Portal Making Of

O movimento dos Indicadores: aumento previsto do salário mínimo, juros subindo, dólar oscilando e inflação

O movimento dos Indicadores: aumento previsto do salário mínimo, juros subindo, dólar oscilando e inflação
Imagem By Pixabay

Juros subindo. Banco Central confirma que a taxa de juros pode chegar a dois dígitos em 2022 para controlar a inflação. Na última reunião a taxa básica de juros – Selic subiu para 7,75%, A maior taxa desde setembro de 2017 e sexta alta consecutiva.

 

Dólar oscila. O dólar registrou a maior queda em um mês nesta quarta-feira, ficando abaixo de 5,60 reais ao término de um dia que contou com avaliação de um Banco Central brasileiro mais propenso a levar os juros ainda mais para cima e a confirmação de corte de estímulos pelo BC dos EUA, mas sem sinais de alta em breve das taxas por lá. Porém a aprovação da PEC dos precatórios no primeiro turno não perdoa e a cotação da moeda americana fecha o dia com alta de 0,28%.

 

Mais inflação. O governo federal aumentou na última semana, mais uma vez, a previsão de inflação para 2021. A alta dos preços, sentida diariamente pelos brasileiros, deve chegar a 9,1% no acumulado do ano. A previsão anterior era de 8,4%. A atualização foi feita pelo secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago.

 

Aumento do mínimo. Com a inflação maior e ainda em alta, sobe também o salário mínimo, corrigido anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Se o INPC realmente for de 9,1%, o salário mínimo passaria dos atuais R$1.100 para R$1.200 em 2022. O salário mínimo também é usado para reajustar benefícios do INSS, abono salarial e mais. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o piso nacional serve de referência para pelo menos 50 milhões de brasileiros

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Opositores são terroristas?

Projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados permite ao governo enquadrar opositores como terroristas. O que isso significa para a democracia?

Pix Saque e Pix Troco

Pix Saque e Pix Troco, uma opção para sacar dinheiro além do caixa eletrônico e agência bancária. Entenda como funciona:

Festa da Virada!

Pelo menos 20 capitais brasileiras decidiram não fazer a festa de Réveillon neste ano devido à pandemia de Covid-19.

Educação com inclusão

Sancionada a Lei 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para alunos com transtornos de aprendizagem.

Carnaval: sim ou não?

Muitos prefeitos pelo Brasil estão decidindo pela suspensão do Carnaval, mas por aqui vai ter ou não o Carnaval? Leia a matéria a seguir e deixe sua opinião nos comentários.

Patrimônio catarinense

A Epagri comemora 30 anos com uma série de eventos, com destaque nesta semana para o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis e a inauguração de um novo laboratório em Itajaí.

Pontos e Contrapontos

Da desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e a liberação do público total em eventos a retração da economia catarinense pelo segundo mês consecutivo, entre outras notas.

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

A lógica perdida!

A justiça e a multa de 22,9 milhões a coligação de Bolsonaro. Leia na coluna de Janine Alves

Foto/crédito: Pixabay

Destaques da semana: notas econômicas

Cuidados primários. Cuidados primários. Empresa investe em clínica de atenção primária e reduz custos em saúde. Mudança relativamente simples na maneira de oferecer atendimento em

Foto: Imposto de Renda / Crédito: Pixabay

Amigos do leão e os fatos que marcaram a semana

Imposto de renda solidário, Copa do Mundo à vista, mensalidade escolar nas alturas, financiamento antidemocrático, nova equipe econômica, entre outras notícias que esquentaram a semana. Leia na coluna de Janine Alves

Foto: Manifestantes em frente ao 63º Batalhão do Exército em Florianópolis / Crédito: imagem internet.

A voz que vem das ruas!

Os “manifestantes” acreditam que as eleições foram fraudadas e estão lutando pela liberdade e a democracia. Mas o que eles querem e o que de fato estão pedindo?

Foto: Manifestantes bolsonaristas em São Miguel do Oeste - SC / Crédito: internet

Qual país queremos ter?

O que as manifestações nas ruas dizem sobre o país que queremos ter? O que é dito e o que de fato está sendo reivindicado