10.3 C
fpolis
10 C
fpolis
sábado, 21 maio, 2022

“Sí se puede”. É só querer e lutar

Reprodução
Últimas notícias

1 – Arthur Chaves renovou

É zagueiro, tem 21 anos, desde os 11 jogando pelo Avaí. Nenhum torcedor de arquibancada ou de organizada defendeu mais o Avaí do que ele. Nenhum deles sabe mais de como se deve jogar futebol, aos 21 anos é titular de um time que disputa a Série A. De repente aparece um boçal e diz que ele não serve para jogar a Série A, sabem por quê? Por inveja! Os torcedores sonham com um time imbatível com Rocky Balboa, Godzilla e Blade Runner.

 

2 – Gol no Maracanã

Que gol você lembra no Maracanã? De Rondinelli de cabeça; o “1.000 gol” de Pelé; a folha seca de Didi contra o Peru ou o de Giggia, histórico para nós e para os uruguaios? Fazer um gol no Maracanã não é para qualquer um. Imagine Alemão fazendo o gol contra o Fluminense? Ele foi revelado pelo Fluminense do bairro Itaum, em Joinville. No Avaí não servia.

 

3 – Time grande?

Como você define um time grande: pelas conquistas, pelo histórico, pelo mercado ou pelo número de torcedores? Pois no jogo Criciúma x Sport, pela Série B, o público foi de 11.008 pessoas; no jogo Figueirense x Altos, pela Série C, foi de 4.200 pessoas, e no jogo Avaí x Goiás, no jogo das elites, foram 5.883 pessoas – um público de Estadual. O torcedor que não acompanha o time, é como dizer que é católico sem ir à igreja.

 

4 – Chuteiras e meias

Reprodução

Prestaram a atenção no jogo entre Manchester x Real Madrid, que todos os jogadores do City jogaram com chuteiras da mesma cor? Não sei se da mesma marca, mas apenas o goleiro Ederson usava uma de cor diferente. Os regulamentos exigem que os jogadores usem meias de cores distintas (na foto azul clara e azul escura), assim, a arbitragem e os parceiros distinguem uns dos outros no momento de decidir quem fez falta ou para passar a bola.

 

5 – Endrick, o fenômeno

Jogador vinculado ao Palmeiras, de 15 anos, campeão e artilheiro, com quatro gols, no Torneio sub-17 em Montaigu, na França, pela seleção do Brasil. Endrick está sendo cobiçado por clubes da Europa, mas só poderá sair do país quando completar 18 anos, idade imposta pela FIFA, para coibir o tráfico de pessoas em nome do futebol. Um menino só pode assinar um contrato profissional aos 16 anos com a autorização dos pais. Daqui a três meses ele completa 16 anos e 18 em 2024 – até lá jogará no Palmeiras.

 

6 – Everton de Richarlison pode cair

Reprodução

A cidade de Liverpool (Liverpool e Everton) poderá ter apenas um clube na Premier League no próximo campeonato inglês de futebol. O Everton, que está há 118 temporadas na Primeira, não cai desde 1954, mas já disputou a Segunda Divisão em quatro ocasiões: (1930/31; 1951/52; 1952/53 e em 1953/54). Desde quando conquistou a FA Cup e a Community Shield em 1995, o Everton não ganhou mais um título. Há cinco jogos do final da liga, está na zona de rebaixamento, na 18ª colocação e com 29 pontos.

 

7 – Filhos na França

Ricardo Munhoz, leitor, me manda um recado: “Morei três anos na França, em 2007, estudando e os meus filhos, com 8 e 13 anos, aprenderam a jogar futebol em uma escolinha no bairro onde vivíamos. Eles foram inscritos na FFF – Fedération Française de Football. Havia muita organização”.

 

8 – Dia 10/09 e Liverpool

Reprodução

Nesta quarta-feira, (27/4) o Liverpool venceu o Villareal por 2 a 0, pela semifinal da Champions 21/22, no Estádio Anfield, onde se joga futebol desde 1884. A Liga Catarinense foi fundada 40 anos depois (12/04/1924) e o 1º jogo de futebol realizado na Ilha, obedecendo às regras oficiais, ocorreu 26 anos depois (10/09/1910) e, foi jogado no Campo do Manejo, entre alunos do Colégio Catarinense e candidatos a um concurso público ao Tribunal de Justiça, vindo de várias partes do Brasil.

 

9 – Ironman e publicidade

A prova esportiva Ironman, realizada na semana passada, deixou na cidade a quantia de R$ 30 milhões, gastos em hospedagens, alimentação e transporte. O evento esportivo promoveu o turismo na Ilha, como um anúncio de publicidade. Roberto Costa, quanto custaria uma campanha publicitária para promover a cidade pelo país e pelo Mundo?

 

10 – Brincadeira

Para os jogadores de futebol jogar bola é trabalho de profissional, exige treinamentos, dedicação, isolamento suportando dores. Jogar bola para os torcedores é diversão e entretenimento. Eles não sabem a diferença.

 

11 – Resultados

Reprodução

Vocês viram o Thiago Alcântara, filho do Massinho, jogando, tocando de primeira sem errar os passes e lançamentos? No Brasil ainda se pensa que jogar bem é sair driblando todo o time adversário. Vamos aos resultados dos jogos pela Série B: Brusque 2 x 0 CSA; Chapecoense 3 x 0 Novorizontino; Criciúma 1 x 1 Sport e Bahia, do Falcão do Avaí, 1 x 0 no Sampaio Correa; Série A: Avaí 3 x 2 Goiás e na Série C: Floresta 0 x 0 Figueirense. Sexta, sábado e domingo tem mais.

FIM.

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”, escreveu Belchior na linda...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }