Portal Making Of

A cruzada entre a inflação e a taxa de juros

Inflação, gráfico, c'redito: Pixabay

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou os juros para 12,75% ao ano, o maior nível desde fevereiro de 2017. Essa é a décima alta consecutiva aplicada pelo BC à taxa Selic desde o início do aumento da inflação, em março de 2021. A taxa chegou a ter o menor valor histórico de 2% em agosto de 2020 para impulsionar a economia e os reflexos negativos da pandemia. O aumento da taxa de juros é uma tentativa para frear a inflação, cuja taxa em 12 meses até março subiu para 11,30%, a maior desde outubro de 2003. Os preços tiveram uma nova alta após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, atingindo diretamente o valor do combustível e dos alimentos, porém na espiral dos aumentos consecutivos dos combustíveis e os impactos progressivos na cadeia produtiva tendem a manter a inflação em níveis elevados.

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos também elevou a taxa básica de juros para 1% ao ano. Este é o maior aumento em 22 anos, em meio à inflação recorde no país. Em março, a inflação chegou ao nível mais alto em 40 anos, de 8,5%, impulsionada pela guerra na Ucrânia. A tendência segue também em outros países como a Inglaterra cuja projeção da inflação para todo o ano de 2022 saiu de 5,75% e foi para 10,25%, fazendo o Banco da Inglaterra (BoE) elevar as taxas de juros para 1%. Mas por aqui o aumento da taxa de juros é mais amargo e tende a oprimir ainda mais a cambaleando economia doméstica.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Saindo do vermelho!

Consulte o CPF e negocie suas dívidas com até 99% de desconto. O Feirão do Serasa foi prorrogado até o dia 20 de dezembro, aproveite para consultar o seu CPF e verificar se há alguma dívida ativa em seu nome.

Promoção fake news!

Dicas para não fazer papel de bobo e comprar gato por lebre nas “promoções” de final de ano.

SOS Rodovias!

Porque investir nas rodovias federais de Santa Catarina também é uma questão de justiça distributiva. Exija mudanças! Participe do Movimento SC Não Pode Parar e do abaixo-assinado. Com a participação de todos podemos ir mais longe e por estradas mais segu

Na agenda

Eventos que acontecem nesse final de semana e movimentam a Capital.

Movimentando o Estado

Inauguração do maior espaço para a tecnologia do Estado, maiores do Sul, exemplo de ação, prêmio inédito e muito mais.

Opositores são terroristas?

Projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados permite ao governo enquadrar opositores como terroristas. O que isso significa para a democracia?

Pix Saque e Pix Troco

Pix Saque e Pix Troco, uma opção para sacar dinheiro além do caixa eletrônico e agência bancária. Entenda como funciona:

Festa da Virada!

Pelo menos 20 capitais brasileiras decidiram não fazer a festa de Réveillon neste ano devido à pandemia de Covid-19.

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Santa Catarina atrai gigante da tecnologia

Governo Estadual Assina Parceria Estratégica com TP Link, Líder Mundial em Roteadores O governador Jorginho Mello formalizou um protocolo de intenções entre o Governo do

Questionamento Ético

Notícias desta demana: Investimentos da JBS, Posse no Sebrae/SC, UFSC Blumenau, Réveillon de Florianópolis, Comcap em Ação e Indicadores Econômicos em Foco.