Portal Making Of

POP ROCK BRASIL, O NOVO ESPETÁCULO DA CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Fotos: Toia Oliveira

Um dos espetáculos mais aguardados pelo grande público da Camerata Florianópolis finalmente se torna realidade: Camerata POP-ROCK Brasil. Solicitado pelos fãs em diferentes ocasiões, a orquestra reunirá nos dias 14 e 15 de junho, no Teatro Ademir Rosa (CIC), um time de artistas e uma aprimorada concepção artística e visual para celebrar esse gênero que marcou época no Brasil dos anos 1970 a 1990  e que continua rendendo ricas composições até os dias atuais.

Com arranjos musicais inéditos feitos por Alberto Heller e produção executiva de Maria Elita Pereira, o espetáculo terá em seu repertório músicas de cantores que fizeram história, como Rita Lee, Raul Seixas, Mutantes, Cazuza, Cássia Eller, Barão Vermelho, Titãs, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, entre outros.

No palco estarão os músicos da Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, a banda base formada por Luciano Bilu (Guitarra/violão), João Peters (baixo), Rodrigo Porciúncula (bateria) e Alberto Heller (piano/teclado), e nos vocais Amanda Amancio, Manoela Balan, Murilo Ferraz e Cadu Duarte.

O maestro  Della Rocca diz que as expectativas para o concerto são as melhores. “Este é um espetáculo que foi planejado e amadurecido no decorrer dos últimos anos e acredito que agora chegamos no ponto que desejávamos. É um repertório que desperta uma memória afetiva muito forte e revela muito da história e evolução da música brasileira. São músicas emblemáticas, com uma vertente contestatória e política muito presentes e que cativam as pessoas”, comenta.

Alberto Heller explica o diferencial deste novo projeto: “De forma geral, o rock brasileiro sempre dialoga intimamente com o POP. Creio que esse é um diferencial que marca grande parte do repertório produzido no Brasil entre 1970 e 1990, e isso explica o título POP-ROCK. O repertório nesse gênero é enorme e riquíssimo, não foi fácil a decisão das obras que vieram integrar este espetáculo. Embora não dê para abarcar todas as vertentes num único show, o resultado foi empolgante, tenho certeza que o público irá curtir muito este programa.”

Os shows acontecem  nas duas noites a partir das 20:30 horas e os ingressos estão à venda  na plataforma da   www.blueticket.com.br .

 
Amanda Amâncio, Cadu Duarte, Manoela Balan e Murilo Ferraz
________________________________________________________________________
 
“KARMA” TEM APRESENTAÇÃO HOJE EM FLORIPA 
 
Fotos: Divulgação
Depois de circular entre 2015 e 2023 por 11 cidades de seis estados brasileiros – somando 32 apresentações, o espetáculo “Karma” (2015) conquista o prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022, conduzido em abrangência nacional pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e dá a oportunidade de realizar mais dez encenações no Sul do País com diálogo após a cena. Trata-se de uma performance baseada em danças de parceria, de salão e contemporâneas, dirigida e dançada por Maria Claudia Reginato e Rodolfo Lorandi. 
 
A Circulação Sul (2023) irá encerrar o ciclo da obra, com um roteiro que contempla Florianópolis, onde vive o casal de artistas, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Na Ilha, a primeira apresentação ocorre hoje, 31 de maio, quarta-feira,  às 18h, no Espaço 1, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O acesso é livre e tem tradução simultânea em libras. 
 
Maria Claudia Reginato e Rodolfo Lorandi

________________________________________________________________________

TIAGO IORC NA TURNÊ “DARAMÔ”
 
Foto: Divulgação

Inicialmente importante ressaltar que o show de Tiago Iorc previsto para ser realizado pela Opus Produções no Hard Rock Live Florianópolis foi transferido para o Teatro Pedro Ivo Campos, na SC 401. Serão duas sessões na mesma data, dia 03 de junho, uma às 18 horas e a segunda às 21 horas.

Os ingressos que já foram vendidos continuam valendo para as duas sessões. Ainda há ingressos à venda no site www.uhuu.com .

Tiago Iorc chega com o show que leva o mesmo nome de seu último disco. “Estou muito animado em celebrar esse momento com o público brasileiro! Tive um gostinho dessa volta aos palcos, durante tour na Europa, mas estou com saudade de sentir o calor e o carinho do nosso povo!”, comenta o cantor.

No repertório, o público poderá curtir os lançamentos “Saudade boa”, “Tudo o que a fé pode tocar”, grande favorita do público, “Daramô”, música que dá nome à turnê, além do elogiado cover de “Ciumeira”, da cantora Marília Mendonça. E não vão faltar os sucessos da carreira, como “Amei te ver”, “Coisa linda”, “Tangerina”, entre outras.

________________________________________________________________________
 
“LA MISTERIOSA BUENOS AIRES” NA BIENAL DO TANGO
 
Foto: Divulgação

O palco do CIC receberá nos dias 9 e 10 de junho a orquestra “LA MISTERIOSA BUENOS AIRES” na apresentação do Espetáculo Internacional de Tango. O evento, que faz parte da 12ª Bienal de Tango de Florianópolis, reunirá grandes mestres do gênero como o atual campeão mundial de Tango Ricardo Astrada e Constaza Vieyto e mais quatro casais de bailarinos com carreira internacional: Lorena Ermocida e Oscar Martinez Pay, ambos fizeram parte do show de Júlio Iglesias e também do Filme “O último Tango”, Leandro Gomez e Melina Brufaman, diretores do Complejo Belgrano e diretores e apoiadores do Mundial de Tango de Buenos Aires, André Magro e Andresa Moraes, com longa trajetória em festivais pelo mundo, Fabiano Silveira e Juliana Figueredo diretores do espetáculo, e participação especial do cantor Gustavo Segré. Os ingressos estão disponíveis no site Blueticket.

________________________________________________________________________
 

SER ARTISTA NO SÉCULO XXI

Edson Machado (Foto: Divulgação)
O projeto 33 Talks 2023 – Ser Artista no Século XXI – Diálogos sobre Arte Brasileira e Catarinense, é voltado ao público profissional, universitário e apreciadores das artes em geral. São palestras temáticas que abordam o desenvolvimento artístico e cultural no Estado de Santa Catarina em relação ao país, proferidas por nomes reconhecidos em suas áreas de atuação. 
 
Convidado pelos organizadores, o gestor cultural, artista visual e curador Edson Machado é o palestrante desta sexta- feira, dia 2 de junho,  às 19 horas, na sede da Galeria de Arte 33 na cidade de Joinville. Machado vai falar sobre Relações Institucionais, relatando sua experiência profissional junto aos órgãos governamentais da cultura (Secretarias de Estado da Cultura em Santa Catarina e no Paraná, Secretaria de Articulação Internacional, Fundações Culturais, Conselhos de Cultura), e ações que vem imprimindo como presidente do Instituto Internacional Juarez Machado.
 
“Nosso propósito é mostrar como se dá a organização política das artes e criar novos repertórios territoriais com agendas inclusivas e participativas entre artistas, governos, iniciativa privada e a sociedade”, afirma Edson Machado.
 

A organização é da Galeria 33 , Rua Bento Gonçalves Nº 33, bairro Glória em Joinville, e a participação na palestra, com entrada gratuita, poderá ser presencial ou com transmissão ao vivo e interação do público com inscrição via sympla link  https://www.sympla.com.br/evento/33-talks/1925742 .

 
O projeto cultural foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
________________________________________________________________________
 
“XILOGRAVURA SUBMARINA”  E AS TAINHAS
 
 
Estamos em plena safra da tainha, época de esperança de fartura na mesa e renda para o pescador que  sobrevive da pesca. A arte também mostra como essa tradição está presente na vida da população do nosso litoral, em especial  Florianópolis.
 
 
Na Biblioteca Pública de Santa Catarina pode ser visitada a  exposição “Xilogravura submarina: uma viagem ao universo das tainhas”, com trabalhos de Fernando Andrada e curadoria de Caroline Costa de Mattos.
 
 
A exposição reúne uma série de xilogravuras que exploram a pesca artesanal da tainha e a vida marinha na Ilha do Arvoredo. Com técnica meticulosa, o artista captura a beleza e a complexidade desse universo fascinante.
 
 
Após explorar os detalhes da pesca da tainha, a exposição nos leva a uma jornada subaquática. Em um mergulho profundo na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, podemos observar o mundo surpreendente das tainhas e outras criaturas marinhas.
 
 
Na série “Aquarium”, Andrada apresenta um universo surreal e encantador, onde as tainhas ganham formas “aquamórficas” e os seres mitológicos nadam livremente. Algumas das xilogravuras foram criadas em 2018, na Oficina de Gravuras do Centro Integrado de Cultura (CIC), com a supervisão do professor Carlos Roberto Nascimento (Bebeto).
 
A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A  Biblioteca Pública de Santa Catarina fica na Rua Tenente Silveira, 343 – Centro – Florianópolis. A entrada é gratuita.
________________________________________________________________________
 
CORRIDA PELA SAÚDE
 
 

Cerca de mil participantes são esperados na Corrida e Caminhada da Sociedade Catarinense de Mastologia, para marcar a quarta edição do Movimento Rosa, que tem realizado um importante trabalho na prevenção contra o câncer de mama.

 Com objetivo de incentivar a prática do exercício físico na promoção da saúde, o evento acontecerá no dia 1º de outubro (domingo), na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, mas as inscrições já estão abertas, tanto para corredores iniciantes e regulares, quanto para o público em geral. 

A atividade ainda tem na organização a Associação Corredores de Rua de São José e Grande Florianópolis.

 Inscrições em https://vemcorrer.com/evento/216-corrida-movimento-rosa-2023 .

______________________________________________________________________

Até a próxima semana!

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: