Portal Making Of

Binha e os classificados no Estadual

Reprodução

1 – Binha, foi um “craque” no Avaí, na avenida e na Praça XV

Vilmar da Cunha foi lateral direito do Avaí, com o apelido de Binha. Depois jogou no Figueirense, Paula Ramos e rodou pelo interior. Nasceu na Ilha em 1938, morreu aos 85 anos, sexta-feira dia 3 de fevereiro. Era gay e nunca se importou com o que os outros pensavam. Seus desejos e preferências sexuais nunca o impediram de ser um lateral que perseguia os ponteiros, na defesa do Avaí formada por Acácio; Binha, Nery, Deodado e Mirinho.

– Nasci no Morro da Nova Trento, no bairro São Luiz da Pedra Grande, no lado de cima da Praça Celso Ramos. Fui criado na Chácara da Espanha, na casa do doutor Eros Merlin. Fazia os “carretos” como buscar leite na Leiteria ou compras no Mercado Público. Nunca escondi minhas preferências: não gostava de meninas. Aprendi a jogar bola nos campos da Sul América, no Morro da Nova Trento e na Chácara do Stodieck, na subida do Morro da Cruz, ali que fazia minhas escolhas e me divertia.

Quando foi titular do Avaí: “Todos me respeitavam. Eu jogava bem, corria, marcava e ainda atacava, se não jogasse bem saía do time, não porque era gay. Quando jogava no interior as torcidas gritavam: veado… Não me importava, só não gostava de jogar em Tubarão, porque lá as mulheres batiam na gente de sobrinha. Apanhei muito”.

Foi enterrado no sábado, dia 4, o caixão tapado com as bandeiras do Avaí e da Escola de Samba Copa Lorde, foi carregado por amigos e familiares até a sepultura, no cemitério São Francisco de Assis, no Bairro do Itacorobi.

Na foto a seguir, está ao lado de Luciano Kowalski, presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, durante o desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha.

Binha nunca foi homenageado pelo Avaí…

Reprodução

 

2 – Classificados no Estadual

Falta uma rodada para terminar: Hercílio; Chapecoense; Avaí; Brusque e Criciúma estão classificados para as disputas das quartas de final. Falta apontar três outros clubes e Concórdia; Figueira; Barra, Joinville e Camboriú depende do último jogo da primeira fase: Concórdia x Joinville; Barra x Chapecoense; Camboriú x Hercílio e Brusque x Figueira. Estes jogos serão sábado, às 16h30.

Ah, Hercílio e Chapecoense disputam o direito de mandarem os segundo jogo das quartas, semifinais e jogos finais em seus estádios, prerrogativa dos clubes que tiverem mais pontos somados do que seus adversários que serão conhecidos em jogo duplo eliminatórios.

 

3 – O ônibus passou na frente de casa

Reprodução

Antes de enfrentar o Figueirense ontem, dia 5/3, os jogadores do Hercílio Luz fizeram um passeio turístico pelo norte da Ilha, passaram na frente da minha casa em um ônibus próprio do Hercílio Luz FC, coisa que Avaí e Figueirense, dito grandes – não possuem assim tão “estiloso”. Deem uma olhada na foto. O jogo terminou 1 a 1.

 

4 – Fórmula 1/ TV Globo

Reprodução

Plataforma Globo não fez referência a primeira prova do ano, mas a transmissão não ocorreu apenas pelos canais da Bandeirantes, mas também via “online” o que é impossível de bloquear a informação como tenta o sistema Globo, na tentativa da impedir a fuga da audiência no horário. No entanto as outras plataformas divulgam e comentam o campeonato brasileiro transmitido pela emissora.

Max Verstappen venceu e a surpresa nesta primeira corrida de 2023, realizada na cidade Sakhir, no Bahriem, foi o terceiro lugar de Fernando Alonso, derrotando as “Ferraris” de Leclerc e Carlos Sainz.

 

5 – Estrangeiro na  CBF

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ainda não definiu o novo treinador da seleção brasileira de futebol e disse que os nomes em estudos “estão sob contrato”. O que deixa claro que são estrangeiros, porque qualquer treinador atuando no Brasil, cotado ou convidado, aceitaria o convite na hora, estando ou não sob contrato!

 

6 – Convocação da seleção

Reprodução

Gostei da convocação do Ramon Menezes, treinador interino, para o amistoso contra Marrocos e, que não agradou os “santos” imediatistas e torcedores, incluir na relação de convocados nomes de “promessas” que estarão no mundial de 2026. Os reservas sempre deveriam ser cinco jogadores em formação, que iriam adquirindo experiência e corrigindo erros. O selecionador sabe quem serão os titulares: Ederson; Emerson, Militão, Marquinhos e Lodi; Casemiro, Paquetá e Rafael Veiga; Antony, Richarlison e Vinicius Júnior.

 

7 – Homenagem ao Rei do Empate

E história: morreu neste domingo, 5/3/23, aos 84 anos, Romualdo Arppi Filho, árbitro da final da Copa do Mundo de 1986, entre as seleções da Argentina e da Alemanha, que terminou por 3 a 2 a favor dos “gringos”. Romualdo adorava jogar cartas e era considerado o “rei dos empates”, apitava vestindo um casaquinho sobre a camiseta preta.

Reprodução

 

8 – Bráulio e Sergipe

Bráulio pega o vídeo de Arsenal 3 x 2 Bournemouth, realizado neste domingo, dia 5/03, veja que o árbitro deu seis minutos de acréscimo e o gol da vitória saiu aos 98,46, numa cobrança de escanteio. Na terra onde inventaram o futebol aprovam novas regras, a mais rica do planeta, a mais vista no mundo: pode.

No Brasil não pode, porque não sabem o que significa a palavra arbitragem e por isso me lembrei de Sergipe 1 x 1 Botafogo.

Reprodução

 

9 – Injúria racial e o guarda

Se o presidente do Sergipe tivesse chamado o árbitro Bráulio Machado de Negão ou criticado o seu penteado, dizendo que parecia uma “cachopa” de marimbondo, um delegado o prenderia sem direito a fiança. Bráulio Machado foi agredido com socos e ponta pés pode; ninguém foi preso.

A história do caçador preso pelo guarda florestal, sem direito a fiança, matando um tatu, mas se matasse o guarda seria processado em liberdade. Matar tatu não tem discussões, o guarda a gente “conversa”.

 

10 – Editorial – Salvem o Avaí…

Reprodução

Esperam que surja um mecenas desperdiçando dinheiro, contratando jogadores que agradem aos torcedores e transformando o time do Avaí superior a todos os outros “emergentes”, é o que entendi de uma nota publicada nas redes sociais, atingindo a gestão Júlio/Bruno e ao treinador Alex de Souza, chamando-o de aprendiz.

O treinador da seleção brasileira de 1970 era um aprendiz: Zagallo; o atual Ramon Menezes, também é; Dorival Júnior o foi no Figueirense, assim como Murici Ramalho. O trabalho de Alex é bonito na teoria e horrível na prática. Que conhecimento! Texto cheio de emoção de quem acha que tem mais experiência do que Alex Souza como jogador e treinador. E humildemente se declara: “Eu não erro, é raro isso acontecer.”

 

11 – “Carro Usado”

Robinho do Avaí é igual ao Marcelo contratado pelo Fluminense. Se ainda jogasse no mesmo nível, que acreditam que jogam os dois, não teriam sido “dispensados” pelo Coritiba e Real Madrid. Aos jogadores da geração de Marquinhos Santos, que o Avaí não renovou o contrato e você sabe por que ou “tenho que desenhar?”

 

12 – Balduino, meu amigo

Corrigindo uma nota da coluna sobre o jogo Retrô x Avaí, em Pernambuco: “Brito, o Avaí fez 1 a zero, sofreu o empate, o Retrô fez 2 a 1, o Avaí empatou, depois o Fernandinho fez o gol da vitória de 3 a 2.” 

FIM.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

O início bom, ruim e o time da igreja

1 – Fraquezas O Avaí especulou e perdeu do Operário da Ponta Grossa que marcou na “última volta do ponteiro”, quando os jogadores do Avaí perderam

Começou, Champions e agora vai

1 – Nossa Turma O Avaí começa nesta sexta-feira, à noite em Ponta Grossa, enfrentando o Operário o caminho na Série B em busca da promoção;

Nódoa, Categoria e Resultados

1 – “Brusque” não esteve na festa Da premiação dos melhores que participaram do Campeonato Estadual de 2024, ano do Centenário da FCF, que realizada na segunda-feira 8,

Não existe Glória sem Honra

1 – Honra e Glória A glória sem honra na vale nada. Porque a honra se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações e por características excepcionais. Faltou tudo

O início bom, ruim e o time da igreja

1 – Fraquezas O Avaí especulou e perdeu do Operário da Ponta Grossa que marcou na “última volta do ponteiro”, quando os jogadores do Avaí perderam

Começou, Champions e agora vai

1 – Nossa Turma O Avaí começa nesta sexta-feira, à noite em Ponta Grossa, enfrentando o Operário o caminho na Série B em busca da promoção;

Nódoa, Categoria e Resultados

1 – “Brusque” não esteve na festa Da premiação dos melhores que participaram do Campeonato Estadual de 2024, ano do Centenário da FCF, que realizada na segunda-feira 8,

Não existe Glória sem Honra

1 – Honra e Glória A glória sem honra na vale nada. Porque a honra se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações e por características excepcionais. Faltou tudo