Portal Making Of

Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia finalistas nacionais

A 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) já tem os seus finalistas nacionais. No total, foram selecionados 20 trabalhos divididos nas quatro categorias da premiação: texto, áudio, vídeo e fotojornalismo. Este ano, o prêmio contou com um recorde de 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.

A cerimônia de revelação dos vencedores e entrega da premiação será realizada no dia 24 de novembro, em Brasília. Serão anunciados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Também será escolhido, entre os 20 finalistas, o vencedor do prêmio especial “Empreendedorismo Social”, que reconhecerá a melhor matéria voltada para o tema.

Trabalhos jornalísticos de todas as regiões do país estão na final do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que nesta décima edição tem como tema central “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A iniciativa contempla conteúdos que abordam temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, entre outras.

A premiação é dividida em três etapas. Primeiro, as matérias inscritas passaram pelos júris estaduais. Os vencedores em cada categoria (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) seguiram para a etapa regional, que selecionou os finalistas da etapa nacional. Os vencedores nacionais do Prêmio Sebrae de Jornalismo receberão equipamentos de trabalho (notebook e/ou celular de última geração), além do troféu.

A iniciativa realizada pelo Sebrae tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.

“O Prêmio Sebrae de Jornalismo pode ser comparado com o Oscar, pois é o momento de reconhecer a imprensa, instituição que possui papel essencial na nossa democracia. A liberdade de imprensa é fundamental para a manutenção dos valores democráticos e dos nossos direitos fundamentais. O Sebrae reconhece os profissionais que dão voz para o empreendedorismo e os empresários de pequenos negócios, pois eles representam 99% das empresas brasileiras, 30% do nosso PIB e 55% da empregabilidade. É papel do Sebrae, como sexta marca mais forte do país, reconhecer a imprensa em seu papel para a sociedade”, avalia Décio Lima, presidente do Sebrae.

 

Conheça os finalistas:

CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO

  • Da terra para o prato: nutrição e sustento econômico vêm da natureza (Correio Braziliense / Distrito Federal).
  • Empreendedorismo 50+ (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios / São Paulo).
  • • Ouro branco, ouro roxo: a batata doce como preciosidade agrícola do Agreste de Sergipe (Portal Fan F1 / Sergipe).
  • Panelas de barro produzidas há séculos por mulheres Macuxi devem ganhar selo de referência à Terra Indígena Raposa Serra do Sol (g1 Roraima / Roraima).
  • Série Empreendedorismo no RS (Zero Hora / Rio Grande do Sul)

 

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO

  • Encontro Ancestral (Rede Amazônica Roraima / Roraima).
  • Globo Repórter – A Força do Coletivo (TV Globo / Rio de Janeiro).
  • Mar & Cultura (NDTV RECORD TV / Santa Catarina).
  • Moeda local impulsiona negócios e muda realidade de moradores do Vergel do Lago
    (TV Ponta Verde / Alagoas).
  • Vizinhos, amigos, empreendedores e clientes (TV Anhanguera / Goiás).

 

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO

  • A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país (Rádio Alba / Bahia).
  • Ela mudou a realidade econômica de 55 Redeiras, depois do empreendedorismo (Podcast Olha a Xepa! / Mato Grosso).
  • Empreendedorismo de Transformação (Jornal O Tempo – podcast / Minas Gerais).
  • Inovação Social: quando o negócio é a inclusão (Rádio Peperi / Santa Catarina).
  • Roraima, o mercado do café e suas vertentes (Rádio Roraima / Roraima).

 

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

  • Agricultura regenerativa: uma nova era da cafeicultura brasileira (Revista Negócio Rural /Espírito Santo).
  • Empresária exalta a autoestima negra ao aliar negócio com propósito social (PNB Online /Mato Grosso).
  • Moldadas pelo Barro (TNH1 / Alagoas).
  • Muito além do lucro, mudanças de vidas (Jornal Diário do Pará / Pará).
  • Pisa da uva ao som do tamborim (Jornal A Hora / Rio Grande do Sul).

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais