Portal Making Of

TV australiana pede desculpas após ‘sugerir’ que Rainha usa ivermectina

[ad_1]

TV australiana pede desculpas após ‘sugerir’ que Rainha usa ivermectina

Reprodução/Comprova

O canal nove (‘Nine’) da Austrália apresentou um pedido de desculpas depois de ter veiculado uma reportagem que insinuava que a  Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que testou positivo para Covid-19 no domingo, 20, podia estar usando ivermectina.

Isso porque, no meio da matéria sobre a Rainha ter contraído covid, foi inserida uma imagem do medicamento Stromectol, que contém invermectina, mas que não tinha nenhuma relação com o que estava sendo falado. A imagem apareceu enquanto o médico britânico-australiano Mukesh Haikerwal falava sobre tratamentos médicos para pessoas da idade da monarca. O vídeo da reportagem viralizou na internet.

O conteúdo da matéria, no entanto, não menciona que a rainha está se tratando com o medicamento, também não menciona a ivermectina. A imagem teria sido incluída no vídeo “como resultado de erro humano”, afirma o canal, que excluiu o vídeo após a repercussão e divulgou nota pedindo desculpas.

“Ontem à noite, nossa reportagem sobre a Rainha continha uma foto que não deveria ter sido incluída. A foto foi incluída como resultado de erro humano. Estávamos destacando um medicamento de infusão aprovado chamado Sotrovimab e o relatório acidentalmente cortou para uma injeção de Stromectol – um produto que contém ivermectina. Como programa, fizemos inúmeras histórias destacando as preocupações em relação ao uso de ivermectina como tratamento para o COVID-19. Não pretendíamos sugerir que o Dr. Mukesh Hawikerwal endossou o Stromectol. Pedimos desculpas a ele esta manhã e ele aceitou esse pedido de desculpas. Não sugerimos que a rainha esteja usando ivermectina”, disse a TV.

O conteúdo foi checado por jornalistas que integram o Projeto Comprova, criado para combater a desinformação.

[ad_2]

Source link

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Quem são os vencedores do Grammy 2023

O Grammy 2023 anunciou na noite de ontem, 5, os vencedores da maior premiação da música. Anitta concorreu na categoria de revelação do ano, mas

Leia mais

Estadão anuncia Erick Bretas como novo CEO

O Estadão anuncia a chegada de Erick Bretas como o novo CEO da S/A O Estado de S. Paulo, que engloba a gestão do jornal e da rádio Eldorado. A mudança retrata