1- Seleção
Sem Neymar Jr. e agora sem Vinicius Jr., dois jogadores que a mídia da “latinha” elogia, enfrentará a Argentina amanhã, 21, às 21h30, ainda com Fernando Diniz como treinador. Ele tem a missão de guiar os jogadores para longe da beirada do precipício que se encontra na classificação à Copa do Mundo de 2026.
2- Abel do Palmeiras

Em janeiro será divulgado o calendário da FIFA, o da CBF já é de conhecimento então que planeje a temporada24, sem a certeza de estar empregado e em saber quem será convocado para a Copa América. Isto porque Abel Ferreira vem a público reclamar: ”Vamos ter uma fase crucial, e o Palmeiras vai parar quase 15 dias, por causa da Data FIFA”.
Porque reclama se ele tem 30 jogadores, entre eles Endrick, que demorou para aproveitar e, sem ser titular desde o início dessa temporada, foi o responsável pelo Palmeiras estar na luta pelo título, quando era derrotado pelo Botafogo por 3 a 0. Que aproveite a folga para desfrutar esse tempo com a família e pare de reclamar.
3 – Quem indicou?

Avaí inicia o planejamento para temporada 2024 cortando gastos e dispensando os jogadores: Leandro Carvalho, Júlio César (foto), Rafael Forster, Camargo e Gazão. E devem acrescentar atletas do Sub-20 que não irão disputar a Copa São Paulo, mas irá cometer o mesmo erro por que o presidente Júlio aceitou contratar 50 para disputar um torneio regional que dura três meses e o treinador só pode escolher 11 jogadores. Que desperdício com o dinheiro dos outros.
5- Copa São Paulo
Em janeiro, o Avaí terá também que disputar, com uma equipe Sub-20, a Copa São Paulo e o Figueirense também. Mas eu nem sabia que o Figueirense tinha base treinando na Palhoça, pois não revelou e nem “vendeu” um juvenil qualquer.
7- Penúltimo compromisso

Hoje tem jogo do Avaí em São Luiz do Maranhão contra o Sampaio Corrêa e uma vitória ajudará o futebol de Santa Catarina, impedindo que Chapecoense caia para a série C. Há quem acredite que quanto menos clubes catarinense estiver disputando a série B é melhor.
Como são idiotas.
7- Neymar e Vinicius
A FIFA terá que indenizar os clubes destes jogadores já que eles se lesionaram na fase eliminatória do Mundial de 2026. Deverão ser pagos os salários e adendos dos contratos de ambos com seus clubes.
8- Série A

Condeno a invasão de torcedores ao campo de jogo como ocorreu em Criciúma, quando um dos times de futebol da cidade foi promovido à Série A. Torcedor não é e nunca será protagonista, a não ser quando comete atos de vandalismo. O terreno de jogo é um lugar sagrado para quem joga, a invasão impediu que os jogadores festejassem a conquista e, que aqueles não invadiram pudesse assistir. Torcedores bobos e oportunistas.
9- Cair de Divisão
Santos, Vasco e Cruzeiro ainda correm risco de caírem para a série B nestes quatro jogos que restam, mas Bahia, Goiás, Coritiba e América-MG terão que somar mais pontos do que os três, coisa difícil para um futebol em que os treinadores estão preocupados em não perderem do que ganharem os jogos.
10- Garantia

Tirem as beiradas de excessos estádio Orlando Scarpelli, construídas para que acomodasse 30 mil pessoas, exigências da CBD – Confederação Brasileira de desportos, para que o Figueirense entrasse no Nacional de 1973. Observem que nesses espaços excessivos, dois deles invadem as ruas, se permite construir edifícios comerciais, que alugados e não vendidos, poderiam render riquezas para o clube.
11- Vasco
Roberto Dinamite foi um ídolo e “artilheiro” do Vasco, mas como presidente um fracasso. Agora será a vez de Pedrinho ex-jogador do Figueirense e Vasco. Ele poderá desmentir de jogador não pode administrar um clube.
12- Copa Santa Catarina

No primeiro jogo entre Marcílio Dias 1 x 1 Concórdia definiu que a decisão sara no próximo domingo no Meio Oeste. Um empate fará com que a definição de qual dos dois clubes disputarão a Copa do Brasil em 2024 seja na cobrança de pênaltis. O que me chamou a atenção e que Avaí e Figueirense não sedaram conta foi a lotação do estádio dr Hercílio Luz das 25,1 pessoas que acessaram a transmissão das imagens do jogo pelo YouTube. Mas não aguentei à modéstia do narrador de chamar o estádio de Gigantão das Avenidas, imagine no como ele chama o Maracanã.
13- Basquete

O filho do seu Adil Rebelo desafiou o mundo com o melhor time de basquete que ele “escalou”: Magic; Byrd; Jordan; Karen Jabá e Wilton Chamberlain.
O Aluísio Dobes respondeu: “Porque não enfrentaram Torrado, Pato, André, Capitão e Bandalheira”.
E acrescentei como reservas: Ivo, Dobes, Vilela, Dumas, Osman, Aldinho, Alvaro e Romualdo.