18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Bradesco quer ‘descarbonizar’ clientes

Últimas notícias
Bradesco quer ‘descarbonizar’ clientes
Pixabay

O Bradesco fechou uma parceria com a Ambipar para o lançamento de uma nova funcionalidade no aplicativo do banco, que permitirá aos clientes entender como as rotinas do dia a dia impactam o meio ambiente e, voluntariamente, acessar a opção de neutralizar sua geração de carbono.

O cálculo é realizado considerando padrões de consumo de energia, meios de deslocamento e transporte, gás e internet ao longo de um mês. A metodologia utilizada tem o GHG Protocol como base, uma das principais ferramentas para a identificação e cálculo de emissões de gases de efeito estufa no mundo.

Ao final da jornada no aplicativo, o cliente consegue visualizar qual a sua “pegada de carbono”, ou seja, quanto CO2 está emitindo na atmosfera. Se desejar neutralizar as emissões, o simulador já calcula o valor equivalente à cota correspondente ao crédito de carbono. Os recursos serão destinados inicialmente a projetos de conservação de biomas brasileiros com selo REDD+, a principal certificação de projetos florestais e biodiversidade.

Os projetos atuais possuem capacidade de sequestrar da atmosfera mais de 3 milhões de toneladas de CO2, através da preservação de mais de 1.700.000 hectares de floresta nativa. Em termos de biodiversidade, são milhões de árvores preservadas e mais de 4.258 espécies do bioma (flora e fauna), além de contribuir com famílias da comunidade local, gerando valor para a floresta em pé.

A gestão dos créditos de carbono será feita pela Ambipar. O cliente receberá um certificado referente à baixa dos créditos adquiridos. Também poderá atestar a aposentadoria desses créditos na plataforma internacional de registro de créditos de carbono, a Verra.

O Bradesco e a Ambipar já neutralizam 100% das emissões de gases do efeito estufa decorrentes das atividades operacionais.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }