“Estou bem, plenamente recuperado e feliz em poder voltar aos shows e a fazer as coisas que eu gosto. Foi um período que exigiu repouso e recuperação, mas já estou muito bem e disposto para voltar a Florianópolis”.
Paulinho da Viola manda esse recado ao público de Santa Catarina , especialmente Florianópolis, onde no próximo sábado, 7 de outubro, chega com o show que comemora seus 80 anos de vida, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Paulinho da Viola passou por problemas de saúde no final de julho deste ano, mas agora que está plenamente recuperado prossegue com sua agenda de shows. A turnê chega a Florianópolis depois de percorrer quase todo o Brasil, incluindo as capitais e grandes cidades do país, sempre lotando plateias e marcando de forma definitiva as oito décadas de vida e carreira do artista.
O cantor e compositor Paulinho da Viola celebra os 80 anos de idade, mas no fundo é uma grande festa da música brasileira, especialmente do samba. Pelos olhos, ouvidos e acordes de Paulinho, passou certamente o que de mais expressivo o Brasil produziu nessas oito décadas. O espetáculo revisita o início do compositor e cantor, desde os tempos do histórico Show “Rosa de Ouro”, onde o jovem músico colocava pela primeira vez os pés num palco ao lado de figuras como Clementina de Jesus, Aracy Cortes e Zé Keti, passando pelo saudoso tempo dos festivais onde “Sinal Fechado” dá o primeiro lugar a um jovem Paulinho que, de lá para cá, firmou-se como uma voz única e pujante da MPB e do Samba.
O show será às 21 horas e os últimos ingressos estão à venda no diskingressos.com.br .
________________________________________________________________________
BAZAR PELA CASA DO CEPON

Começou ontem (terça) e prossegue até sexta-feira, 06 de outubro, o Segundo Bazar do Artesanato, organizado pela Associação Amigos Cleia Beduschi, para dar continuidade às obras de melhoria da Casa de Apoio do Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas) de Santa Catarina, onde são acolhidos pacientes em tratamento de câncer, a maioria de outros lugares fora da Capital e que não tem onde e como se alojar. No bazar estão artigos de uso pessoal, peças de decoração de Natal e todo tipo de artesanato produzido pelas voluntárias da Associação. Com os recursos de outras ações voluntárias, a Associação conseguiu mobiliar os dois primeiros andares da casa e agora a meta é equipar todo o terceiro andar, melhorando cada vez mais a qualidade de vida dos pacientes. O bazar deste mês também é uma forma de participação no Outubro Rosa, chamando atenção sobre a relevância da prevenção e o tratamento do câncer de mama.
Segundo Mara Beduschi, presidente da associação, a participação da comunidade no bazar é fundamental para garantir o tratamento e dignidade das pessoas que precisam passar pelos tratamentos de câncer.
O bazar acontece no Majestic Palace Hotel, das 10h às 19 horas. Participe, tem muitos produtos interessantes e o principal, você ajuda a estruturar ainda mais a Casa de Apoio do Cepon. Lembrando que a associação e o trabalho dos voluntários é em memória à Cleia Beduschi, que foi vítima do câncer e que também lutou muito por melhores condições de assistência aos portadores da doença.

________________________________________________________________________
UNIFICANDO FRONTEIRAS

A turnê do concerto gratuito “Unificando Fronteiras” chega a Florianópolis hoje, quarta-feira (04), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho, com o quarteto instrumental formado por Iva Giracca (violino), Roger Corrêa (gaita ponto), Arthur Boscato (violão) e Alexandre Damaria (percussão). O repertório traz a qualidade da música autoral feita no Sul do país.
Com “Unificando Fronteiras”, Iva Giracca & Roger Corrêa Quarteto diversifica e integra novos públicos a gêneros identificados com a cultura latino-americana, como a milonga e o chamamé. “São temas com linguagem universal, que utilizam elementos da improvisação e da música de concerto, com a novidade de uma instrumentação pouco desbravada, que une a beleza e a emoção do violino e da gaita ponto”, explica Roger Corrêa, também autor das canções.
“A receptividade tem sido muito linda e estamos cheios de energia para este show em Florianópolis, a terra que nos acolheu. Foi tudo especialmente pensado para que o público tenha livre acesso e conheça melhor essa música de tanta qualidade, uma paixão que queremos dividir com as pessoas que forem nos assistir”, ressalta Iva Giracca.
Os ingressos podem ser retirados no local, uma hora antes do espetáculo. A quem puder, é sugerida ainda a doação de 1kg de alimento não perecível.
________________________________________________________________________
O PEQUENO PRÍNCIPE, SEMPRE NECESSÁRIO!

O espetáculo “O Pequeno Príncipe”, do grupo O Dromedário Loquaz, aborda o universo lúdico e simbólico na infância através de uma jornada em que se revela o segredo daquilo que é o mais importante na vida. Com cenografias aquareladas e roteiro inspirado no livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a apresentação conta com canções originais e uma intensa força poética, além de figurinos primorosos e um elenco talentoso ao interpretar personagens que se conectam com crianças e adultos. A peça estará em cartaz gratuitamente amanhã, quinta-feira, dia 5, às 14h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Em sua primeira peça voltada para o público infantil, mesmo depois de mais de vinte anos de atuação, Sandro Maquel, que faz parte do elenco, relata a diferença de encenar para crianças. “O retorno do público é imediato, pois a criança é sincera. Os pais ficam emocionados e, por já terem tido algum contato prévio com a obra, desperta neles algum sentimento que estava adormecido” conta o ator, que se diverte em cena com seu personagem do rei e assim recebe “príncipes, princesas e súditos” ao final do espetáculo.
________________________________________________________________________
FLORIANÓPOLIS RECEBE O SUPER PREMIADO ESPETÁCULO “FICÇÕES”, COM VERA HOLTZ

Um dos maiores sucessos de público e com várias indicações em diferentes categorias nos principais prêmio de teatro, com destaque para o Prêmio Shell de melhor atriz em 2023, para Vera Holtz, a peça “FICÇÕES” chega a Florianópolis para curta temporada, de 22 a 24 de novembro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado Cultura (CIC), em Florianópolis, sempre com sessões às 20 horas.
A partir do best-seller Sapiens, do escritor israelense Yuval Harari, FICÇÕES fala da capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiro, nações… o que foi ou não inventado? Mas, apesar dessa habilidade inédita e revolucionária que alçou nossa espécie à condição de donos do planeta, seguimos inseguros e sem saber para onde ir. Você está satisfeito?
Com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro Sapiens – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, foi o ponto e partida para o espetáculo Ficções, idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella. O monólogo que teve uma bem sucedida estreia de crítica e público no CCBB RJ e uma temporada de sucesso em São Paulo, marca o retorno de Vera Holtz aos palcos depois de três anos, e viajando pelo país chega agora a Florianópolis.
Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia, interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando. “Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera. Os ingressos já estão à venda no site diskingressos.com.br .
________________________________________________________________________
“KOMBINADO MUSICAL”

A Vinil Filmes, de Florianópolis, sempre surpreendendo. Desta vez com uma produção rodada inteiramente dentro de uma Kombi. Isso mesmo, a equipe rodou uma semana por lugares de Florianópolis para gravar Kombinado, uma série musical, onde cantores e cantoras, em companhia de bandas, fazem som a bordo de um kombi em movimento. No filme estão as bandas: Tijuquera. Neno Miranda e Trio, Farra do Bowie, Stella Folks, Malagueta Jazz, Los Desterros, Exclusive os Cabides, Irmãos Panarotto, Mandale Mecha e Skrotes. O Projeto foi viabilizado através do PIC, Plano de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado.
A experiência deve ter sido incrível, só de ver alguns relatos e fotos nas redes sociais fiquei muito curioso para assistir. Mas garante a Vinil que em breve estará numa tela próxima de nós. Que assim seja, está combinado!
_______________________________________________________________________
BANHEIRO VÓ MANUELA
Giovanna não chegou a conhecer a avó materna, a Vó Manoela, que faleceu em 1984, antes que ela nascesse. Mas, ela sempre soube que era um sonho da matriarca, que levou uma vida humilde no Rio Grande do Sul. Quase quatro décadas depois da partida da avó, a agora arquiteta Giovana Ghisleni realiza este sonho ao assinar o banheiro de uso público da CASACOR SC Florianópolis 2023, o banheiro “Vó Manoela” na mostra que acontece até 29 de outubro no hotel Maria do Mar. Entre os vários detalhes afetivos na decoração que chamam atenção no espaço, e até emocionam, está a única foto da Vó Manoela, no dia do seu casamento, em 1953, quando usava um vestido de noivas feito com as próprias mãos para casar-se com o vô Fernando. Fiquei bons momentos conversando com Giovanna, que me contou mais sobre sua vida, a vó e suas inspirações para compor o ambiente da mostra, tudo cercado de muito afeto.

________________________________________________________________________
“VERDEAZUL” PARA REFLETIR

O escritório Alpes Projetos e Execuções traz, pela primeira vez em uma mostra CASACOR/SC, uma instalação de arte diretamente do Museu Oscar Niemeyer (PR). Trata-se da instalação “verdeazul”, da artista Dulce Osinski, que investiga um de seus elementos preferidos na natureza: O mar, tão múltiplo em seus aspectos formais e sensoriais. Para Dulce, em sua imensidão e força – que transborda horizontalidade -, ele traduz significados distintos, que podem remeter à violência, mas também à paz.
“Variando em infinitos tons de verde e azul, os movimentos do mar, embora recorrentes, nunca são exatamente os mesmos, trazendo a cada momento texturas diversas, mudança e renovação”, diz. A artista redescobre azuis e verdes num conjunto de aquarelas produzidas durante os anos de 2019 e 2023 – com módulos de tamanhos variados – inspiradas nos múltiplos registros em fotografia, desenho e pintura realizados nesse período.
Constituindo instalações bidimensionais, sua configuração é variável e permite aos visitantes, pela primeira vez, adquirirem módulos de uma instalação de museu. Ao final da mostra, será possível que cada espectador “interaja” com as aquarelas e escolha sua composição de acordo com o espaço expositivo de sua casa.
________________________________________________________________________
RETIRO SOLAR PARA MULHERES

Foram 11 anos entre a formação em medicina e a residência em cirurgia plástica para Aimée Recchia construir ferramentas para enfrentar o ambiente predominantemente masculino e, muitas vezes, tóxico, segundo ela mesma. Falas como “mulher não dá conta” encorajaram a médica a se esforçar ainda mais para entrar em primeiro lugar na residência de Cirurgia Plástica do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Depois da conclusão, Aimée retornou à sua cidade natal, Florianópolis, onde atua como cirurgiã e ajuda mulheres que passam por situações semelhantes a encontrar autoestima, liderança e cura.
É com esse intuito que Aimée está promovendo o Sol.Ar – Day Retreat, que ocorre dia 14 de outubro, das 8h às 19h, no Instituto Seiva, que fica na Lagoa do Peri, em Florianópolis.
“Fui criando meu método para empoderar outras mulheres, muitas nas mesmas situações que as minhas e tantas outras em piores. No dia a dia do consultório, convivo com insatisfações, baixa autoestima, relacionamentos tóxicos e abusivos. Homens escolhendo como querem o corpo de suas mulheres como se fosse um cardápio”, conta a médica.

________________________________________________________________________
NOVA FEIRA PLURAL

E para fechar a coluna hoje, uma sugestão para esta quinta-feira é a edição da Feira Plural no Square SC, no Norte da Ilha.
O evento gratuito, que reúne cerca de trinta marcas em um mix de moda, gastronomia, arte, decoração, além de música ao vivo, já está em sua 9ª edição e é visto como um movimento de sucesso na capital e região. A Conceito Plural chegou para apoiar e valorizar o empreendedor local na sua pluralidade, gerando oportunidade e visibilidade para todos em uma grande vitrine. A Feira Plural acontece nesta quinta-feira (05), das 11h às 19h.
________________________________________________________________________
Até a próxima semana.