Portal Making Of

NSC monitora marketing pessoal

Foto: Reprodução/Freepik

Há exatamente um mês, a repórter Lívia Torres foi demitida da Globo porque realizou um trabalho por fora, apresentando um evento da CBF, que acabou indo ao ar no SporTV. Em tese, não poderia fazer esse bico de acordo com as regras da emissora.

A demissão provocou uma reação interna, de funcionários como Lívia que querem aumentar a receita participando de eventos. Não consta que a Globo vai liberar geral e até pelo contrário, baixou novas orientações sobre uso das redes sociais, redobrando cuidados para que o pessoal não fature um extra aproveitando a exposição que a emissora propicia.

Aqui, na NSC, aconteceu episódio semelhante, envolvendo a apresentadora do tempo Bárbara Barbosa, que deixou a TV depois de ser cobrada pelo marketing nas redes sociais.

Barbara Barbosa (Foto: Reprodução/Instagram)

E o diretor de conteúdo, Cesar Seabra, baixou comunicado interno dizendo que “os profissionais de Jornalismo não podem atuar em ações publicitárias.” E lembrando, na linha da Globo, “cuidado redobrados para evitar a exposição de marcas por nossos profissionais.”

Cesar diz no texto que haverá uma nova edição do Manual de redação reforçando as orientações.

De fato, é preciso clareza sobre esse tema, para que não pareça que a emissora faça de conta que não existe o marketing nas redes socais, ou monitora de alguns em detrimento de outros.

 

Sinal dos tempos

O prédio que por muitos anos abrigou a rotativa dos jornais da RBS está para alugar em Campinas, São José. Sinal claro da decisão melancólica que extinguiu os quatro jornais que o grupo detinha, entre eles o Diário Catarinense e os históricos Jornal de Santa Catarina e A Notícia.

O herói da resistência imprensa por aqui é o Notícias do Dia, que o grupo ND faz questão de manter atuante.

 

Queda digital

Foto: Reprodução/Freepik

Levantamento do Poder360 de agosto, baseado no Instituto Verificador de Comunicação, IVC,  indica que o total de assinantes das versões digitais dos 12 principais jornais brasileiros registrou a primeira queda desde 2017. Em dezembro do último ano, o número era de 1.105.627. Já no último mês de junho, foram contabilizados somente 1.062.617 —  mais e 43 mil a menos.

O líder em audiência digital é a Folha de São Paulo, que recuperou posição diante de O Globo.

O maior crescimento foi do baiano A Tarde. Em números absolutos, isso significa somente 7.720 assinantes a mais (de 40.980 para 48.700). O segundo maior avanço foi do gaúcho Zero Hora, com 2,8% — aumento de 2.647 assinantes (foi de 94.373 para 97.020).

 

NYT

Foto: Reprodução

Enquanto isso, o New York Times informa que ganhou mais 180 mil assinantes digitais e teve um crescimento na receita de 2,9 bilhões de reais.

O jornal tem 9,88 milhões de assinantes, dos quais 9,19 milhões apenas digitais.

 

 

Tempo

A colega Brígida Poli comemora seis anos no Portal Making Of, onde já produziu  250 colunas sobre filmes e séries.

Valeu pela companhia, Brígida. E pelas preciosas dicas.

 

Olha aí ó

Título do ND terça-feira da semana passada: “carro anda sozinho na 401 e provoca acidente”.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

O rádio vive

A coluna, sempre que possível, gosta de acompanhar a audiência de rádio. Embora não sejam dados superlativos como entre os portais de internet, revelam a

Ídolos de barro

Difícil ter ídolos hoje em dia. Na música a safra é terrível. Com raras exceções, as letras são pobres, óbvias, cantoras se destacam pelas roupas

Uma opinião isenta, por favor

Está cada vez mais difícil encontrar uma opinião isenta sobre fatos do nosso dia a dia. Nunca se sabe se opinião que lemos ou escutamos

Vacilos em áudio e vídeo

Eliane Cantanhêde tem 71 anos e uma longa carreira nos principais jornais brasileiros, entre eles o Estadão, para quem escreve atualmente. Também participa todas as

O legado Bonner

William Bonner se despediu de Porto Alegre, ontem, depois de dez dias apresentando o Jornal Nacional ao vivo da redação da RBS TV. Foi uma

Acima de toda a chuva

Nunca a estátua do Laçador, altivo, olhando firme para o horizonte, teve tanto significado como agora. Ele representa o gaúcho neste momento trágico, assolado pelas

SOS Rio Grande

Uma imensa onda de solidariedade se juntou aos gaúchos nos últimos dias com as chuvas e as cheias de vários rios – e com certeza

Meu celular, por favor

Acorda com o alarme do celular. Abre o X, ou Tik Tok, Instagram. Verifica o WhatsApp a procura das últimas mensagens. Se sobrar tempo, consulta