Portal Making Of

Chegadas e partidas

[ad_1]

Chegadas e partidas

Penélope Cruz e Milena Smit em Madres Paralelas/ divulgação

Uma chegada: enfim, chega à Netflix, o mais recente filme de Pedro Almódovar, “Madres Paralelas”. Apesar do sucesso internacional, a película não foi tão bem recebida assim na Espanha. Não foi indicada como representante no Oscar e também saiu do Prêmio Goya de mãos abanando. Perguntei os motivos a uma jornalista espanhola que escreve sobre cinema em seu país e ela foi cirúrgica: ele não pode ganhar sempre. Ela ainda destacou que a protagonista do próximo filme dele, ninguém menos que Cate Blanchet, foi homenageada na cerimônia do Goya, como se isso já bastasse. Quem acompanha a coluna sabe que Almodóvar é meu diretor vivo favorito, então sou suspeita para opinar! Prontos para verem “Mães Paralelas” nesta sexta (18/02)? Depois conversamos mais.

Uma partida: é difícil separar a pessoa do cineasta, mas deixando a política de lado, é indiscutível que Arnaldo Jabor foi um grande diretor. Para mim, a melhor adaptação de Nelson Rodrigues para o cinema é dele: “Toda nudez era castigada”. Ele dirigiu também “Eu te amo”, “Eu sei que vou te amar”, “O casamento”, “Tudo bem”. Cheguei a conhecê-lo pessoalmente em uma edição do “Festival de Cinema de Gramado” – uma bela figura masculina, cercada de starlet e, mais tarde, dividimos rapidamente a mesma redação de TV. Nas últimas décadas, ele dedicou-se à crônica política e aí, nossas visões de mundo entraram em conflito. Por isso, saúdo o Jabor cineasta que partiu na última terça-feira (15), aos 81 anos, em conseqüência de um AVC.

_________________________________________________________________________

 

Filmes

Madres Paralelas  – direção: Pedro Almodóvar – 2021 – Netflix

As “mães paralelas” do filme são Janis e Ana que dividem o mesmo quarto de hospital à espera do parto. Ambas são mães solo, mas Janis, interpretada por Penélope Cruz, quis engravidar, enquanto a jovem Ana, não. A gravidez se deu de forma violenta e ela está assustada e inconformada. Duas mulheres diferentes que se encontram e dividem um momento que se transformará numa relação profunda. A jovem atriz Milena Smit, que interpreta Ana, é a nova sensação do cinema espanhol. Penélope concorre ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme.

 

Mais Almodóvar

Netflix: Maus Hábitos, Mulheres à beira de um ataque de nervos, Saltos Altos, O que eu fiz para merecer isso, Má Educação, A lei do desejo, Fale com Ela, Kika, A flor do meu segredo, Volver

Prime Vídeo: Tudo sobre minha mãe, Dor e Gloria, Mulheres à beira de um ataque de nervos, De salto alto, A flor do meu segredo, Carne Trêmula

Telecine: A voz humana

 

Toda nudez será castigada – direção: Arnaldo Jabor – 1972 – You Tube e Now

Adaptado da peça homônima de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada conta a história de Herculano, um viúvo católico e conservador que jura a seu filho Serginho jamais ter outra mulher. No entanto, ele é apresentado pelo irmão à Geni, uma prostituta por quem se apaixona. Eles se casam e tudo vira uma tragédia, com um final muito irônico. Há quem ache o filme “datado”, ou seja, já não funciona tão bem nos nossos dias. Mas, vale a pena ver, no mínimo, pela interpretação de Darlene Glória como Geni.

Toda nudez será castigada recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim e os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz, para Darlene Glória, e Menção Especial pela música de Astor Piazzola, no Festival de Cinema de Gramado, em 1973.

Mais Jabor

Canais do Now: A suprema felicidade, A opinião pública, Eu sei que vou te amar, Eu te amo, O casamento, Toda nudez será castigada, Tudo bem

***

Séries

Todos mentem – 1 temporada – HBO

Essa série espanhola não é nenhuma obra-prima, mas em tempos de vacas magras, vale espiar. Tudo começa com o vazamento de um vídeo de sexo, envolvendo uma professora e o assassinato de um jovem. Eu minto, tu mentes, ele mente… aos poucos vamos descobrindo que todos tem um segredo, não apenas a protagonista. Há apenas três episódios disponíveis, onde o principal nome do elenco é o do argentino Leonardo Sbaraglia, no papel do psiquiatra casado com a professora envolvida no escândalo. Tem algumas situações forçadas, mas como os episódios são semanais, então ainda não dá para avaliar na íntegra.

 

Maravilhosa Mrs. Maisel –  4ª temporada – Prime Vídeo

Finalmente, depois de uma espera de dois anos, chega a quarta temporada de uma das melhores séries atuais de humor. A má notícia é que os episódios estarão disponíveis semanalmente e não na íntegra como era até a última temporada. Bem, mesmo assim vale a pena descobrir o que a inquieta dona-de-casa e humorista de stand up, em plenos anos 50, vai aprontar agora. Na última temporada ela havia perdido o trabalho no show de um cantor famoso e também o apartamento onde morava. Com os novos ares dos anos 60 chegando, agora Midge quer ser  a atração principal de um espetáculo. Susy, a divertida agente de Midge, não sabe como isso será possível.

Obs.:  As outras três temporadas estão disponíveis.

_________________________________________________________________________

 

Breaking news

– A Academia fez suspense, mas finalmente divulgou quem vai apresentar a cerimônia do Oscar, dia 27 de março. Para agradar aos críticos da falta de diversidade nas premiações, escolheu três mulheres: Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall, duas humoristas e uma atriz.

– Mais uma mulher leva o prêmio principal de um grande festival. A catalã Carla Simón levou o Urso de Ouro pelo filme “Alcarrás”, no Festival de Cinema de Berlim. Que seja prenúncio da vitória de Jane Campion no Oscar, onde está indicada pela direção de “Ataque dos Cães” (Netflix).

– E teve brasileiro premiado em Berlim também: o Urso de Prata foi para o curta “Manhã de domingo”, de Bruno Oliveira.

– Grande notícia para os fãs de Peaky Blinders, como eu: a aguardada 6ª temporada da série estreia no dia 27 de fevereiro! Mas, calma, que é só no Reino Unido. A Netflix Brasil ainda não divulgou quando poderemos ver as novas aventuras da terrível família Shelby, mas não deve demorar.

_________________________________________________________________________

THE END

*Fotos: reprodução/divulgação

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: