Portal Making Of

Roberto Alves está se despedindo da TV

Reprodução/NSC

Roberto Alves tem dito aos colegas e amigos mais próximos que deixará de atuar em televisão ao final do Campeonato Catarinense em abril. Se confirmar, estará encerrando uma longa carreira e fechando um ciclo que se confunde com a história da TV regional.

Sua atuação na telinha passa pela TV Cultura, RCE, RBS e NSC, com momentos marcantes como o acidente do avião da Transbrasil em 1980, quando virou a noite de sábado para domingo para transmitir as informações com dificuldades devido aos poucos recursos da época. E pela situação dramática vivida em 1986, quando um soldado da PM invadiu o debate Terceiro Tempo, da Cultura, de arma em punho. Situação neutralizada ao vivo sem grandes problemas, devido a presença de espírito do mediador.

No comentário esportivo, Roberto marcou época dividindo espaço com Miguel Livramento, uma parceria que durou muitos anos sempre mesclando seriedade e humor.

 

Gestão

É visível que a NSC está tratando com grande cuidado esse momento da carreira de Roberto Alves. No início deste ano, ele deixou de escrever para o Diário Catarinense. Agora se despede da TV. E depois caberá encerrar longeva carreira de 60 anos deixando a rádio CBN.

É uma gestão que muitos poucos têm direito.

 

Incomodações

Talk or speak icons.

Algumas situações incomodam bastante na reportagem de hoje em dia:

  • A não nominação de pessoas envolvidas em reportagens, mesmo não apresentando risco de processo judicial;
  • Repórteres pedindo desculpas por darem notícias desagradáveis;
  • Repórteres e apresentadores dando conselhos como se fossem especialistas nos temas;
  • Longos textos de abertura, dando a notícia completa, para depois dizer “vamos ver na reportagem”;
  • Repórter cumprimentando treinador ou jogador por vitórias.

 

Joias & Joias

As joias vindas da Arábia Saudita ainda dominam o noticiário e enlouquecem as equipes das TVs fechadas. O assunto ocupa grandes espaços na programação. A briga por suíte (continuação) é intensa.

Coube a Andrea Sadi e a equipe da GloboNews os lances mais significativos da semana passada, por terem acessado com imagens e áudios claríssimos as carteiradas na Receita Federal para tentar passar as joias por baixo dos panos. Fazia tempo que não se via uma irregularidade tão bem documentada.

 

Mensageiro

Já em Santa Catarina, quem continuou dominando o noticiário sobre o escândalo da Operação Mensageiro foi a NSC, em especial o colunista Ânderson Silva. Uma pena que não tenha saído ainda a decisão judicial sobre o pedido para que os agentes da corrupção voltem a ser nominados.

Nesses momentos, a decisão sobre sigilo acoberta os maus.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Facebook lança programa focado em iniciativas digitais

Desenvolvido em parceria com a Associação de Jornalismo Digital (AJOR) e o Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ), esta edição do programa, que já está aberta para inscrições, é voltada para startups e iniciativas digitais de notícias.