Portal Making Of

O CASAL DA ARTE URBANA

MARINA TAVARES e ARTURO VALLE JUNIOR

Na coluna da semana passada falei de forma geral sobre o Festival Street Art, o festival que deixa o Centro de Floripa ainda mais humano e colorido neste mês de novembro. Puxado por iniciativas que retratam nas fachadas de edifícios, em telas gigantes, minuciosamente trabalhadas, os nomes da nossa história do tamanho que merecem, o festival alcança novas áreas da cidade, numa vibrante  conexão de sensibilidade reunindo os idealizadores e os artistas que deixam suas obras no concreto. Mas hoje quero falar de um casal que está à frente do projeto Street Art, que mobiliza uma quantidade numerosa de pessoas com o mesmo propósito, oferecer cultura em toda sua dimensão. Eles dão continuidade ao que começou lá atrás com o trabalho de quem teve a visão de transformar o urbano em corredores coloridos com arte e imaginação, como o artista Rodrigo Rizo.

Arturo Valle Junior e Marina Tavares formam o casal que criaram a Produtora Studio de Artes e Ideias, em atuação há 17 anos, sempre envolvidos com com seus próprios projetos e muitas parcerias, como o “Hoje é dia Jazz Bebê”, o “Curta o Parque”, no Parque da Luz, e o “Festival Street Art”.  Marina é quem tem na bagagem maior intimidade com as artes visuais  e sempre está envolvida com a criação de novos projetos culturais. Já Arturo,  cuida mais de perto da produção e execução, criação de tours guiados e a relação com as parcerias de apoio aos projetos. O trabalho da dupla se completa, criando sintonia, muitos desafios e a presença transformadora na cena cultural popular de Florianópolis.

Foto/ VICTOR MORAES HAYDE

Neste mês, eles estão mais focados no Festival Street Art Tour, com o objetivo de produzir e divulgar a arte urbana, proporcionar ao público em geral o entendimento sobre o trabalho e as obras dos artistas. Segundo Marina e Arturo, foi a forma que encontraram de sair do circuito fechado e abrir a discussão sobre a arte de rua num universo bem maior,  buscando o envolvimento e a compreensão do grande público, gerando discussão e projeção da criatividade, que acontece ao vivo, pulsante e sob o olhar de quem passa pelas ruas e acompanha a evolução diária de cada obra, no vai e vem da cidade. Segundo o casal, Florianópolis tem uma cultura pronta que merece destaque e muitas vezes está escondida e o que eles procuram fazer é trazer à tona toda uma riqueza que possa despertar a curiosidade, o interesse e o respeito do público pelas artes em geral.

No caso do Festival Street Art Tour, a meta deles é avançar no projeto a cada nova edição, descobrindo e juntando mais artistas, ampliando as conexões e criando novos caminhos para a produção artística e o interesse do público, ao mesmo tempo divulgando Floripa como uma cidade onde o morador e o turista podem respirar arte o tempo todo, algo que eles perceberam ser possível desde a criação dos painéis emblemáticos de Franklin Cascaes e Cruz de Souza e tudo que veio depois, ajudando a  despertar o valor da arte de rua, criando pertencimento e orgulho da cidade.

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, sexta, sábado e domingo próximos, o festival vai se mostrar na sua grande potência, com uma série de intervenções artísticas no Centro Histórico de Florianópolis, momento oportuno para ver os artistas em movimento e participar das visitas guiadas aos pontos onde a arte de rua está dominando a paisagem de Floripa. Mais informações sobre o festival e suas diversificadas atrações no instagram @street art tour floripa

É isso casal, horizonte e imensidão no olhar, sonhos no coração e arte para as multidões.

Fotos/ VICTOR MORAES HAYDE

_____________________________________

 

AS QUESTÕES LGBTQIA+ NO TRANSFORMA

Principal vitrine para a divulgação e fomento de conteúdos audiovisuais LGBTQIA+ no sul do Brasil, a mostra Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, começa nesta quarta-feira, 16 de dezembro, em quarta edição, que acontece em Florianópolis, na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), até o dia 20 de novembro.

Consolidada como uma das mostras mais relevantes de todo o país, a Transforma ganhou notoriedade por abordar temáticas relacionadas às discussões sobre a diversidade sexual, de gênero e da cultura LGBTQIA+. “É tão lindo ver que chegamos à quarta edição deste belíssimo festival, especialmente diante do que vivemos anteriormente, de uma pandemia que interferiu em nossas ações, com cancelamentos e adequações para o modelo híbrido. Hoje, a explosão de sentimento nos toma conta, pois tudo será presencial, apesar dos percalços. Estamos preparando um belo espetáculo para todos os públicos e isso nos dá um gás para colocarmos de pé a Transforma”, avalia Drica D´arc Meirelles, produtora do evento.

Em sua quarta edição, a Transforma oferecerá uma série de eventos, exibindo filmes originários de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal, painéis temáticos, oficinas formativas e show nacional com a banda Horrorosas Desprezíveis, de Curitiba.

A programação da IV Transforma está disponível no site oficial da mostra: www.festivaltransforma.com.br. As entradas são gratuitas e limitadas, mas devem ser ser adquiridas através do site: www.sympla.com.br/produtor/festivaltransforma.

Foto/DIVULGAÇÃO

_________________________________

 

FLORIPA NA FOTO

Foto/PAULA GOMIDE

Quantos lados, quantos ângulos ou quantas mensagens uma cidade pode mostrar quando exposta em fotografias? A resposta pode estar na 7ª Coletiva Floripa na Foto, que começa nesta quinta-feira, 17 de dezembro, uma exposição inédita que a Fundação Cultural BADESC recebe em 2022. Com curadoria de Ana Soukef e Lucila Horn, a mostra reúne uma diversidade de trabalhos que exploram a fotografia no campo da arte. Nesta edição são 32 participantes e 39 obras em exposição e segundo as curadoras, vão estar em exposição desde fotografia pura, fotografia articulada a outras linguagens, até pequenas instalações. Os participantes integram dois grupos: o “Clube de Fotografia”, um projeto de extensão vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Ceart/Udesc e o NEFA, o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte.

