Mistura de salão de beleza e bar, o Ayô Beauty Drink promoveu uma festa animada de Halloween no último sábado. Confere as ideias que inspiraram as fantasias caprichadíssimas da turma. Na foto, Lara Goulart, Bianka Martins, Jennifer Moreira, Aline Goulart e Karina de Mello. (Foto Bruna Guimarães)
******
Consciência Negra
No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o fotógrafo Danilo Barretto apresenta uma exposição fotográfica inédita no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis. Até 1º de dezembro será possível ver de perto os registros que integram a mostra “Consciência Negra em Cores”. A entrada é gratuita.
A mostra traz 12 fotografias, em dimensões 40x60cm, que proporcionam uma experiência imersiva. Segundo Barretto, a exposição, que começou a ser planejada em novembro de 2023, celebra as manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras, dando destaque para a ancestralidade e a riqueza cultural africana por meio de fotografias coloridas capturadas em Salvador, na Bahia.
“A exposição busca provocar uma reflexão sobre a importância da luta contra o preconceito e valorizar as contribuições dos povos afrodescendentes ao Brasil. Com imagens vibrantes, a mostra desmistifica a ideia de que a cor preta representa a ausência de luz, exaltando a grandiosidade, a beleza e a força da cultura negra”, compartilha o fotógrafo que realiza a primeira individual em Florianópolis.
Para Barretto, apresentar os trabalhos no MULTI é uma oportunidade de alcançar um público diverso e ainda promover um diálogo aberto sobre a cultura e a identidade afro-brasileira.
“A exposição no MULTI permite que mais pessoas se conectem com a importância e a beleza da Consciência Negra em Cores, contribuindo para uma maior visibilidade e valorização da cultura afro-brasileira. Ainda mais que o espaço favorece a circulação e a contemplação das obras, proporcionando uma experiência enriquecedora para os visitantes”, completa.
O MULTI, que fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis, conta mais de 30 operações e a única sala de cinema da região Sul da Ilha de SC.
Vernissage
No sábado, dia 9 de novembro, a partir das 18h, o fotógrafo participa de um vernissage no espaço. Danilo vai falar sobre o processo da construção da exposição e como foi a captura dos registros fotográficos que integram a mostra.
*****
*****
Cinema gratuito no Parque da Luz
O Curta o Parque, no sábado, 9 de novembro, traz uma seleção de filmes catarinenses para a famílias e amigos curtirem juntos, ao ar livre, com pipoca de graça. A iniciativa é da Studio de Ideias e da Associação Amigos do Parque da Luz e a cada edição traz uma temática diferente.
Estão confirmados para a sessão de cinema os curtas-metragens A chuva não me viu passar, de Leonardo Gatti; Flecha Dourada, de Cíntia Domit Bittar; Mar que nos rodeia, de Beatriz Silva; Garoto VHS, de Carlos Daniel Reichel; Cemitério do Parque da Luz, de Marko Martinz; Tá ió, de Mauricio Venturi; Desventuras Espaciais, de Elisa Baash e Filipe Cargnin; Isso Sempre Acontece, de Lara Koer; e Nham Nham – a criatura, de Lucas de Barros e Efeito Dominó, de Samara Hartt. A curadoria é da Novelo Filmes. A exibição dos filmes terá início às 16h.
*****
*****
Tem Natal no Largo da Catedral
As festividades do Natal 2024 de Florianópolis começam oficialmente na quarta-feira, dia 13 de novembro, no Largo da Catedral Metropolitana, a partir das 19h30, com uma série de atrações para dar início às celebrações do nascimento de Jesus.
É o início da programação que segue até o dia 19 de dezembro, com o Desfile de Natal na Beira-Mar-Norte, Cortejo de Natal na Beira-Mar-Continental, show de luzes e corais no Palácio Cruz e Sousa e um extenso roteiro do Natal nos Bairros em toda Ilha e Continente. A presença do público é aberta e gratuita em todos os dias da programação do Natal 2024. Em caso de chuva, o evento pode ser transferido para outra data.
A Camerata Florianópolis está preparando um concerto inédito para celebrar a abertura da programação. O repertório especial é composto por músicas tradicionais de Natal. “São melodias conhecidas do público, mas que receberão uma roupagem moderna, mais pop”, explica Alberto Heller, responsável pelos arranjos feitos especialmente para a apresentação.
*****
*****