Portal Making Of

Sucupira é aqui!

Sucupira é aqui!
Paulo Gracindo, ator e interprete de Odorico Paraguaçu / imagem internet.

Nem nos seus dias de maior lucidez o dramaturgo Dias Gomes poderia imaginar que uma de suas personagens representaria tão bem o momento que estamos passando no país. Na ficção Odorico Paraguaçu, o bem-amado Prefeito da cidade fictícia de Sucupira, elegeu-se com a promessa de inaugurar um cemitério de cidade, mas embora fosse corrupto e demagogo era adorado pelos seus eleitores. O problema de Odorico é que, após a inauguração do cemitério, ninguém mais morreu. Desesperado com a situação, tomou iniciativas macabras para concretizar sua promessa e lá como na realidade paralela em que vivemos. O Prefeito dono de uma retórica vazia, gostava de citar filósofos e políticos, como Platão e Rui Barbosa, ou inventava frases que atribuía a personalidades, ou seja, em plena década de 70 já usava os prenúncios das notícias falsas (fake news) que tomaram conta do país e levaram milhares de pessoas a morte. Se na ficção faltaram mortos para a inauguração do cemitério, por aqui foi necessário ampliar o turno para tantos velórios e isso diante do grito histérico de parte da população que ainda faz questão de continuar sendo enganada. Um patriotismo às avessas.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Destaques da semana

Da fatura de cartão de crédito simplificada para conter o endividamento, cortes desastrosos de verbas e alerta do FMI.

Impactos socioeconômicos da pandemia

Segundo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat), o Governo Bolsonaro teve a pior média de crescimento anual do Produto Interno Bruto – Pib desde 1999

Plano Diretor de Florianópolis

Entre a cruz e a espada

Na coluna de hoje: o novo Plano Diretor da Capital segue de forma acelerada e reclamação é que a Prefeitura insiste em não ouvir de fato a população. A proposta já está na Câmara de Vereadores.