“A exposição busca trazer uma reflexão sobre a fotografia como forma de expressão no cenário contemporâneo, bem como possibilidade de ampliação de conhecimento e experiência, tanto do ponto de vista dos autores como dos visitantes. Traz a ideia de pequenas narrativas como eixo”, destacam as curadoras. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 19 horas, até 9 de fevereiro de 2023. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, e a entrada é gratuita.

Foto/ VIRGINIA YUNES

________________________________________

 

ROTEIRO ABERTO DA CULTURA

Fotos/DIVULGAÇÃO

O mês de novembro segue com diversas atividades culturais em diferentes regiões de Santa Catarina, que fazem parte do Programa de Integração e Descentralização da Cultura (IDC). É uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que prevê a realização espetáculos à população com o objetivo de proporcionar a circulação de apresentações de diversos gêneros de grupos e artistas catarinenses. Na agenda, há espetáculos infantis, shows, apresentações circenses, teatro de bonecos, entre outras atrações. A programação completa do circuito cultura você encontra em www.cultura.sc.gov.br e lembrando que todas as regiões do estado estão contempladas e o acesso é aberto ao público de forma gratuita.

_________________________________

OSSOS DO OFÍCIO NA ARTE

Obra da artista CECILIA HECKRATH

Um olhar mais atento, profundo e curioso certamente vai despertar a visão de arte em uma radiografia, destas que  a gente faz para cuidar da saúde. Natural de Pelotas/RS, e atualmente morando em Florianópolis, a artista Cecilia Heckrath apresenta a exposição Varetas de Luz. As obras foram elaboradas entre 2021 e 2022 com a técnica de dupla exposição de retratos encenados pela artista e seus ossos gravados em placas de raio X. Esse conjunto revela um pouco da história e das marcas das aventuras da artista e propõe um olhar contemplativo. “Os ossos são comumente compreendidos como a estrutura do corpo, eles têm a função de nos possibilitar a estabilidade e o resguardo de importantes órgãos – romper, fissurar, quebrar um osso produz imensa dor, chegamos a ficar imobilizados, somos acometidos pelo acidental, como fazer do acidente arte?”, indaga Carolina Votto, responsável pelo texto de apresentação da exposição. Varetas de Luz pode ser visitada até 1º de dezembro de 2022, de segunda a quinta-feira, das 10h às 19h, sexta e sábado, das 10h às 13h, na Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa, que fica na Praça Getúlio Vargas, 158, no Centro de Florianópolis.

CECILIA HECKRATH – Foto/DIVULGAÇÃO

__________________________________________

 

FESTIVAL VIVA FLORIPA 

A terceira edição do Festival Viva Floripa Norte da Ilha está com a programação pronta,  com 25 dias de atividades, entre apresentações musicais, campeonatos esportivos, rodada de negócios, gastronomia, cantata de Natal e muito mais. Organizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o festival tem o foco de aquecer a economia local e fomentar o empreendedorismo no Norte da ilha. “Queremos que os empresários do Norte da Ilha estejam junto conosco neste grande evento para que possamos, cada vez mais, mostrar o potencial da região Norte”, afirma Sandra Oliskovicz, diretora da Regional Ingleses da ACIF.

“A ACIF tem realizado eventos de valorização do comércio local, pois são excelentes meios para fomentar a competitividade de uma determinada região. Por contar com seis diferentes regionais espalhadas pela cidade de Florianópolis, a ACIF se aproxima cada vez mais das dores e desejos dos empresários dos bairros da cidade”, diz o presidente da entidade, Rodrigo Rossoni.

Entre os destaques da programação está o show com o Quinteto S.A. na praia de Canasvieiras,no dia 15 de dezembro, às 20h. No dia 18 de dezembro haverá uma grande ação de limpeza da praia, a partir das 7h da manhã, com roda de conversa e coleta de resíduos, entre outras ações de conscientização. E no dia 11 de dezembro, a apresentação da Cantata de Natal, nos Ingleses com a participação de corais, bandas (PM e Bombeiros), personagens circenses, além de dança e música. Toda a programação será gratuita e está disponível no site e nas redes sociais da ACIF.

__________________________________________

 

CAFÉ CULTURAL

Está chegando mais uma edição do “café Cultural”, reunindo a comunidade jurídica, o Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), o Núcleo de Ética da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), a Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ) e a Associação Fraterna Santo Ivo.

Nesta edição, o evento terá como tema: “Ética e a Responsabilidade da Mídia Brasileira: um olhar jurídico”, a ser ministrado pelo jornalista Thiago de Miranda Coutinho.  Graduando em Direito e Especialista em Inteligência Criminal, o palestrante – com destacada atuação no meio acadêmico e jurídico –, também é coautor de três livros sobre direito e escritor de diversos artigos reconhecidos nacionalmente.

O evento será em prol da Associação Fraternidade Santo Ivo e vai acontecer dia 01/12, às 18h, no Hotel Quinta da Bica D’Água, na Capital. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail iascsecretaria@gmail.com e custam R$50,00 (incluso café colonial). As vagas são limitadas!

THIAGO DE MIRANDA COUTINHO

________________________________________

Fico por aqui, bom começo da Copa do Mundo a todos. Aliás, se não me engano, não senti até agora muita animação com a Copa, será que ficou para a última hora? Nem um daqueles jingles comuns em tempos de copa pegou até agora, nenhum!

No instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: