Portal Making Of

“PROJETO CULTURABERTA” COM MAIS DE 10 HORAS DE PROGRAMAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

Foto: Divulgação

O final de semana  promete  muita agitação no Sul da Ilha, com a realização da terceira edição do Festival Culturaberta”,  com mais de 10 horas de evento e nove atrações artísticas e musicais. A Matura Floripa, local do evento no Campeche, contará com dois palcos, uma área gastronômica, espaço para exposição de arte e intervenções artísticas, um festival para toda a família.

Entre as atrações, nomes conhecidos como: o Grupo Expresso Rural, o Grupo Choro Jazz com Ana Paula Silva e Luna Paz, Mestre Aorélio Domingues, Claudio Rabeca, Banda de Brincar e DJ Kibo. Além dos shows, vai rolar apresentação do Boi de Mamão, das rendeiras e o público terá a oportunidade de assistir às intervenções artísticas dos alunos das oficinas do Projeto Culturaberta que ocorrem desde o início do ano.

“Nesta terceira edição, o Festival continua seu propósito de enaltecer a cultura da ilha e traz o Grupo Expresso Rural que faz parte da história de Santa Catarina e que vai proporcionar para muitas gerações o reencontro com essa banda tão importante para o estado”, ressalta Marcelo Ribeiro, idealizador e produtor executivo do Projeto.

O festival será  no sábado,  30 de setembro,   das   13h30 às 23 horas, com entrada gratuita. Mais informações e programação no instagram na página do festival @projetoculturaberta .

Grupo Expresso Rural – show às 18:30h (Foto: Jorge Daux)

________________________________________________________________________

OSSCA  NO ESPECIAL  ELTON JOHN

Foto: Cristina Gallo

Os maiores sucessos de Elton John vão tomar o palco do teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, no próximo sábado, 30, a partir das 20h. E o repertório do astro vai ter o acompanhamento especial da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), que realiza mais um especial sinfônico da temporada comemorativa de seus 30 anos de fundação.

“O Especial Sinfônico Elton John vai ser uma homenagem à discografia e ao estilo inigualável desse gênio da música mundial, que fez o último show de sua carreira no dia 8 de julho”, exalta André Almeida, produtor executivo do espetáculo e presidente da Ossca.

Para acompanhar os metais, cordas e madeiras da Orquestra, e fazer justiça ao talento de Elton John, foram convocados grandes músicos da cena pop da capital catarinense. Coube a Tinho Silveira interpretar os clássicos do ícone, na voz e piano. Ele estará acompanhado por Sara Pacheco na bateria, Renato Casca no teclado, Misael Pacheco na guitarra, Silvio César na percussão e Thiago Bratt no baixo. Nos backing vocals estarão as divas Natascha Gal, Janet Macnacz e Mércia Maruk. A direção artística e regência fica por conta do maestro José Nilo Valle e os arranjos são de Thiago Gonçalves.

Os ingressos estão disponíveis em www.osca.com.br, ou pelo Sympla.

________________________________________________________________________

CORAGEM  NA OUSADIA 

Foto: Lio Simas

A Casacor/SC tem mostrado muitas ousadias entre os criativos dos espaços da mostra “Corpo & Morada” . Estreante, a arquiteta de Balneário Camboriú, Eduarda Werner   apresenta o Loft Coragem por Bell Arte, um espaço cheio de cores vibrantes que ousa desafiar o convencional. Coragem,  do latim “coraticum”, a bravura de um coração forte nasce de uma colaboração entre a Bell’Arte e a arquiteta tornando o loft uma declaração audaciosa e, acima de tudo, um símbolo de autenticidade.

A  visitação à Casacor SC prossegue  até o dia 29 de outubro, no antigo Hotel Maria do  Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis.

Arquiteta Eduarda Werner (Foto: Amanda Loch)

________________________________________________________________________

POETAS DO FUTURO  

Arquiteta Natália Xavier (Foto: Carlos Alves)

“Casa e moradia é onde o coração encontra o refúgio e o descanso do stress cotidiano, podendo, então, planejar o futuro ideal com a melhor experiência no presente.” Assim a arquiteta Natália Xavier descreve o ambiente “Poetas do Futuro por Deca”, assinado por ela e que compõe a edição Corpo & Morada da Casacor/SC 2023, em Florianópolis.

O projeto mescla linhas retas, curvas e elementos orgânicos, trazendo a essência do modernismo dos anos 1950 ao unir simplicidade, sofisticação e formas naturais através de peças selecionadas para compor bar e sala de estar agregadas à sala de banho – uma tendência que eleva a funcionalidade de um banheiro ao status de spa, transformando em um ambiente mais aconchegante e relaxante. O movimento modernista foi uma tendência artística do século XX que influenciou diferentes áreas, propondo um novo olhar para conceitos considerados “conservadores” em um momento de inúmeras transformações tecnológicas e sociais. Dentre os arquitetos que atuaram neste movimento no Brasil, destacam-se Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Vilanovas Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Lúcio Costa.

________________________________________________________________________

“MORADIAS DIGNAS”

Foto: Raquel Santi

Abre hoje, 27 de setembro, a exposição “Moradia Digna”, com trabalhos da artista visual Maria Esmênia, nas Salas Lindolf Bell I e II do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

“Moradia Digna” é um projeto artístico que faz crítica à exclusão social sofrida por milhões de pessoas ao redor do mundo, no que se ajustou chamar direito à cidade, ou seja, direito à moradia digna, à educação, ao saneamento básico, à saúde, à cultura, ao lazer e ao fazer. A exposição tem curadoria da artista Meg Tomio Roussenq.

A artista Maria Esmênia nasceu em Lages (SC). Ela  estuda e produz arte desde os anos 1990. Participa de exposições individuais e coletivas, ateliês de arte, movimentos artísticos como o Urban Sketchers, workshops, Associações de Artistas Plásticos, e de outros movimentos sociais e culturais. E

A exposição, que abre hoje às 19h, segue com visitação até 22 de outubro de 2023, com entrada  gratuita.

________________________________________________________________________

O QUE SERÁ QUE UM PAI APRENDE COM OS FILHOS?

Paulo Scarduelli (Foto: Catarina Scarduelli)

Jornalista e pai. Assim poderíamos definir o também escritor Paulo Scarduelli, que fará neste sábado, 30 de setembro, o lançamento em São Joaquim do livro “Mais Aprendi que Ensinei”. A obra, que está na terceira tiragem e com cerca de 2 mil exemplares vendidos, relata a comovente história de amor e desafios do pai Paulinho (como é conhecido pelos amigos) com seus três filhos, que vivem com ele desde 2010. O livro é uma verdadeira declaração de amor à paternidade. O lançamento será às 15h, na Galeria de Arte da Villa Francioni, e será seguido por uma roda de conversa com a psicóloga Raquel Santos. Além do lançamento do livro, a Villa Francioni realizará simultaneamente a inauguração da exposição de tapeçarias artísticas do Coletivo As Catarinas intitulada “Eu & Você & Elas/Eles”. Pioneira dos vinhos de Altitude em Santa Catarina, a Villa Francioni fica  em São Joaquim e é administrada pelos conselheiros Adriana, André e Daniela Freitas.

Obra da exposição “Eu & Você & Elas/Eles”

________________________________________________________________________

A LARGADA DO OUTUBRO ROSA  

As motos  vão roncar para chamar atenção de um tema  que só aumenta a relevância,  a prevenção e o  tratamento do câncer de mama. Somente em Santa Catarina,  em 2023 devem ser registrados cerca de 4 mil novos casos de câncer de mama, de acordo com dados do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). Neste domingo, 01 de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer vai fazer a abertura do Outubro Rosa.

O lançamento acontece no Koxixo’s da Beira Mar Norte, em Florianópolis, a partir das 9h, com a carreata das motos. A carreata será uma grande ação de alerta, com muitos pilotos, representando  15 motoclubes da região da  Grande Florianópolis.

O passeio vai percorrer as ruas de Florianópolis e São José, com o objetivo de alertar as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama. A concentração está marcada para 9h e a saída as 10h, com retorno as 11h. Outra atração desse domingo, será a banda Máquina a Vapor, do Rio Grande do Sul, que faz uma apresentação das 11 às 15h. Nesse dia o lucro das vendas de cerveja  será todo revertido para a rede feminina.

________________________________________________________________________

PREVENÇÃO SEMPRE!

Marcelo Prade – médico mastologista

O Outubro Rosa é muito importante para chamar a atenção, mas a prevenção deve ser  contínua. O Alerta é do médico mastologista Marcelo Prade.

O médico  destaca que a prevenção do câncer de mama não deve ser realizada somente no Outubro Rosa, mas sim ao longo do ano todo.

“É comum em outubro, ainda mais graças às campanhas de conscientização, falar sobre o câncer de mama, que é o mais incidente em mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. Creio que esse mês seja fundamental para desmistificar tabus, um deles é que a doença pode afetar homens também, incentivar a realização de exames que podem ajudar no diagnóstico precoce e aumentar a qualidade de vida do paciente até a cura da doença”, destaca o médico que faz parte da equipe de mastologia do Cepon, em Florianópolis.

O especialista comenta que durante o mês são realizadas diversas campanhas que incentivam a realização de exames de rotina, como o autoexame, mamografia e ultrassom de mamas. Segundo o mastologista, esses dois últimos devem ser realizados anualmente, ou conforme a idade e os fatores de risco.

“A evolução da medicina é constante, tanto que atualmente é possível fazer o rastreamento e identificação das lesões, antes mesmo da formação de nódulos nas mamas. No entanto, medidas preventivas são fundamentais. E pequenas atitudes como manter um estilo de vida saudável, reduzindo a ingestão de embutidos, mantendo uma alimentação mais natural, controlando o peso e praticando atividades físicas regularmente, podem ajudar nessa prevenção”, ressalta o médico Marcelo Prade.

________________________________________________________________________

Até a próxima semana  e com a certeza que todos nós podemos contribuir para a redução dos índices de câncer de mama.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: