Portal Making Of

POTÊNCIA E DIVERSIDADE: GRANDES SHOWS EM FLORIPA

O mês de março, que começa hoje, promete continuar bombando o verão em Florianópolis  e região, com uma agenda de shows muito potente e prometendo tirar o público de casa. A época já é mais focada na rotina do ano, mas não vai faltar música para todos os gostos nessa reta final da temporada para desequilibrar as rotinas. A diversidade de atrações é muito representativa da pluralidade cultural e do público. Mas não é só este mês, abril  segue com grandes shows, artistas de peso e produções caprichadas, que devem reunir multidões e grandes plateias, como foram todos os espetáculos até aqui.

A coluna destaca alguns dos shows e espetáculos diversos nos próximos dois meses. E quando chegar a hora falaremos mais sobre cada evento.

___________________________

 

SKANK NA TURNÊ DE DESPEDIDA

Foto/DIVULGAÇÃO

Nesta sexta, 3 de março, chega a Floripa a turnê que vem celebrando a história da banda antes de sua separação por tempo indeterminado, levando ao palco a história de sucesso de um dos maiores grupos da música brasileira. O desafio tem sido encaixar num mesmo roteiro tudo o que esses caras já deixaram gravado no coração do público desde o comecinho dos anos 1990 e que os fãs vão poder acompanhar  no Stage Music Park. Foram nove álbuns de estúdio, alguns deles presença obrigatória em listas de melhores de todos os tempos do pop-rock nacional e que somam mais de 5 milhões de exemplares vendidos; três ao vivo que registraram para a posteridade o nível de ataque e a catarse de seus shows em diferentes fases da carreira; e uma coleção de sucessos que não encontra paralelo nas últimas três décadas no país. Ingressos aqui.

___________________________

 

CAMERATA ABRE TEMPORADA DO CLÁSSICO

A Camerata Florianópolis abre a temporada de concertos 2023 com um espetáculo  reunindo grandes nomes da música clássica: Beethoven, Mozart e Mendelssohn, com regência do maestro Jefferson Della Rocca. O concerto terá a participação especial do violonista Leonardo Bock, com produção de Maria Elita Pereira. O espetáculo será no dia 11 de março, às 20 horas, no Centro Integrado de Cultura. Mais informações e ingressos aqui.

___________________________________

 

GILBERTO GIL NA MARATONA CULTURAL

Foto/DIVULGAÇÃO

O nosso ilustre e incansável Gilberto Gil faz show na semana do aniversário de Florianópolis, dia 26 de março. Em menos de dois meses é a segunda vinda de Gil à cidade. Desta vez para celebrar os 350 anos da capital catarinense, num show aberto e gratuito ao público, no Largo da Alfândega, no Centro. É um presente para a cidade e o público  que vai poder acompanhar os principais sucessos de Gilberto Gil ao longo da  sua carreira.

A apresentação faz parte da Maratona Cultural, que acontece entre 23 e 16 de março.

_________________________________________

 

YAMANDU COSTA

Foto/DIVULGAÇÃO

“Esperançar” é o nome do show de um dos maiores músicos do Brasil e do mundo e que leva ao palco um pouco das dúvidas e incertezas vividas durante a pandemia e como  a arte serviu de apoio, consolo e esperança. “Esperançar” é um concerto do violonista que encanta plateias ávidas pela música instrumental mundo afora. O brasileiro Yamandu Costa se apresenta no dia 25 de março, no Centro Integrado de Cultura, uma noite de grande virtuose para ouvintes atentos. Os ingressos já estão disponíveis em aqui.

____________________________________

 

MUMUZINHO E ATITUDE 67

E fechando março, o Hard Rock Live Florianópolis recebe a festa “Sambaê”, para quem gosta  de cantar e dançar sem parar, com shows do cantor carioca Mumuzinho e do grupo Atitude 67, no dia 31 de março, trazendo samba e pagode. Com grande humor, imitações hilárias e carisma, Mumuzinho é uma das referências no mundo do samba como cantor, compositor, ator e apresentador.

Sucesso no YouTube e nas plataformas de áudio, a banda Atitude 67 segue inovando em seus projetos e, agora, transformou o audiovisual “Sempre Foi Pagode” em uma label que vem rodando o país. Mais dicas e ingressos aqui.

_______________________________________

 

IRA E RAIMUNDOS NO MOTO WEEK

Foto/DIVULGAÇÃO

Será um festival reunindo milhares e milhares de motociclistas, que além de aventura em duas rodas e gastronomia, o velho e bom rock’n roll vai compor o programa do Floripa Moto Week, o maior evento de motociclismo do Sul do Brasil, que acontecerá em abril  e deve reunir 60 mil apaixonados por motocicletas. Entre as atrações musicais, destaque para as bandas Ira e Raimundos, entre 6 e 9 de abril. Sobre os shows e ingressos verificar aqui. E mais informações sobre o festival nas redes sociais @floripamotoweek no Facebook e no Instagram.

________________________________________

 

NENHUM DE NÓS

E fechando o mês de abril teremos a presença em Floripa da Banda Nenhum de Nós, que desde 2018  não se apresenta por aqui. A banda gaúcha de tantos sucessos nacionais vai estar no palco do Centro Integrado de Cultura, no dia 21 de abril, às 21 horas. Sempre em atividade e com o imenso reconhecimento do público, eles vem a Floripa  com a turnê “Paz e Amor Tour” com todos os seus hits de 36 anos de carreira. Os ingressos já estão disponíveis aqui.

_______________________________

 

“MÁQUINAS DE GUERRA DE LEONARDO DA VINCI”

E em outros segmentos das artes, há muita coisa boa para ser vista. “Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci” chega à Galeria de Arte da Villa Francioni em março. O mês em que se comemora a vindima – colheita das uvas -, também marcará a abertura da nova exposição na Villa Francioni – vinícola localizada na Serra catarinense. No dia 4 de março, às 15h, a Galeria de Arte renovará seu espaço com 44 miniaturas das Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci – catapultas, canhões, tanques, entre outras – executadas pelo artista Denis Soncini. Com entrada gratuita, os visitantes poderão apreciar as obras todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 10h às 17h, até o dia 14 de maio de 2023.

Engenheiro mecânico por formação, Denis Soncini tem como hobby modelismo em madeira. O marco inicial dessa exposição que chegará a São Joaquim foi em 2003, quando Denis viu uma mostra de Leonardo da Vinci, em Veneza. Por ser apaixonado pela obra, o artista já possuía ampla literatura, o que a completou com os Códigos Atlântico e Arundel. Ele estudou os esboços e desenhos das máquinas de guerra, interpretou o funcionamento em plantas de execução e em três anos produziu 44 máquinas.

DENIS SONCINI

______________________________________

 

“SENHORA Z”

A exposição “Senhora Z”, do artista visual Rico Mendonça, foi inaugurada em maio do ano passado, no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, e agora chega ao Shopping Itaguaçú, em São José, na região metropolitana de Florianópolis. São 10 obras que marcam sua volta às exposições depois de um longo processo de reclusão e intensa  criação longe dos olhos do público.

A criação das obras nasceu um pouco antes do surgimento da pandemia, quando o artista visual começou seu processo de clausura causado pela perda da sua mãe. Permanecer no isolamento depois foi um processo de cura e criação, que trouxe à cena um ser mitológico, uma mulher com várias formas, muitas mulheres ao mesmo tempo, com diversas  identidades e inspiradas em  Dona “Zeza”. Todas as mulheres criadas por Rico Mendonça carregam no modo de vestir a poesia e a cultura do vestuário como personificação das nossas identidades. A Exposição abre hoje, 01 de março, e prossegue até o dia 03 de abril. A exposição tem curadoria de Lena Peixer.

______________________________________

 

Na primeira semana de março era isso. Mas na próxima estou de volta. Até lá, obrigado sempre pela leitura.

No instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: