O Rei de Angola, país do Sul da África, de língua portuguesa, vem a Florianópolis neste final de outubro. Oriundo da região de Bailundo, o maior grupo étnico de Angola, o Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI estará na cidade no dia 31, próxima terça-feira, e fará uma visita especial à Escola Olodum Sul, no Jardim Atlântico, no Continente. O Rei angolano está no Brasil a convite da USP (Universidade São Paulo) para três aulas magnas sobre Tradições Bantu, Oralidade e Modernidade durante esta semana.
Através da Associação Casa de Angola, com sede em Itajaí, foi viabilizada a vinda do monarca africano até a capital catarinense e a visita à Escola Olodum, além de encontros com a comunidade angolana que vive em Santa Catarina.
Boa parte dos angolanos que vieram trabalhar ou estudar no estado, formaram famílias e hoje vivem integrados à população catarinense.
São muitos os angolanos que estudam na UFSC, UDESC, IFSC e UNIVALI e a visita do Rei é muito significativa para estreitar ainda mais as relações de Angola com o Brasil e Santa Catarina. Segundo Marcos Canetta, presidente do Instituto Liberdade e diretor da Escola Olodum Sul, a escola tornou-se uma referência pan-africana para todos os negros, ameríndios, mestiços e todas as pessoas que lutam contra o racismo, homofobia, misoginia e a favor da cultura e a educação inclusivas. São questões que despertaram a atenção do Rei, que marcou a visita oficial para conhecer pessoalmente o trabalho da Escola Olodum
“Para nós da Escola Olodum Sul, além de ser uma honra recebê-lo, aproxima a negritude catarinense e brasileira da sua africanidade, já que somos descendentes de africanos e milhares de pessoas negras escravizadas no novo mundo saíram de Angola. Momento histórico que deve ser reverenciado”, acrescenta Marcos Canetta.
A visita do Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI acontece na próxima terça-feira, às 14 horas, com presença aberta à comunidade. Durante a visita do monarca serão realizadas apresentações culturais em sua homenagem.
________________________________________________________________________
“NO JOGO COM HASSIS”
Dia muito significativo para a cultura catarinense. Na Fundação Hassis, em Florianópolis, será lançado hoje o livro “Hassis, seus amigos e eu”.
Trata-se de uma coletânea de obras de arte em forma de box, em que os leitores vão encontrar diferentes trabalhos de Hassis e outros artistas.
“O diferencial do livro é o fato de ser um jogo interativo onde o leitor é convidado a participar através de perguntas instigadoras a fazer arte”, explica a autora, Monique Fonseca, que convidou importantes nomes da arte catarinense para participarem da publicação.
Hiedy de Assis Corrêa – o Hassis, era natural de Curitiba e veio para Florianópolis com pouco mais de dois anos de idade. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Mas foi em 1948 que, através do convite de seu professor de português, o artista deu início à sua carreira ilustrando o conto “Flores” e a capa do livro “Terra Fraca”.
Ao longo do tempo tornou-se uma referência das artes e sua obra reconhecida internacionalmente.
Luciana Paulo Corrêa, presidente da Fundação Hassis e uma das filhas do artista, comenta que ‘”o encantamento pela proposta do livro ‘Hassis, seus amigos e eu’ foi por vislumbrar a possibilidade de trazer à tona a multiplicidade de linguagens da obra do Hassis no olhar de outros artistas”
O lançamento de “Hassis, seus amigos e eu” acontece hoje, quarta-feira, a partir das 19 horas, na Fundação que fica no Bairro Itaguaçu, em Florianópolis.

____________________________________________________________________
OS CLÁSSICOS DE ALCEU VALENÇA EM FLORIANÓPOLIS E BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Alceu Valença está de volta a Santa Catarina com o show “Alceu Dispor”, um espetáculo ao som de sucessos que o Brasil acompanha há mais de cinquenta anos. O cantor chega a Florianópolis nesta sexta-feira, 27, e em Balneário Camboriú no sábado, dia 28 de outubro. Acompanhado por sua banda, Alceu irá interpretar clássicos como “Anunciação”, “Tropicana”, “Coração Bobo”, “Taxi Lunar”, “Pelas Ruas que Andei”, “Girassol”, “Como Dois Animais”, “Belle de Jour”, e muitos outros. Além de seus próprios sucessos, Alceu Valença fará uma homenagem à riqueza da cultura nordestina interpretando temas imortais de Luiz Gonzaga, como “Baião”, “Vem Morena”, “Sabiá”, “Xote das Meninas” e “Pagode Russo”, dentre outros. Alceu Valença estará acompanhado pelos músicos Tovinho nos teclados, André Julião na sanfona, Zi Ferreira na guitarra, Nando Barreto no baixo e Cassio Cunha na bateria. Em Florianópolis o show será no Stage Music Park e em Balneário Camboriú no Music Park BC. Os ingressos estão disponíveis no link.
________________________________________________________________________
BEIRAMAR SHOPPING E A HISTÓRIA DA MODA

Dentro da extensa programação em comemoração aos 30 anos do Beiramar Shopping, que serão completados agora em 27 de outubro, ao longo de 2023 uma extensa programação celebra a data que trouxe modernidade a Florianópolis, afinal foi o primeiro shopping da capital catarinense.
E no calendário, diferentes eventos marcam a data, mostrando um pouco da diversidade das ações que fazem a história do shopping.
Hoje, quarta-feira, 25 de outubro, a partir das 19h, o Beiramar Shopping realiza um evento para relembrar grandes momentos das tendências fashion, reunindo personalidades que fizeram parte da construção da história da moda em Florianópolis e no estado. Será um bate-papo com interação do público, resgatando as principais tendências das últimas três décadas, com a participação de Maristela Amorim, Andreza Lohn, Babi, Helinho Ferreira, Sergio Costa (Gibão) e Rafaela Linhares. Muito bacana, este grupo de debatedores tem muita história para reviver.
________________________________________________________________________
SEMANA DO LIVRO

Um livro, uma história e um gigante universo de conhecimento e experiências. Para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e também o mês das crianças, a Biblioteca Pública de Santa Catarina organizou uma semana inteira de programação especial e aberta ao público. Até o final de outubro serão realizados seminários, palestras, visitas guiadas, apresentações teatrais, rodas de conversa, entre outras atividades gratuitas. Toda programação está no site www.cultura.sc.gov.br .
________________________________________________________________________
CELSO, O CARA DO FAM DE TODOS!

O último final de semana foi de comoção, tristeza pela perda do Antônio Celso dos Santos, O Celso do FAM como todos o chamavam. Criador do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) há 27 anos. Celso era um brilhante e incansável lutador do audiovisual, em especial o cinema, da América Latina. Faleceu aos 67 anos, vítima de câncer, depois de construir uma história que todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele sabem como foi escrita, com muita disposição, luta e resultados que formam um legado gigantesco para a arte e a cultura.
Nunca deixou se abater e nas incontáveis interações que eu tive com o Celso, sempre se mostrou otimista, alegre e acima de tudo um cara gentil como poucos. É de se esperar a edição de número 28 do FAM, dedicada ao Celso para que possamos ver e rever o que já está guardado em nossas mentes e corações.
Leve é seu sorriso, Celso. Grande era seu coração e maior ainda foi sua vida que nos enche de gratidão.
________________________________________________________________________
Até a próxima semana.