O Bradesco fechou uma parceria com a Ambipar para o lançamento de uma nova funcionalidade no aplicativo do banco, que permitirá aos clientes entender como as rotinas do dia a dia impactam o meio ambiente e, voluntariamente, acessar a opção de neutralizar sua geração de carbono.
O cálculo é realizado considerando padrões de consumo de energia, meios de deslocamento e transporte, gás e internet ao longo de um mês. A metodologia utilizada tem o GHG Protocol como base, uma das principais ferramentas para a identificação e cálculo de emissões de gases de efeito estufa no mundo.
Ao final da jornada no aplicativo, o cliente consegue visualizar qual a sua “pegada de carbono”, ou seja, quanto CO2 está emitindo na atmosfera. Se desejar neutralizar as emissões, o simulador já calcula o valor equivalente à cota correspondente ao crédito de carbono. Os recursos serão destinados inicialmente a projetos de conservação de biomas brasileiros com selo REDD+, a principal certificação de projetos florestais e biodiversidade.
Os projetos atuais possuem capacidade de sequestrar da atmosfera mais de 3 milhões de toneladas de CO2, através da preservação de mais de 1.700.000 hectares de floresta nativa. Em termos de biodiversidade, são milhões de árvores preservadas e mais de 4.258 espécies do bioma (flora e fauna), além de contribuir com famílias da comunidade local, gerando valor para a floresta em pé.
A gestão dos créditos de carbono será feita pela Ambipar. O cliente receberá um certificado referente à baixa dos créditos adquiridos. Também poderá atestar a aposentadoria desses créditos na plataforma internacional de registro de créditos de carbono, a Verra.
O Bradesco e a Ambipar já neutralizam 100% das emissões de gases do efeito estufa decorrentes das atividades operacionais.