Portal Making Of

O programa de debates que não debate

Reprodução/Youtube

O Debate Diário está perdendo a identidade. Faz tempo que o programa esportivo da CBN, no ar às 13 horas, há mais de 25 anos, deixou de lado o embate de ideias. Está mais para um programa de entrevistas entre colegas, pois o mediador passa o tempo todo colocando questões para os outros três participantes.

Na semana passada chegou a sair do estúdio para o estádio da Ressacada, para comemorar os 99 anos do Avaí. Ficaria melhor que a homenagem fosse feita, por exemplo, no programa esportivo do meio-dia e o debate mantivesse uma saudável distância do oba-oba. Foram lá debater o quê?

Nos últimos dias, o programa ainda se ressentiu da ausência de Chico Lins, em férias, substituído geralmente por Cristian de Los Santos – um ótimo repórter, que compôs para fechar o número de quatro participantes. Chico e Rodrigo Faraco, por vezes, conseguem trocar ideias interessantes, o que nem sempre acontece com os demais.

 

E daí?

A pergunta é se tem alguém interessado em melhorar o Debate Dário ou o foco é outro. Quem não tem história não sabe que o programa já teve grandes debatedores como Miguel Livramento, Paulo Brito e Lauro Búrigo, entre outros.

 

Liberou geral

Nos últimos dias, profissionais da NSC apresentaram evento na Lagoa, oficiaram casamento e deram palestra em Jurerê. Não há dúvidas que o RH liberou geral, ao contrário do que acontece em outros estados entre as afiliadas da Globo.

 

Emmy

A informação mais repetida e mais inútil que se conhece: Rede Globo indicada ao troféu Emmy.

 

Voto

Uma boa sacada do SCC meio-dia: mostrar como o eleitor deve usar a urna eletrônica. O apresentador Fernando Machado colocou no telão do estúdio o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral que simula voto na urna com o sinal característico e tudo o mais. Veja:

 

Eleição 1

São tantas as entrevistas com candidatos que elas ficaram aborrecidas por falta de novidades. Viraram tapa buraco de programação.

 

Eleição 2

Há uma insistência da mídia engajada em apresentar pesquisas eleitorais sem respaldo técnico. É o caso da Jovem Pan e da Rede SCC. O objetivo é tentar neutralizar as pesquisas Ipec e Datafolha, mas está mais para uma atitude ridícula.

 

Eleição 3

A tendência é que as pesquisas eleitorais de institutos idôneos aproximem os candidatos com a proximidade do pleito, mas não porque não querem se comprometer ou erraram a amostragem anterior. O fato é que o eleitor deixa para se decidir em cima da data, como mostram os inúmeros exemplos, como em 2018. As pesquisas sérias são reflexo do momento, mais próximo da eleição, menos eleitores indecisos, mais precisão. O resto é engajamento político.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

SOS Rio Grande

Uma imensa onda de solidariedade se juntou aos gaúchos nos últimos dias com as chuvas e as cheias de vários rios – e com certeza

Meu celular, por favor

Acorda com o alarme do celular. Abre o X, ou Tik Tok, Instagram. Verifica o WhatsApp a procura das últimas mensagens. Se sobrar tempo, consulta

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

SOS Rio Grande

Uma imensa onda de solidariedade se juntou aos gaúchos nos últimos dias com as chuvas e as cheias de vários rios – e com certeza

Meu celular, por favor

Acorda com o alarme do celular. Abre o X, ou Tik Tok, Instagram. Verifica o WhatsApp a procura das últimas mensagens. Se sobrar tempo, consulta

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana