

Nunca foi pênalti quando a bola bate no corpo do jogador ou no do adversário e em seguida na mão ou braço de um defensor. Não há a intenção de levar vantagem.
11 – O país do futebol

Escuto de narradores de televisão de que o futebol brasileiro é a melhor liga do mundo. Pois eu morro de inveja quando vejo, através do YouTube, a reforma do Estádio Santiago Bernabéu neste últimos quatro anos. Que inveja e vontade de ver como funciona e como escondem a grama no “porão” para realizar shows de outros espetáculos esportivos, quando não houver jogos do Real Madrid.
FIM