Portal Making Of

NSC e ND e as conquistas do primeiro semestre

O início do segundo semestre de 2022 marcou a divulgação das conquistas dos principais grupos de comunicação catarinenses: o ND, que lançou a campanha o “O futuro chegou, e ele é ND”, afirma que é o maior em número de veículos e produção de conteúdo, e a NSC, que destaca a continuidade da liderança em televisão.

O ND mostrou também números significativos na corrida que mais mobiliza os dois: conteúdo digital. No semestre, o portal ND+ teve mais de 157 milhões de acessos diante de 134 milhões da NSC, segundo dados auditados pelo Instituto Verificador de Circulação, IVC.

Já a NSC acaba de divulgar os números de audiência do Ibope em três praças: em Criciúma, onde diz que teve 83% acima da soma das demais emissoras e em Blumenau 73% a mais. Já em Joinville o grupo se refere apenas ter a audiência maior do que a soma dos concorrentes.

Nessas praças, na véspera da pesquisa anual, a NSC aumentou em 15 minutos a produção local visando a turbinar seus números. Há um efeito sanfona anual em relação a isso: perto da pesquisa aumenta, depois diminui para baixar custos.

Os números percentuais não permitem avaliar o desempenho do meio televisão no interior catarinense, se ocorre o mesmo que nas capitais brasileiras, que é a diminuição da quantidade de telespectadores diante do crescimento do streaming.

 

Troca de cadeiras

Mudanças de rumo de duas profissionais propiciaram mudanças nas redações das TVs: Karem Fabiani, que deixou a Barriga Verde e a televisão depois de vinte anos de atuação, e Adriana Krauss, que saiu da NSC Blumenau. Para o lugar de Adriana, na apresentação, foi Patrícia Silveira, que estava em Itajaí, que levou a repórter Ana Cristina Machado, da BV. E na chefia a editora que era de Joinvile, Katiuscia Reis.

Para o lugar de Karem foi Gabriela Milanezi, que era da NDTV. Ela foi substituída pelo repórter Arliss Amaro, que deixou o SCC.

No SCC assumiu o comentarista Roberto Azevedo, saído da afiliada da Band. Na ponta dessas mexidas, a BV levou a estudante Julia Matos, que já mostra bom desempenho nas primeiras matérias.

Esta semana tem previsão de mais gente trocando de canal, o que aumenta a oxigenada no meio e, por enquanto, nos livra das textos ao vivo cheios de “né” e “aí”.

Em Blumenau, a troca de comando deu uma aliviada no ambiente interno que estava muito tenso.

 

Soft

A crise na CNN, já relatada aqui, tem ciumeira no programa CNN Business Soft, apresentado por Phelipe Siani e Fernando Nakagawa. A equipe entende que há mais recursos investidos no programa semanal que no jornalismo diário. Se isso de fato ocorre, é um erro primário.

 

Gaúcha

O processo de descaracterização da Rádio Gaúcha continua: agora atacaram o correspondente noticioso há 65 anos no ar. Para começar, mexeram na apresentação, tornando-a igual a emissora concorrente, a Guaíba. Depois, editaram a característica histórica baseada na obra Guilherme Tell, de Rossini, transformando em algo não compreensível.

E o nome? Correspondente Resfriar. Com todo o respeito a empresa, não dá! O nome do programa e o patrocinador devem fazer uma espécie de casamento, estarem afinados para dar certo.

 

Críticas

Patrícia Poeta não emplacou ainda na apresentação do programa Encontro, no lugar de Fátima Bernardes. Desde sexta-feira, ela virou alvo no twitter, desde que a Revista Veja publicou uma crítica ao programa de sexta-feira passada, quando o músico/internauta Edu Krieger fez um samba relatando as notícias da semana. O texto é quase todo um equívoco, e já no início relaciona as queimadas na Europa com uma “semana que já começou quente.”

O texto da Veja foi de Valmir Moratelli. E o tal do samba/notícia está aqui embaixo:

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É