Portal Making Of

Qual é a função do Supremo Tribunal Federal mesmo?

Qual é a função do Supremo Tribunal Federal mesmo?
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A função institucional fundamental do STF é servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a suas provisões. Cabe ao STF fiscalizar as ações dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo que estes atuem dentro da constitucionalidade. De suas decisões não cabe recurso a nenhum outro tribunal. O STF é considerado um poder moderador e um dos pilares da democracia. Qualquer cidadão tem o direito de opinar sobre as decisões dos ministros, no entanto, as ameaças de invasão às instalações físicas e de morte aos membros da corte são consideradas crimes e passíveis de penalidades, assim como o não cumprimento de suas decisões.

Liberdade de expressão é uma coisa, mas atentar contra o STF e seus membros é crime. Sobre isso, Luiz Fux, Presidente do STF, disse em pronunciamento, após o discurso do Presidente Jair Bolsonaro nas manifestações do dia da Independência: “Ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas e ilícitas, intoleráveis, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumirmos uma cadeira nesta Corte. Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para a promoção de ideais antidemocráticos”. 

Para relembrar fatos recentes da história brasileira, muitos dos que hoje pedem o fechamento do STF e a “cabeça” dos ministros da Suprema Corte, são os mesmos faziam campanha para Joaquim Barbosa, ex-Ministro e Presidente do STF, ser Presidente do Brasil, isso no Governo do PT. Esses mesmos também exaltavam na época os editoriais do principal telejornal do país, mas hoje estão em campanha aberta contra a emissora e o mesmo telejornal. A memória é curta e a coerência depende do lado que você se sente representado, mesmo que seja num manifesto antidemocrático. O que pode limitar o trabalho do Presidente é a Constituição do Brasil, que está acima de todos, não o STF. A democracia ainda é o melhor caminho. Posição reiterada por Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em resposta aos atos antidemocráticos que marcaram a semana, disse que “A democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. O que nos une na diferença é o respeito à Constituição, aos valores comuns que compartilhamos e que estão nela inscritos. A democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la”.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Caíram os vetos

A derrubada dos vetos pelo às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo pelo Congresso deve ser comemorada como uma vitória do povo brasileiro.

Conhecimento de Causa

Ângela Amin, a Deputada/PP, comemorou essa semana a aprovação do destaque de emenda de sua autoria para suprimir o artigo 59-A do Projeto de Lei

Emburrecimento coletivo

A pressão das eleições sobre as contas nacionais e o perigoso efeito rebote da Pec Kamicaze aprovado pelo Governo Federal.

Virou bagunça

Tomar a vacina contra Covid-19 em Florianópolis virou uma corrida com obstáculo.

Desaprendendo com a pandemia

Demora no atendimento e fila para tomar vacina contra Covid-19 nos postos de saúde dificultam o acesso dos moradores do sul da ilha à imunização.

Profissional tóxico

Dois casos choraram a opinião pública essa semana e a relação entre ambos está na postura antiprofissional dos envolvidos. Leia mais na coluna a seguir