Portal Making Of

Pode crer!

Pode crer!
Programa Pode Crer, foto Divulgação.

Um programa formação em tecnologia, economia criativa e inovação para jovens da periferia de Florianópolis.

O programa oferece formação profissional para os jovens da periferia e mostra que eles são uma oportunidade para a cidade que carece de profissionais no setor de tecnologia. Então, vamos aproveitar esse capital social?

Vale o registro! Vinte e cinco adolescentes com idade entre 14 e 17 anos que vivem em comunidades da Grande Florianópolis deram um passo importante em busca de uma carreira profissional. Eles iniciaram neste mês de outubro o curso de programação de dispositivos, oferecido gratuitamente pelo Senai/Fiesc, por meio do programa Pode Crer, uma iniciativa do Instituto Vilson Groh (IVG).  A seleção dos alunos ocorreu por meio de um edital de gratuidade conduzido pelo instituto.

O princípio do Programa é de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim uma oportunidade para a cidade. Para o presidente do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e idealizador do projeto, Pe. Vilson Groh, “o jovem da periferia é um grande capital social. Uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada e mal qualificada, e algumas vezes perdida precocemente para a violência”.

Hoje, o programa atende 320 crianças, adolescentes e jovens de forma totalmente gratuita, em duas organizações da sociedade civil que compõem a Rede IVG, articulada pelo Instituto. São três trilhas formativas:

·      Trilha 1: Formação das crianças e adolescentes entre 11 e 13 anos nas áreas de tecnologia (robótica), economia criativa, música, artes e sustentabilidade.

·      Trilhas 2 e 3: Formação de adolescentes e jovens a partir dos 14 anos de idade nas áreas da tecnologia, empreendedorismo e economia criativa, inglês instrumental, formação cultural, humana e cidadã, desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, e aproximação com as empresas do setor de tecnologia e inovação da cidade inserindo os jovens no mundo do trabalho.

A solução proposta pelo Programa Pode Crer é promover a formação desses adolescentes e jovens, aproximando-os do ecossistema de inovação e tecnologia, e dos espaços educativos e culturais (Centros de Inovação Social), e, desta forma, contribuir na redução da desigualdade de oportunidades e no alcance da justiça social.

O Programa constrói uma conexão entre a necessidade das empresas de tecnologia e economia criativa em contar com pessoas preparadas, e a importância de melhorar o nível de educação e da capacidade de geração de renda das comunidades da periferia da Grande Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Bom ou mau vendedor?

[ad_1] Quem j? n?o levou para casa algo que n?o planejava ou necessitava porque um vendedor lhe convenceu a comprar e depois voc? se arrependeu?

Ignorância e falta de empatia

Tomou vacina com pistola, tem marca no braço da BCG, viu a paralisia infantil ser banida do Brasil com apenas uma gotinha de vacina e agora tem medo de tomar a vacina contra a Covid-19?

Acelere sua carreira

Mais uma parceria entre a Acate e o Senai/SC para a formação de novos desenvolvedores de sistemas de computadores

Aceleração digital

A aceleração digital e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Pesquisa revela que empresas mais familiarizadas com soluções digitais conseguiram capacitar seus colaboradores e se recuperar mais rapidamente.

Dax um banho

Gean Loureiro, Prefeito de Florianópolis e Presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), usou mais uma vez as redes sociais para informar a população sobre a importância das vacinas e sobre a tese de que a Ômicron pode se

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.